sábado, 6 de abril de 2013

NOSSO TEMPO: Alunos da USP que ficaram nus vão prestar 30h de serviços comunitários

Três estudantes de São Carlos responderiam 
pelo crime de ato obsceno.
Eles hostilizaram feministas durante protesto 
contra um desfile em fevereiro
Os universitários da USP de São Carlos (SP) que ficaram pelados e hostilizaram cerca de 40 integrantes de um grupo feminista que protestava contra a realização de um desfile de calouras, conhecido como “Miss Bixete”, em uma festa dentro do campus, em fevereiro, fizeram um acordo com o Ministério Público e deverão prestar 30 horas de serviços comunitários para evitar um processo criminal.

A audiência com os dois estudantes que ficaram pelados e outro que simulou sexo com uma boneca inflável ocorreu na quarta-feira (3). Segundo o promotor Marcelo Mizuno, que acompanha o caso, os universitários aceitaram cumprir pena por ato obsceno com a prestação de serviços à comunidade. “Eles serão encaminhados a Central de Penas e Medidas Alternativas, que definirá o tipo de trabalho que deverão fazer, mas deve envolver trabalho em entidades filantrópicas ou hospitais”, disse o promotor.

Segundo Mizuno, se as 30 horas de serviços forem cumpridas os jovens deixarão de ser processados criminalmente e não terão registro de passagem criminal pelo ocorrido. “Isso é possível devido a uma lei que define crimes como os de ato obsceno com menor potencial ofensivo, por ter pena menor de dois anos, então são beneficiados pela possibilidade de um acordo com o Ministério Público”, explicou.

A USP também investiga o caso através de um processo administrativo aberto em março. A universidade tem até 60 dias para concluir processo administrativo que pode resultar até na expulsão dos envolvidos.
Feminista protesta contra o 'Miss Bixete' na USPde São Carlos (Foto: Divulgação/Frente Feminista)
Entenda o caso
Cerca de 40 integrantes da Frente Feminista de São Carlos, que protestava contra a realização de um desfile de calouras, conhecido como “Miss Bixete”, dentro do campus da USP de São Carlos, foram hostilizadas por vários veteranos.

Segundo as feministas, o concurso de beleza realizado no dia 26 de fevereiro é machista, submete as estudantes a constrangimentos e muitas são pressionadas pelos veteranos para participar.

Irritados com a manifestação contra o evento, veteranos decidiram ofender os participantes, sendo que dois ficaram pelados e um simulou sexo com uma boneca inflável. "Tiraram sarro, xingaram, ficaram cantando as meninas que estavam no protesto, tentavam passar a mão e até jogaram bombinhas e cerveja na gente”, afirmou uma feminista em entrevista ao G1 no dia 1º de março.

O universitário Rafael Campanari, um dos organizadores do 'Miss Bixete' condenou a atitude dos estudantes que ficaram pelados, mas defendeu o evento. "Ninguém é forçada a participar, as garotas que sobem no palco e desfilam estão lá porque querem, gostam de ouvir assovios e ser aplaudidas", disse em entrevista no dia 2 de maio.

Disque-trote
Os calouros das universidades da região de São Carlos (SP) podem denunciar casos de abuso durante trotes universitários. O telefone da USP para relatar qualquer irregularidade é telefone é (16) 3373-9100. O número para denunciar trotes na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é (16) 3306 6571.
Estudante simulou sexo com boneca inflável para ofender integrantes (Foto: Divulgação/Frente Feminista)
Postado orinalmente por G1

EDUCAÇÃO: Rede municipal do Rio alfabetiza 90% dos alunos no 1º ano, diz avaliação


Índice de matemática foi 90,5% e 76,7% em escrita, segundo avaliação.
No entanto, rede municipal ainda tem
7 mil analfabetos funcionais.
por Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo
Dados do Alfabetiza Rio, avaliação da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, mostram que 90,5% dos alunos que concluíram o primeiro ano do ensino fundamental no ano passado nas escolas municipais, passaram para o segundo ano com índice de 90,5% de alfabetização em matemática e 90% em leitura.

