sábado, 26 de fevereiro de 2011

PESQUEIRO: Caminho das Águas Agita o seu Verão!!!

________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de IURISOM
_________________________________________________________________

NESTE DOMINGO ÁS 16:30 HS TEM PRÉ CARNAVAL 2011
UMA FESTA INCRÍVEL COM O MELHOR DO CARNAVAL.
VENHA PULAR MUITO COM A: BANDA DOCE VENENO
BANDA DOCE VENENO E O MELHOR DAS MARCHINHAS, AXÉ E UNIVERSITARIO.
PRÉ CARNAVAL 2011 NO PESQUEIRO CAMINHO DAS ÁGUAS, É NESSE DOMINGO NÃO PERCAM.
ROD. SP 215 KM 204 SENTIDO SÃO CARLOS A OBELISCO, PRÓXIMO Á DOURADO.

MULHERES NÃO PAGAM.

MENORES SÓ ENTRAM COM OS PAIS.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DA GALERA, BLOCOS E TURMAS.
Compartilhe e espalhe por aí:

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FOTO DO DIA: O vento leva

__________________________________________________________________________________
Este Post te apoio cultural de Placacentro MASISA FAZIO
_________________________________________________________________________________
Turbinas eólicas fornecem energia para moradores da 
ilha Samso, na Dinamarca
Força do vento: usina eólica fornece energia para ilha Samso, na Dinamarca

A fonte de energia a partir do vento e que não produz poluição está ganhando popularidade pelo mundo. O vento é gratuito e faz com que os custos operacionais sejam quase zero, uma vez que a turbina é erguida. O número de plantas de energia eólica está crescendo, embora haja a queixa de as turbinas são uma monstruosidade e que as pás podem trazer riscos a pássaros e morcegos.
Compartilhe e espalhe por aí:

MEIO AMBIENTE: Lixo extraordinário

___________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
_____________________________________________________________________________
Nossa problemática do lixo incorpora o contexto de descartabilidade de nossa sociedade
por *Dalberto Christofoletti

Tudo pode ser jogado fora: materiais, comida e até pessoas. Por isso há tanta dificuldade, por exemplo, de se manter os patrimônios históricos que contrariariam a lógica capitalista da rápida construção e desconstrução. 

O atual sistema de coleta de lixo simplifica agora para complicar mais adiante, ou seja, podemos jogar qualquer coisa no lixo quando, no modelo ideal, a sociedade seria cada vez mais responsável pela menor produção e separação do lixo, como ocorre no Japão. 

No caso japonês, existe até manual para os moradores. Na cidade de Yokohama há dez tipos de lixo. Para livrar-se de uma garrafa PET, por exemplo, é preciso lavar o interior, amassar e colocar em um saco plástico semitransparente antes de deixar para a coleta. Rótulo e tampinha ficam em um segundo saco, destinado a peças plásticas pequenas, assim a maior parte do lixo é destinada à reciclagem. 

Como no Brasil ainda não fazemos isso, nossos aterros estão superlotados, as prefeituras gastam cada vez mais com coleta e há imenso prejuízo no descarte de materiais com possibilidade de reciclagem. 

A boa notícia é a aprovação pelo Congresso em 2010 (depois de 21 anos de idas e vindas!) do Plano Nacional de Resíduos Sólidos – lei organizadora da deposição e reutilização do lixo. 

De acordo com a lei, estão proibidos os lixões (resíduos a céu aberto). As cidades devem enviar o lixo para aterros sanitários e só poderão ser depositados resíduos que não puderem ser reaproveitados ou compostados. Não será mais permitido catar lixo, morar ou criar animais nos aterros. As empresas devem criar a chamada logística reversa, ou seja, elas não são mais responsáveis pelo produto só até a venda. Devem cuidar do lixo originário de seus produtos, como pilhas e baterias. E um dos pontos mais polêmicos: a lei obriga as pessoas a separarem o lixo (inspiração no modelo japonês?). Os municípios terão até 2014 para se adaptarem às novas regras. 

