quinta-feira, 23 de março de 2017

NOSSO TEMPO: Água, campanha do Greenpeace

ÁGUA PARA QUEM?

Este Post tem Apoio Cultural da Airbnd

 Viva lá.Reserve casas únicas e vivencie a cidade como um morador.

 Viva lá.Reserve casas únicas e vivencie a cidade como um morador.

Desde o rompimento da barragem de rejeitos de minérios que destruiu 700 km de sua bacia, temos promovido estudos e articulações pela recuperação do rio e daqueles que dependem dele, e pela defesa dos direitos dos atingidos. Leia mais

          Água, recurso fundamental à vida é um direito universal que deve ser preservado e não tratado como mercadoria.

          A água é um bem natural que está se tornando escasso. E essa escassez atinge os mais pobres e vulneráveis. Quase metade da população mundial viverá em áreas de estresse hídrico e 1,8 bilhão de pessoas sofrerá com escassez de água em 2025, segundo as Nações Unidas. Sem água limpa disponível não há saúde, desenvolvimento humano e econômico – muito menos paz.

         O Brasil, apesar de possuir a maior reserva de água doce do mundo, não está imune à seca. Em 2014 e 2015, 12 estados brasileiros vivenciaram a falta d’água.

         As mudanças do clima estão alterando o regime de chuvas, prolongando as estiagens e intensificando as tempestades, mas o desmatamento, a poluição e a ocupação irregular do solo são as causas imediatas da degradação de nascentes, rios e córregos, o que reduz a disponibilidade de água para as cidades e para as plantações.

A Campanha
O Greenpeace busca mobilizar a sociedade a cuidar da água desde a origem, começando por onde ela brota. Precisamos recuperar e conservar os mananciais para garantir a segurança hídrica no futuro. Eles são parte da adaptação necessária para enfrentarmos os eventos climáticos extremos que já nos atingem.

Áreas prioritárias de recuperação da bacia do rio Piracicaba para garantir a saúde do maior reservatório de água de São Paulo. Veja mais aqui.


"As informações e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai
Visite os Posts abaixo:

quarta-feira, 22 de março de 2017

EDUCAÇÃO: Educação para o Século XXI

Leia também:
_______________________________________________________________

No desafio da Singularity University, 
você repensa a educação no Brasil

  Baseada no uso de tecnologias exponenciais para superar desafios globais, a Singularity University (SU) acaba de anunciar a sua parceria em território brasileiro com a Universidade Positivo. A ideia é que a experiência da comunidade estrangeira com ações como os "Global Impact Challenges", desenvolvidos desde 2010 em diversos países ao redor do mundo, ajude a dupla a promover o “SingularityU Global Impact Challenge" no Brasil.
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM

 SDS FM
                 Ao todo, a Singularity University já promoveu 94 Challenges em 38 diferentes localidades e premiou 121 projetos, sempre incentivando inovações em área como energia, meio ambiente, alimentação, habitação, saúde, educação, segurança e tantas outras. Em terras tupiniquins, o tema selecionado para essa empreitada é “Educação para o Século XXI”; para ele, a organização pede projetos que atendam um ou mais dos três eixos escolhidos a dedo para essa edição do evento.

           São eles: Acesso à Educação (EAD com ou sem o uso de tecnologia); Educação para Habilidades Socioemocionais (criatividade, empatia, empreendedorismo etc.); Educação Baseada em Projeto (PBL, gamificada, transdisciplinar etc.) e Educação para o Meio Ambiente. O desafio está aberto para qualquer pessoa residindo no Brasil e recebe inscrições até o dia 21 de abril. Tanto o cadastro para o "SingularityU Brazil Global Impact Challenge" quanto mais detalhes a respeito da iniciativa podem ser encontrados no site oficial do projeto.

            De acordo com o comunicado divulgado pela SU, a lista com as peças finalistas será anunciada na última semana de abril, e o vencedor deve ser selecionado pouco tempo depois, em um evento público agendado para o próximo dia 3 de maio, em Curitiba. O ganhador do desafio vai ter a oportunidade de participar gratuitamente do Singularity University Global Solutions Program (GSP), enquanto os outros dois projetos finalistas serão premiados com convites para participar do Singularity University Summit, programado para acontecer no Rio de Janeiro em outubro deste ano.

Você é a mudança
           Além de todos os finalistas contarem com apoio da organização e de mentores para desenvolver seus projetos – em alguns casos na fase inicial e em outros na implementação da ideia –, a participação nesse Challenge é uma chance de exercitar a sua criatividade, a capacidade de resolver problemas e a vontade de fazer do mundo um lugar melhor. Vale lembrar que todos os trabalhos serão avaliados por um júri bem diversificado, composto por representantes da SU, da Universidade Positivo e da Mkt4Edu, além de nomes do empreendedorismo, da inovação e da comunidade de negócios nacional.

              “Trouxemos este desafio para o Brasil porque acreditamos que ele pode contribuir muito para a resolução dos desafios da educação nacional e ativamente promover um novo momento nesta área”, afirma Gustavo Gonçalves, CEO da Mkt4Edu. Paulo Cunha, presidente da área de Ensino do Grupo Positivo, por sua vez, crê que a ideia de “transformar pela educação” é essencial para propostas como essas e que esse tipo de desafio fornece as ferramentas certas para que as pessoas se sintam empoderadas e capazes de promover ideias inovadoras e com potencial de realmente impactar a sociedade.

                 E aí, acha que tem uma ideia bacana para promover melhorias nessa nova fase da educação no Brasil e no mundo? Não deixe de conferir a página do "SingularityU Brazil Global Impact Challenge" e mostre que a sua iniciativa vale muito para o futuro.

O que é a Singularity University?
Localizada em uma base de pesquisa da Nasa, a instituição capacita líderes com as mais modernas tecnologias para o enfrentamento de grandes problemas globais
A Singularity University é uma universidade como você nunca viu — ou imaginou que existisse — e que certamente faz jus ao seu nome (é singular!). Foi fundada em 2009 por Peter Diamandis, importante engenheiro e empreendedor norte-americano, e por Ray Kurzweil, inventor, um dos maiores gurus de inteligência artificial e diretor de engenharia do Google. Entre as empresas apoiadoras da instituição, estão o próprio Google, além de Nokia, Kauffman e Cisco.

A universidade oferece cursos de especialização, férias e workshops. À parte algumas particularidades (tempo de duração, enfoque e custo), todos os programas visam inspirar e capacitar os participantes para aproveitar o poder das tecnologias para melhorar a vida de bilhões de pessoas. O foco da instituição é transformar pessoas e organizações, munindo-as da habilidades e conhecimentos necessários para o enfrentamento de grandes dilemas globais.

Localização

A universidade fica dentro de uma base de pesquisa da Nasa, no Vale do Silício, o mais conhecido centro mundial de inovação na Califórnia, Estados Unidos (Building 20 S. Akron Rd. MS 20-1).
Compartilhar no WhatsApp