Foram incluídos neste montante os estudantes que tiveram desempenho intermediário, proficiente e avançado nas provas aplicadas nos dias 17 e 18 de novembro de 2011. É o terceiro ano consecutivo que o teste é realizado. Em 2011, os indicadores foram 81,7% (matemática) e 83,8% (leitura). Os resultados foram divulgados neste sábado (6) pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro.

No total, foram avaliadas cerca de 40 mil alunos que estavam no final do primeiro ano matriculados em 118 escolas da cidade do Rio de Janeiro. As provas foram aplicadas e os resultados tabulados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais.
"Claro que 90% de alfabetização é um índice fantástico, mas temos de prestar atenção nos 10% restantes. Nenhuma criança deve ficar para trás e temos de garantir que ele esteja alfabetizada no segundo ano. Ainda temos muito trabalho pela frente", diz a secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin.

A secretária atribui o resultado ao trabalho de fortificação da alfabetização que foi feito após a Prefeitura identificar que possuía na rede municipal 28.000 alunos analfabetos funcionais (o equivalente a 13,6% do total), matriculados nos 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental, em março de 2009. O analfabeto funcional sabe desenhar as letras, conhece seu som, pode até ler, mas não sabe o que está lendo.

"Se tornou muito claro que tínhamos de melhorar a alfabetização inicial. Nossa rede vai alfabetizar a criança aos 6 anos, se você deixar para mais tarde, porque os pais não têm livro em casa, não leem jornal, o 'apartheid educacional' só vai fazer crescer. Alfabetizar nesta idade é muito mais fácil", diz Cláudia.

A partir de 2009, a secretaria capacitou 3.000 professores, criou o próprio livro de alfabetização e passou a fazer provas bimestrais. Outra mudança foi o fim da aprovação continuada, quando o estudante muda de série, mesmo sem ter desempenho suficiente. Atualmente no Rio de Janeiro, as crianças são aprovadas automaticamente do primeiro para o segundo ano, conforme recomendação do Conselho Nacional da Educação, mas podem ser retidas a partir do terceiro ano do ensino fundamental.

Apesar do cenário positivo, a rede municipal do Rio de Janeiro ainda não zerou o índice de analfabetos funcionais. Segundo a secretária, neste ano foram identificadas 7.200 (4,13% do total) crianças neste perfil matriculadas entre o 4º e 6º anos. "A cada ano fazemos uma medição. Assim como São Paulo recebemos muitas crianças de outras redes, então é um número difícil de zerar."

Professores e escolas madrinhas
O Alfabetiza Rio ainda revelou onde estão as melhores educadoras da rede municipal, ou seja, as professoras responsáveis pelas turmas com o desempenho mais alto (confira nomes abaixo).

Segundo Cláudia Costin, a Prefeitura vai acompanhar aulas, gravar depoimentos com estas educadoras e usar como material de treinamento para as outras escolas. "Temos 1.600 turmas, se os alunos desses professores tiveram as melhores notas temos de entender o que eles tiveram de especial."

As escolas que tiveram os piores desempenhos serão 'apadrinhadas' pelas que tiveram boas notas. O objetivo, de acordo com a secretária, é que ambas troquem ideias para elaborar um plano de melhoria para a escola com pior desempenho.
Postado originalmente por G1

sexta-feira, 5 de abril de 2013

EDUCAÇÃO: Nova lei obriga os pais a matricular criança de 4 anos na pré-escola

Antes matrícula era obrigatória a partir dos 6 anos. 
Estados e municípios têm até 2016 
para garantir oferta de vagas
O governo federal publicou nesta sexta-feira (5), no “Diário Oficial da União”, a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Como novidade, o texto muda o artigo 6º tornando "dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade". A matrícula dessas crianças pequenas deve ser feita na pré-escola. Estados e municípios têm até 2016 para garantir a oferta a todas as crianças a partir dessa idade.