Um documentário interessante sobre o lixo concorre ao Oscar. Ele se chama “Lixo extraordinário” e foi gravado no maior aterro sanitário do mundo, localizado no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). Lá trabalham três mil catadores, em sua maioria moradores de uma favela ao lado. No documentário, o artista Vik Muniz transforma também em artistas alguns dos catadores do aterro, numa bonita demonstração da possibilidade de encantamento ainda que na dura realidade do contato com o lixo. Existem cenas marcantes, como a da catadora que afirma estar com ódio por ser obrigada a trabalhar ali, e a de outra que recebe reclamações das pessoas do ônibus ao voltar fedida para casa. 

Um dia, quando resolvermos as questões técnicas do lixo e nossas graves desigualdades sociais, ficará no passado a poesia denúncia “O bicho”, de Manuel Bandeira: “Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/ Catando comida entre os detritos/ Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava:/ Engolia com voracidade./ O bicho não era um cão,/ Não era um gato, Não era um rato./ O bicho, meu Deus, era um homem”. 

(O autor é professor de Geografia/Geopolítica e coordenador de projetos socioambientais. 
E-mail: dalberto@vivax.com.br)
Compartilhe e espalhe por aí:

SEGURANÇA: Mais de150 pessoas compareceram em reunião sobre segurança


________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de IURISOM
_________________________________________________________________
População se interessa pelo tema e comparece
A grande maioria dos Vereadores esteve presente à reunião sobre Segurança Pública, realizada ontem (24). Presentes estavam: Mario Graminholli, Miguel Valencise, Antonio Roganti Junior, Tânia Ortiz, Evandro Roberto, João Casere e Antonio de Oliveira.
Ausentes os Vereadores: Luiz Fernando Stanganini e José Vergílio

Do lado do Executivo estiveram o Prefeito, o vice- João Fantim, o diretor de finanças Sami Awad Shibli e a secretária Maria Aparecida Romano.
Dificilmente uma reunião começa no horário marcado, por pura falta de público. Em Dourado foi diferente, o início foi pontual, às 19h30, como marcava o panfleto distribuído na cidade, pois o salão já apresentava um número considerável de participantes. Mais alguns minutos, novas cadeiras tiveram que ser colocadas, pois os 80 lugares iniciais foram insuficientes. A última contagem passava das 150 pessoas que deixaram o conforto de seus lares para ouvir, dialogar, questionar e até mesmo cobrar as autoridades presentes.
O Coronel Justus iniciou a reunião explicando a todos os números do efetivo do Estado de São Paulo, reconhecendo que há uma defasagem de policiais em todo o Estado. Disse também que em breve poderá contar com a formatura de alguns policiais que estarão à disposição para serem divididos em todas as áreas que estão sob o seu comando.

Coronel Justus tem dito em todas as reuniões onde participa que seu trabalho prioritário é o preventivo. Em Dourado não foi diferente, bateu na mesma tecla chamando a atenção de todos para que se utilizem do 190 em qualquer situação de suspeita.

A Atividade Delegada, a que coloca em serviço policiais militares que estão de folga, mereceu por parte do Coronel, uma minuciosa explicação. Em seguida, o prefeito de Dourado, foi questionado pelo Blog do Ronco, o que achava da Atividade Delegada e de uma possível formação de guarda municipal na cidade.

O prefeito de cara já descartou a possibilidade de formação de uma guarda municipal, pois para o chefe do Executivo, acarretaria em tempo de formação, os mesmos não poderiam portar armas e que na eventualidade de um guarda se machucar a complicação seria enorme.
Quanto à Atividade Delegada, deixou claro que é favorável, porém com ressalvas de que esse projeto está sendo estudado com o Departamento Jurídico, se é possível implantar essa atividade e, também, com o Financeiro para verificar a viabilidade econômica do projeto.
Fonte: Blog do Ronco, a quem parabenizamos pela iniciativa.

