quarta-feira, 23 de março de 2011

VIDA MODERNA: Saiba como o celular vai substituir seu cartão de crédito

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Este Post tem Apoio Cultural da West Pneus
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Os celulares são hoje em dia o centro da vida digital de muitas pessoas
Mais que simples telefones, eles reúnem as funções do MP3 player (ou radinho/ walkman, se você tem mais de 30 anos de idade), agenda, lista telefônica, câmera fotográfica e, até mesmo, do notebook e da televisão. Tudo isso no seu bolso, o tempo todo.

Agora, o próximo passo dos celulares é substituir outro objeto que provavelmente faz companhia para ele no seu bolso: a carteira. E não estamos falando de um futuro distante, conheçam a tecnologia NFC - sigla para Near Field Communication, que quer dizer Comunicação de Campo Próximo.

Se depender de gigantes como a Apple e o Google, o cartão de crédito pode estar com seus dias contados. Tudo por conta dessa tecnologia, que permite - entre outras coisas - realizar pagamentos simplesmente acenando com um celular na frente de um receptor adequado. De acordo com o New York Times, “é só uma questão de tempo até seu telefone celular engolir mais uma tecnologia: seu cartão de crédito”.

O post do NYT, assinado pelo jornalista Nick Bilton, autor do livro I Live in the Future & Here's How it Works (Eu vivo no futuro & é assim que ele funciona, em uma tradução livre), afirma que de acordo com fontes próximas a Apple, uma próxima versão do iPhone [não necessariamente a próxima] vai ter NFC, o que transformaria o smartphone ícone dos últimso anos em uma possível carteira digital.

Além disso, segundo o NYT, a função de crédito no novo iPhone estaria conectado aos dados do usuário no iTunes. Bilton também diz que o Google está trabalhando em funções de NFC para seu sistema operacional de celulares, o Android, assim como a Microsoft para sua plataforma Windows Phone. A recente parceria entre Microsoft e Nokia poderia ser um impulso para isso: a fabricante finlandesa também apóia o uso de NFC.

O interesse dessas empresas no mercado de pagamentos é óbvio: o potencial financeiro é na casa dos bilhões de dólares, e elas ficariam com parte disso - uma parte que, mesmo divida com empresas mais tradicionais do mercado financeiro como Visa e MasterCard [outros apoiadores do NFC], ainda poderia representar um aumento imenso de arrecadação para a indústria de tecnologia.

O NFC é uma tecnologia de comunicação wireless que permite dispositivos se comunicarem se estiverem bem perto um do outro. Ao contrário do Bluetooth, que é lento e complicado para configurar e usar, o NFC consegue estabelecer uma conexão em apenas 0.1 segundo e é compatível com tecnologias de criptografia modernas, para garantir a segurança na transação dos dados.

Estas características chamaram a atenção de bancos, empresas de comércio eletrônico, operadores de cartão de crédito e de telefonia móvel. Existem hoje dezenas de experiências sendo feitas em todo mundo para encontrar a melhor forma de usar o NFC em pagamentos e, é claro, lucrar com isso.

A implementação da tecnologia no celular parece ser a melhor alternativa até agora. O aparelho celular possui o poder de processamento e comunicação para se comunicar com a máquina que faz a cobrança, autenticar a transação e avisar o banco instantâneamente, via 3G. Tudo fica resolvido na hora, de forma segura e conveninente.

O exemplo da Nokia:
A Nokia já começou a implementar o NFC em alguns aparelhos, sem muito estardalhaço. Mas o impulso veio mesmo no último dia 15, quando Eric Schmidt - um dos sócios do Google - anunciou no WebSummit que a próxima versão do Android, codinome Gingerbread, suportará oficialmente a tecnologia.

Mais ainda, o Nexus S (sucessor do Nexus 1) já sai das lojas 100% compatível também. Isso já em Janeiro de 2011. De acordo com os boatos que circulam, a próxima versão do iPhone também trará suporte à tecnologia.

Quer dizer que a partir do ano que vem, boa parte dos telefones celulares fabricados já será compatível com NFC. Mas, e o suporte por parte dos bancos e lojas? Uma grande quantidade de start-ups já desenvolve produtos e serviços relacionados a pagamentos móveis e micropagamentos, dentro e fora do mundo virtual.

Para sobreviver à nova tecnologia, gigantes como Visa, Mastercard, Unibanco e U.S. Bank também já estão se adaptando ao novo uso. No Japão e Coréia do Sul, pagamentos feitos com uma tecnologia bem semelhante já estão se tornando comuns.

Infelizmente, no Brasil, as iniciativas de uso do NFC ainda são incipientes e mesmo quem sair correndo para comprar um celular compatível ano que vem ainda não vai ter onde usá-lo. Ainda assim, as possiblidades desta tecnologia são empolgantes. Mal dá para esperar o que os desenvolvedores irão fazer nos próximos meses!
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