Segundo o Ministério da Educação, a lei publicada nesta sexta-feira é uma “atualização” da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, reunindo as emendas realizadas desde então.

A versão anterior dizia que esta obrigatoriedade era a partir dos 6 anos. Mas, em 2009, uma emenda constitucional tornou obrigatório ao governo oferecer educação básica e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Foi preciso então "incorporar" na lei o dever dos pais de matricular os filhos de 4 e 5 anos.

A nova lei "abraça" a educação infantil e estabelece as suas regras. Segundo o documento, a educação básica será dividida entre pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. O currículo da educação infantil deverá ter uma base nacional comum que respeita as diversidades culturais de cada região. Isto já valia para o ensino fundamental e o ensino médio.

Acompanhamento, frequência e registro
O professor deverá fazer um registro do acompanhamento do desenvolvimento de cada criança. As crianças de 4 e 5 anos terão "avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental". Além disso, na pré-escola as crianças devem ter carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.

O atendimento à criança deve ser de, no mínimo, 4 horas diárias para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral. E a pré-escola deve fazer um controle de frequência destas crianças, exigida a frequência mínima de 60% do total de horas.

Outra novidade no texto foi a inclusão de "consideração com a diversidade étnico-racial" entre as bases nas quais o ensino será baseado.

Educação especial
A alteração na lei torna mais específica ainda a educação para crianças e jovens com deficiência ou os chamados "superdotados". O texto anterior falava em "educandos com necessidades especiais". Agora, a redação diz "atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino". 

Em outro artigo, fica garantido que "o poder público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial."

Segundo o Ministério da Educação, entre 2005 e 2011, abriu 37.800 dessas salas, usadas para atividades individualizadas com os alunos especiais em horários além dos que eles passam na sala de aula comum, abrangendo 90% dos municípios do país. A pasta diz que espera contemplar 42 mil escolas com esse recurso até 2014.

NOSSA CIDADE: Locomotiva esta na Praça dos Ferroviarios

Nada mais justo com os ferroviarios da Douradense 
que ter a Locomotiva n° 01 em sua Praça










 Para mais fotos acesse o Picasa do Blog do Ronco: https://picasaweb.google.com/108217350990292477374/MariaFumaca5413?authkey=Gv1sRgCIve1beAuLqARQ



NOSSA CIDADE: O prefeito Juninho Rogante esta participando do 57º Congresso Estadual de Municípios

O prefeito ainda se encontra na baixada santista e deve retornar a Dourado no sábado, após encerramento oficial do encontro
Promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), está sendo realizado em Santos, na Baixada Santista, até o próximo sábado. Prefeitos de várias regiões do Estado aproveitam o encontro para trocar experiências, informações, articulações e análise dos assuntos atuais.
A programação já contou com a participação do governador Geraldo Alckmin e do senador Aécio Neves (PSDB-MG). O senador mineiro falou sobre a descentralização do gasto público como forma de conter o desperdício de recursos.
O Prefeito Juninho Rogante e o Senador Aécio Neves
Já o governador paulista anunciou uma série de medidas de apoio às prefeituras, entre elas, o projeto de lei que cria o Fundo de Desenvolvimento Regional, que vai estimular a abertura de empresas em cidades com menor capacidade de atração de investimentos privados. O projeto foi assinado durante o evento e será encaminhado à Assembleia Legislativa.
Juninho Rogante e o Governado Geraldo Alckmin 
Juninho está animado com o resultado da reunião com o presidente do CDHU, Antônio Carlos do Amaral Filho e com o secretario estadual de habitação, Silvio França Torres, que sinalizaram com a possibilidade de construção de casas populares na cidade incluindo a aquisição da área que hoje a prefeitura não possui.
Juninho Rogante com o Secretario de Habitação Silvio Torres
O prefeito esteve também com o ministro da educação Aloizio Mercadante e o secretario estadual da educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, que defenderam em plenária a capacitação tecnológica de professores, pois segundo o ministro “vivemos uma era de alunos digitais e professores analógicos”.
Juninho e o Secretario Estadual da Educação Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Acompanhado do deputado federal Ricardo Izar, Juninho foi recebido no stand do Banco do Brasil, onde discutiram a demanda da cidade por uma agência da instituição.  O prefeito ainda se encontra na baixada santista e deve retornar a Dourado no sábado, após encerramento oficial do encontro.
O Prefeito Juninho Rogante e o deputado federal Ricardo Izar