EM TEMPO: 
Comentando A Notícia:
O prefeito descartou de cara a criação da Guarda Municipal por que entre outros motivos "na eventualidade de um guarda se machucar a complicação seria enorme", como diria o saudoso Dr. Idio: "Prá ser um bom homem publico tem que se ter coragem", para ser um medíocre, é só consultar o jurídico.
Temos claro que consultar o famoso "Departamento Jurídico", para não fazer nada de ilegal, agora, sempre procurar o caminho mais fácil é fácil. Governo burocrata e sem coragem para ousar é o que não falta, infelizmente.
Luis Mario
Compartilhe e espalhe por aí:

CARNAVAL 2011: Falando de samba do Japão

_________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
 Assista na Psicológica TV,"Dois Pontos" com Cida Donato
Mitologia e Imaginário Cultural
___________________________________________________________________________________
Meu nome é Everson Ottani e moro em Hamamatsu 
(Shizuoka) há 11 anos
Japão / Everson Ottani
O mestre-sala Everson Ottani
"É sangue, é suor, religião! Misturas de raças num só coração. Um elo de amor à nossa bandeira... canta Estação Primeira!".

Assim Alcione abre uma das faixas do CD de 2009 das escolas de samba do Grupo Especial do Rio. Estes versos traduzem todo o carinho e a emoção de ver nossa cultura apresentada com muito respeito em várias partes do Japão. As escolas de samba são uma das poucas instituições que eu acredito, pois elas são deitas do povo para o povo.

Meu nome é Everson Ottani e moro em Hamamatsu (Shizuoka) há 11 anos. Quero agradecer a chance de poder escrever sobre o samba no Japão. Semanalmente estarei aqui falando um pouco sobre ele.

Nasci em São Carlos (SP) e, ao chegar no país, trabalhei em algumas fábricas. Faço arubaito em comércio de produtos brasileiros. Tento fazer amizade e intercâmbio com os japoneses. Quero muito aprender o idioma para aumentar essa troca. Assim, resolvi atraí-los através do samba.

Comecei a fazer aulas de dança de passista com a professora Magda. Aprendi os passos de malandro e mestre-sala. Fui vice-presidente de uma agremiação em Hamamatsu. Hoje, sou sambistas e mestre-sala do Império do Samba de Tóquio. Sempre tive vontade de conhecer o que era comissão de frente, alas, baianas, sambas-enredo, a história do samba e das escolas, e consegui!

Em 10 anos de samba fiz mais de 500 apresentações em shows, hotéis, teatros e desfiles. Queria mostrar o lado mais bonito do Brasil e unir nossa comunidade. Queria mostrar também alegria do nosso povo e a irreverência!

É com muito carinho e dedicação que apresentamos a cultura do nosso País em várias regiões do Japão.

Com a ajuda de um grande amigo portelense que vive em Tóquio, adquiri mais informações sobre as escolas de samba. Em 2005, realizei o meu sonho de desfilar no Rio de Janeiro pela Beija-Flor de Nilópolis e pelo Império Serrano. Lá, encontrei 20 japoneses de Kobe. E não era a primeira vez que estavam desfilando.

Assim, ingressei no mundo do samba que é arte e vida.

Tiramos o chapéu:
Semanalmente farei aqui uma homenagem a algo ou alguém que, honradamente ou carinhosamente, faz algo de melhor para nosso mundo.

Nesta estreia, tiramos o chapéu para todas as escolas de samba do Japão, que divulgam com alegria a maior expressão da cultura brasileira: o carnaval!

Neste vídeo temos um desfile em Shizuoka, província onde se concentra grande parte da comunidade brasileira no país.
Compartilhe e espalhe por aí:

VIDA MODERNA: Casa lotérica vai vender dólar

_______________________________________________________________________
Este Post tem o apoio cultural da Eduardos Brinquedos e Presentes
_________________________________________________________________
O Conselho Monetário Nacional (CMN) facilitou a vida de quem precisa fazer operações cambiais de baixo valor
Casas lotéricas, Correios e prestadores de serviços turísticos (como agências e hotéis) foram autorizados a fazer tanto remessas quanto compra e venda de moeda estrangeira – em espécie ou traveler cheques – num limite de até US$ 3 mil por operação. O objetivo da medida é ampliar a rede de atendimento à população e preparar o Brasil para grandes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que vão trazer um elevado número de turistas ao País.

A medida, segundo o Banco Central, tem o objetivo de garantir que a rede de atendimento de câmbio seja suficiente para a demanda de turistas que deve crescer, principalmente nos eventos esportivos. Mas o serviço também deve ser usado pelo turista brasileiro que pretende viajar ao exterior.

Lotéricas e Correios já estavam autorizados a atuar como correspondentes cambiais, mas só podiam fazer remessas. Já as agências de turismo e hotéis só podiam comprar e vender moeda. Em todos esses casos, as empresas têm de estar associadas a um banco. “Agora, todos poderão fazer os dois tipos de operação”, explicou o chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC), Sérgio Odilon dos Anjos.

A pessoa física interessada em comprar moeda estrangeira ou fazer remessas nas lotéricas, nos Correios e nas prestadoras de serviço devem apresentar no ato da operação o CPF e preencher um formulário.

Um exemplo desta operação: se um brasileiro que mora no exterior quer enviar dinheiro para uma pessoa no Brasil, a remessa pode ser sacada em uma dessas casas. O mesmo vale para uma pessoa que queira enviar dinheiro a alguém que esteja fora do País.

As casas lotéricas e agências dos Correios não são obrigados a oferecer os serviços de câmbio. A medida do governo significa apenas uma autorização para essas operações. A casa que tiver interesse em aderir tem que fazer um contrato com um banco, para ser um correspondente cambial, que é equivalente ao correspondente bancário, mas para transações com moeda estrangeira.
Compartilhe e espalhe por aí:

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SAÚDE: Drogão Super inicia distribuição gratuita de medicamentos pelo Farmácia Popular

__________________________________________________________________________________
Este Post te apoio cultural de Placacentro MASISA FAZIO
_________________________________________________________________________________
A rede de farmácias Drogão Super passou a oferecer, gratuitamente, desde a última segunda-feira, a pacientes hipertensos e diabéticos, medicamentos inseridos no programa Farmácia Popular do Governo Federal

“Sempre participamos do programa, porque acreditamos na necessidade de políticas públicas de saúde que tenham coerência, abrangência e resultados positivos. Agora, com a gratuidade, a população terá um novo estímulo para seguir com seus tratamentos médicos. Reforçamos os estoques em todas as nossas unidades”, disse Renato Garcia, diretor da rede Drogão Super.

A novidade foi anunciada, no início do mês, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pela presidente Dilma Rousseff. O Farmácia Popular beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Os dados são do Ministério da Saúde, que estima existirem 660 mil hipertensos e 300 mil diabéticos. A hipertensão arterial atinge perto de 33 milhões de brasileiros e 7,5 milhões de pessoas têm diabetes.

Os profissionais do Drogão Super receberam orientações e treinamento específicos para atender clientes do Farmácia Popular. Para retirar os medicamentos é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica, seja da rede pública de saúde ou particular. Em 2011, o orçamento do Farmácia Popular é de R$ 470 milhões. Pelo programa, a população tem acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças – asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma – além de fraldas geriátricas.
Compartilhe e espalhe por aí

CINEMA: Indicados ao Oscar ganharão um Xoom dourado

_________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
Assista na Psicológica TV,"Dois Pontos" com Cida Donato
Mitologia e Imaginário Cultural
___________________________________________________________________________________
A Motorola vai dar a todos os indicados ao Oscar de 2011 o seu novo tablet. Mais do que isso, será uma versão exclusiva do Xoom que vai ser entregue aos participantes
Ela vai ser dourada e limitada ao número de indicados.
Em nota, a companhia disse que "um grupo exclusivo de estrelas vai receber uma edição limitada dourada do Xoom em um envelope de couro. Neste ano, os apresentadores e principais indicados serão os primeiros a ver seus vídeos favoritos, jogar games, ler livros e navegar na web na tela HD do Xoom".

Para a Motorola, essa será uma boa ação de marketing, já que o Xoom começará a ser vendido nos Estados Unidos essa semana. No varejo ele vai custar US$800, mas com a operadora Verizon ele poderá ser encontrado por US$600.