Prefeito Juninho Rogante e o Ministro da Educação

quinta-feira, 4 de abril de 2013

NOSSA CIDADE: Encontro de Prefeitos

O Prefeito Juninho Rogante no 
Encontro de Prefeitos em Santos e 
População aprova início de gestão do 
prefeito Juninho Rogante
Juninho Rogante e o Governado Geraldo Alckmin 
A população de Dourado de maneira geral está aprovando o início de gestão do Prefeito Juninho Rogante. Os comentários são positivos e dessa forma, acaba por incentivar o chefe do Executivo a continuar trabalhando em prol da cidade. Ontem, quarta(3), Juninho Rogante esteve com assessores na Casa do Fazendeiro, local onde boa parte do meu tempo é dedicada à redação do Blog do Ronco.

Foi uma visita de cortesia e de oporutunidade para uma conversa bem informal. Estiveram além do prefeito, José Antonio de Rosa, Diretor do Departamento de Esporte, Turismo e Cultura e Vicente Ditorro Junior, diretor do Departamento de Obras e Serviços.

Rogante se mostra empolgado e animado, apesar das dificuldades que encontrou ao assumir a chefia do município. Algumas ações em início de mandato estão dando ao prefeito o rótulo de bom gestor. Rogante praticamente trocou todos os cargos de confiança. Sua equipe se mostra sintonizada com a voz de comando do prefeito.

Na área da Saúde, Emilia Ferrari, Diretora do Departamento de Saúde, está fazendo o que muitos esperavam. Organizando atendimento médico sem a necessidade de filas que acabavam em mal atendimento aos pacientes. Hoje é possível agendar uma consulta. Novos médicos foram contratados pelo município, como é o caso do experiênte e excelente profissional, Marcos Baldavira Ferreira. Não há reclamações de falta de remédios por parte dos que necessitam de remédios de uso contínuo. 

Em seu primeiro pronunciamento como chefe do Executivo, Juninho Rogante abriu seu discurso dizendo que a saúde seria prioridade de seu governo. O tempo poderá dizer se continuará com essa meta, por enquanto está cumprindo o prometido.

Dentro de mais uma semana, trabalhadores rurais estarão recebendo a primeira alimentação do dia, em local apropriado. O município irá oferecer, café, leite, chocolate, pão e manteiga, pelas primeiras horas da manhã. Com isso, Rogante quer ter a certeza que o trabalhador irá para a lavoura recebendo um café reforçado. A licitação já foi concluída, apenas aguarda a chegada de canecas que foram encomendadas.

Na Educação, as escolas receberam lousas digitais. Com esse novo assessório, os alunos poderão interagir com a classe, ajudando no aprendizado. Na páscoa, o próprio prefeito foi quem distribuiu os ovos de chocolate aos alunos.

Um estudo está sendo realizado e, provavelmente, teremos novas mudanças no trânsito da cidade, pois é um reclamo da população e principalmente de comerciantes. Novas placas indicativas e identificação de ruas serão implantadas no município.

A Praça dos Ferroviários ganhará a Locomotiva n° 1, que por muitos anos serviu à passageiros da Estrada de Ferro Douradense. O Juiz de Direito de São Carlos, Vilson Palaro irá presentear a cidade com uma tela reprodução de uma foto sua que retrata a douradense. Para tanto, o diretor do Departamento de Esporte, Turismo e Cultura, José Antonio Rosa, o Zeca Tonho, irá em um primeiro momento alojar o quadro e outras peças, em um pequeno museu da Estrada de Ferro Douradense em espaço na biblioteca local. No esporte, Zeca tem vários projetos com a criançada. O Centro de Lazer do Trabalhador já está funcionando novamente. O parque aquático recebeu pequenos reparos e na inauguração, foi um sucesso. O prefeito Rogante e vários vereadores estiveram presentes ao lado de crianças e adolescentes.