Compartilhe e espalhe por aí:

TECNOLOGIA: Brasil está construindo foguete a etanol

________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de IURISOM
_________________________________________________________________
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) está coordenando a construção de um foguete brasileiro alimentado por propelente líquido - mais especificamente, por etanol
Um dos reservatórios do motor foguete, destinado a armazenar o etanol.
O projeto está na etapa de construção do sistema de alimentação do motor foguete, cuja principal função é fornecer ao motor foguete a propelente líquido nas pressões e vazões necessárias para o correto funcionamento do motor.

O sistema de alimentação será um dos componentes do primeiro foguete brasileiro funcionando exclusivamente com propelente líquido, o VS-15.

O VS-15 possibilitará a realização de ensaios em voo do motor foguete a etanol, verificando se o motor corresponde às características de projeto.

Alimentação do motor foguete:
O sistema é composto por dois reservatórios de propelentes, um de etanol e outro de oxigênio líquido, e um reservatório de gás pressurizante, todos fabricados em fibra de carbono, para redução da massa total.

Diversas válvulas fazem o controle do fornecimento do etanol e do oxigênio ao motor, além do abastecimento prévio dos reservatórios A pressão dos fluidos nos reservatórios é mantida por reguladores de pressão especiais.

O sistema de alimentação já passou pela revisão de requisitos de sistema e pela revisão preliminar de projeto.

O projeto está agora em fase de fabricação dos modelos de engenharia dos reservatórios e dos reguladores de pressão e aquisição dos componentes, com a finalidade de montagem de um modelo de engenharia do sistema completo para realização dos primeiros ensaios funcionais a frio.
Compartilhe e espalhe por aí:

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: Como funcionam os cupins

Os cupins são insetos que aparecem mais em ambientes tropicais, embora possam viver quase em qualquer lugar desde que o solo não congele no inverno. Embora várias pessoas achem os cupins parecidos com formigas, eles estão mais próximos das baratas 

Todas as espécies de cupins vivem em sociedade, e as colônias se dividem em grupos ou castas. Os membros de cada casta têm funções e características físicas diferentes:

os reprodutores põem ovos. A maioria das colônias tem um par de reprodutores principais: o rei e a rainha. Em algumas espécies, há reprodutores secundários e terciários que ajudam nessa função. O rei e a rainha são os únicos que têm olhos. Os outros cupins são cegos e se orientam pelo olfato e pelas trilhas úmidas. Os reis e rainhas costumam ser mais escuros do que o resto dos cupins na colônia;
já os soldados defendem o ninho dos invasores, normalmente formigas e cupins de outras colônias. Na maioria das espécies, os soldados possuem cabeças grandes e mandíbulas fortes, parecidas com pinças. As cabeças dos soldados costumam ser mais escuras do que seus corpos. Algumas espécies são capazes de criar uma substância tóxica ou grudenta em suas cabeças, e a utilizam para matar ou subjugar os invasores;
os operários têm uma cor de leite ou creme. Suas mandíbulas são menores e com dentes serrilhados, que permitem que eles mordam pequenos pedaços de madeira e carreguem materiais de construção. Como o nome sugere, são eles que fazem a maior parte do trabalho na colônia, sendo responsáveis por cavar túneis, coletar alimentos e cuidar dos mais jovens. Além disso, eles também alimentam o rei, a rainha e os soldados, que não conseguem se alimentar sozinhos. Tanto os operários quanto os soldados são estéreis.
O alimento dos cupins vem da celulose. A celulose é um polímero, um composto formado por várias moléculas idênticas. A celulose é um composto duro e resistente encontrado nas plantas, sendo ela que dá às árvores e arbustos sua estrutura. As moléculas que compõem a celulose são de glicose, chegando a até 3 mil delas. Ou seja, a celulose é feita de açúcar.

Diferentemente dos açúcares glicose, sucrose e lactose, contudo, as pessoas não são capazes de digerir a celulose. O sistema digestivo humano utiliza proteínas especiais chamadas de enzimas (em inglês) para quebrar os polímeros de açúcar em glicose, utilizando-a como fonte de energia. Por exemplo, a enzima sucrase decompõe a sucrose, e a lactase quebra a lactose. Nossos corpos, porém, não produzem celulase, a enzima que decompõe a celulose.