Vicente Dictoro Junior, o Tente, diretor do Departamento de Obras e Serviços, tem imprimido ritmo aos trabalhos gerais na cidade. É comum encontrar o Tente fiscalizando obras e determinando ações aos seus comandados no dia-a-dia. A cidade se apresenta mais limpa e bonita.

Como foi prometido em seu plano de governo, Rogante já realizou uma grandiosa festa no carnaval. O evento foi bem organizado e não houve sequer uma ocorrência que pudesse manchar a festa carnavalesca. Em maio, está programada a Festa do Peão que será realizada entre os dias 16 e 19. Grandes nomes da música sertaneja estarão presentes, como é o caso de Milionário e José Rico, João Bosco e Vinícius e outros.

Divulgado ontem pelo Blog, Rogante anunciou a instalação de totem luminoso de identificação nas duas entradas da cidade. De acordo com Juninho, também serão colocadas as bandeiras do município e da federação.

Essas e outras ações estão deixando a população contente com o "start" do prefeito. Juninho comentou que a população irá gostar do que tem em mente para a cidade, mas por enquanto está em segredo. Por essas e outras, Juninho Rogante vai se firmando como um bom administrador. 

O compromisso do Prefeito Juninho Rogante desta quinta-feira será com o Governador Geraldo Alckimin em busca de recursos para o município.
Transcrito do Blog do Ronco na maior parte
Juninho Rogante com o Secretario de Habitação Silvio Torres

quarta-feira, 3 de abril de 2013

NOSSA CIDADE: Concurso Rainha do DOURADO RODEO SHOW

VEM aí o grande concurso Rainha e Princesas do 
DOURADO RODEO SHOW


NOSSA CIDADE: Dourado terá identificação personalizada em suas duas entradas.

O Prefeito de Dourado Juninho Rogante irá mudar o visual das duas entradas da cidade
Nos locais serão colocados pavilhão com as bandeiras do Brasil e da Cidade de Dourado. Também está prevista instalação de totem iluminados com o nome da cidade e com a figura de um Peixe-Dourado. De acordo com o prefeito, a cidade já está merecendo ter a devida identificação com um bonito visual.
Postado originalmente por Blog do Ronco

CELEBRIDADES: 'Malu agora é minha esposa', diz Daniela Mercury em foto na web

Postagem em rede social foi feita na manhã 
desta terça-feira (3).
'Minha família, minha inspiração pra cantar', 
escreveu cantora baiana
A cantora Daniela Mercury postou fotos por meio da rede social Instagram apresentando um novo relacionamento, com a jornalista Malu Verçosa. A postagem foi feita na manhã desta quarta-feira (3) e rapidamente se espalhou pelas redes sociais.

"Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar", escreveu Daniela Mercury no post. A cantora baiana se separou recentemente do empresário Marco Scabia.
por G1.com



terça-feira, 2 de abril de 2013

NOSSA CIDADE: Cada Banco, uma história. Bazar Americano

    Jornal “O Dourado” - Edição de 01/06/2007 – Ano 11, pág. 4
por Dourado Online
Os bancos de granito da nossa Praça da Matriz, aqueles mais conservados e resistentes, estão lá há 61 anos.
Eles perpetuam os nomes dos que tiveram uma trajetória de grande valorização na história de Dourado.

Entre eles, destacamos hoje, uma grande empresa que no século passado foi uma referência de nossa cidade.
O Bazar Americano de Chead & Jorge Nemes, cujo prédio situado na rua Dr. Marques Ferreira com a Rua Santos Dumont, ainda ostenta em sua fachada o nome da grande empresa de tecidos e armarinhos.