Os cupins, no entanto, também não produzem a celulase. Em vez disso, dependem de microorganismos que vivem em uma parte de seu sistema digestivo chamada de intestino posterior. Esses organismos incluem as bactérias e os protozoários. Eles mantêm uma relação simbióticacom os cupins, já que nem os cupins nem os microorganismos conseguiriam viver um sem o outro.

Os tipos de organismos encontrados no intestino posterior ajudam a dividir os cupins em duas categorias. Os cupins superiores possuem somente bactérias, sem a presença de protozoários, ao passo que os cupins inferiores possuem tanto bactérias quanto protozoários. Também é possível classificar os cupins usando suas habitações. Os subterrâneos constroem grandes ninhos no subsolo, ao passo que vários cupins primitivos formam colônias na própria madeira que consomem.

Uma colônia de cupins basicamente é uma família com inúmeras gerações. Na próxima página, vamos observar o ciclo reprodutivo dos cupins e como esse ciclo permite que eles formem grandes colônias.

Sexo e gênero dos cupins
Na maioria das espécies, o rei e a rainha são monógamos. Embora a rainha possa armazenar esperma em seu corpo, ela continua a copular com o rei periodicamente. Diferentemente do que acontece com as espécies sociais de abelhas (em inglês), soldados e operários podem ser machos ou fêmeas.


Prevenção de cupins:
Várias pessoas vêem os cupins como os agressivos destruidores de lares e propriedades, mas cerca de 90% das espécies de cupins são benéficas. Eles consomem, digerem e utilizam vegetação morta ou próxima da morte. Algumas espécies também se alimentam dos excrementos de herbívoros, que podem conter celulose não digerida. Em alguns locais, os cupins são o fator mais importante na decomposição da celulose, e sem eles as árvores mortas e dejetos de herbívoros não se decomporiam normalmente, amontoando-se aos poucos e dificultando a migração e busca por alimento de outros animais.

Cupins comem madeira morta. Sem eles, árvores e arbustos mortos não se decomporiam normalmente.
Várias casas e outras estruturas construídas pelo homem servem como alimento de cupins por serem feitas de madeira. Os cupins não conseguem ver a diferença entre o interior de uma árvore morta e as paredes da casa de uma pessoa. Em algumas partes do mundo, os ataques de cupins às casas são tão comuns que as pessoas se adaptaram, construindo seus lares sobre vigas revestidas com materiais anticupim, como pedaços de metal e outros tipos de proteção.

Detecção de cupins:
Tratamentos e bons métodos de construção não conseguem impedir uma infestação por completo. Os proprietários de imóveis em áreas com grande incidência de cupins têm de ficar atentos em busca de sinais desses insetos. Normalmente, o primeiro sinal de infestação é o surgimento de um enxame. Se encontrar alados dentro de sua casa, eles provavelmente entraram pelas paredes, o que faz disso um sinal certo de que há cupins em sua casa. Caso o enxame esteja do lado de fora, especialmente se estiver vindo de um pedaço de tronco ou árvore, a infestação, contudo, pode não ter chegado a sua casa ainda. Os alados podem ser bem parecidos com formigas. Veja como diferenciá-los:
formigas têm cintura fina. Cupins, não;
as asas anteriores das formigas são bem mais longas do que as posteriores. As asas de cupins têm o mesmo tamanho e podem repousar sobre toda a extensão de seu corpo;
as antenas das formigas são tortas. As antenas dos cupins não se dobram e parecem uma corrente de pérolas bem fina

Felizmente, há muito que pode ser feito para prevenir uma infestação de cupins. O processo começa antes mesmo de o construtor iniciar a obra. Empresas profissionais de controle de pestes podem tratar o solo da obra com uma substância que mata ou repele os cupins. Esse tratamento geralmente oferece proteção contra cupins por um período de pelo menos cinco anos. Outra alternativa é construir a casa de maneira que impeça a entrada dos cupins, um processo que basicamente envolve certificar-se de que a madeira não entre em contato com o solo. Técnicas adicionais incluem a colocação de uma barreira de umidade sob os porões para ajudar a manter a área seca e remover o solo sob as varandas. Uma inspeção da existência de cupins geralmente está no processo de aquisição de uma casa, que reduz a probabilidade de comprar uma casa já infestada.

Essas ações, porém, não garantem que uma casa nunca vá ter uma infestação; por isso, a seguir, vamos ver como detectar a presença de cupins.

Aqui vão outros sinais comuns de infestação de cupins em casas:
Asas: os alados perdem suas asas logo após o enxame. Quando os alados estão dentro de casa, normalmente perdem as asas sobre peitoris de janelas ou perto de lâmpadas.
Madeira em decomposição: os danos causados por cupins geralmente seguem a granulação da madeira e eles também revestem a madeira danificada com solo. Danos causados por outras fontes, como água ou fungos, não seguem esse padrão.
Tubos de abrigo: os cupins escavam tubos em blocos de construção, concreto, tijolos e outras superfícies para chegar até a madeira. Às vezes, se abrir os tubos, verá operários vivos lá dentro.
O estrago causado pelos cupins acontece de dentro para fora, e por isso pode ser difícil detectar uma infestação. Caso a madeira em sua casa soe oca quando você bate nela com um martelo, pode haver cupins lá dentro. Outra alternativa é usar uma chave de fenda ou furador de gelo para sondar qualquer lugar em que acredite haver cupins. Esse método revela se há madeira danificada e até se os próprios cupins estão no local.

Tratar uma infestação de cupins requer um exterminador profissional. 

Cupins e exterminadores:
Se descobrir uma infestação de pulgas ou baratas em sua casa, normalmente é possível cuidar delas com produtos normais comprados em um mercado. O mesmo, contudo, não é verdade no caso dos cupins. Embora alguns dos produtos químicos que matam pulgas e baratas também matem cupins, aplicá-los no caso de uma infestação de cupins requer ferramentas especiais e treinamento.

Quando um exterminador vem a sua casa, ele primeiro vai verificar se os cupins são mesmo os culpados. Outros insetos, incluindo abelhas carpinteiras e algumas espécies de formigas, também podem causar estragos em casas de madeira. Algumas pessoas até mesmo confundem danos causados por água com os causados pelos cupins. Um exterminador utiliza ferramentas como longas sondas, sensores de calor, sensores de som, câmeras infravermelhas, martelos e brocas para procurar os danos causados por cupins.
Cupins podem devorar a madeira de uma casa,mas costumam levar anos para fazer isso
Se o exterminador encontrar sinais conclusivos de cupins, pode utilizar um destes três tratamentos:
Iscas são madeira, papelão ou outros produtos com celulose embebidos em um pesticida. Os cupins comem as iscas e levam as partículas de volta aos ninhos, envenenando o resto da colônia;
os repelentes desencorajam os cupins de entrar em uma área específica, ajudando a evitar que os cupins colonizem um novo ponto em sua casa;
já os cupincidas matam os cupins. Algumas vezes, os exterminadores têm de bombear centenas de litros de cupincida nos ninhos para tratar a infestação. Outra tática envolve a aplicação de um inseticida em toda volta da sua casa e em todos os possíveis pontos de entrada de cupins. Isso evita que eles entrem, e os que já estão lá dentro costumam morrer de desidratação.

Felizmente, leva anos para que os cupins consigam causar danos significativos a uma casa. Por isso, se descobrir uma infestação em sua propriedade, ainda terá tempo de obter opiniões de vários exterminadores. Antes de tomar uma decisão final, descubra que tipo de garantia o exterminador oferece e se você terá de pagar por outros tratamentos caso os cupins reapareçam. Nos EUA, também é possível entrar em contato com um escritório local do Ministério de Agricultura para aprender como são as leis que regulam o controle de cupins. Assim, a pessoa tem a certeza de que o exterminador selecionado é licenciado e qualificado.
Compartilhe e espalhe por aí:
Compartilhar no WhatsApp