Numa época em que comerciantes de pequenos municípios sentiam uma grande dificuldade para se locomoverem até os centros mais evoluídos para suas compras, o Bazar Americano era a alternativa da região.

Seus vendedores viajavam de trem ou nas precárias linhas de jardineiras (ônibus).
O estoque de tecidos da firma Chead e Jorge Nemes, se igualava ou superava muitas lojas da cidade de São Carlos e outras circunvizinhas.

O Bazar Americano era fonte de uma grande parte da receita da nossa prefeitura.
Com sua loja de tecidos e atacado de armarinhos, ela agregava mais de 10 funcionários diretos e um número muito grande de indiretos.

Chead e Jorge Nemes, dois irmãos vindos do mundo árabe projetaram por muito tempo o nome da nossa pequena cidade.

Após a aposentadoria e já cansados, venderam a loja que era a grande referência de nossa cidade. A partir daí, com novos proprietários, ela não conseguiu suportar a concorrência que outras cidades, já servidas de vias de asfalto e com as linhas de ônibus que começaram a surgir, encerrou suas atividades.

Para os mais antigos, o Bazar Americano até hoje é uma lembrança de otimismo de nossa cidade onde suas carroças e raros automóveis circulavam em ruas de terra batida.

Hoje, ainda vemos na parede do prédio o nome de Bazar Americano de propriedade de dois irmãos vindos do mundo velho.

Chead e Jorge Nemes, com seu Bazar Americano, muito fizeram por nossa cidade.

Texto: Rudynei Fattore.

Colaboração: Osvaldo Virgilio.
Postado originalmente por Dourado Online

NOSSA CIDADE: Locomotiva da Douradense será exposta na Praça dos Ferroviários

O local onde deverá receber a locomotiva nº 1 da Douradense, é uma praça que homenageia os ferroviários: Praça dos Ferroviários
por Blog do Ronco
O Prefeito de Dourado Juninho Rogante acompanhou na manhã desta segunda(1), a retirada de um poste de iluminação e, alguns arbustos, que serão replantados em outra localidade, para dar espaço à locomotiva da Estrada de Ferro Douradense que atualmente está em exposição em local de pouca visibilidade, no Cirec.
"Vamos transferir a locomotiva para onde a população e os visitantes possam ter uma melhor visão da Maria-Fumaça, disse Rogante.
Publicado originalmente por Blog do Ronco


segunda-feira, 1 de abril de 2013

VALE A PENA: Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa comemora 3 milhões de visitantes
Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº) atinge neste mês a marca de 3 milhões de visitantes. Para comemorar o número, a instituição terá ingresso grátis às terças por três meses – aos sábados, a entrada continua grátis, como sempre.
Publicado originalmente na edição impressa do Estadão, coluna ‘Paulistices’, dia 1º de abril de 2013

domingo, 31 de março de 2013

NOSSO PLANETA: Tippi, a melhor amiga dos animais selvagens africanos


Você gosta de animais? Mas gosta meeesmo? Pois a menina africana Tippi Degré desenvolveu um laço incomum – e muito especial – com muitos animais não domesticados do deserto africano, incluindo um elefante de 28 anos e um leopardo apelidado de J&B por Marina Maciel
Já imaginou se os seus pais decidissem se mudar para algum lugar remoto do planeta, como o deserto africano? Foi o que aconteceu com a menina Tippi Benjamine Okanti Degré, filha de franceses. Só que, no caso dela, os pais aventureiros - Alain Degré e Sylvie Robert - resolveram se mudar para a Namíbia antes de ela nascer.
Enquanto trabalhavam como fotógrafos de vida selvagem, os pais de Tippi observaram que, desde bebê, ela naturalmente se dava muito bem com os animais. Só que os amigos da pequena não eram cachorros, gatos ou periquitos: e sim elefantes - como o veterano Abu, de 28 anos -, leopardos - um deles foi apelidado de J&B -, crocodilos, filhotes de leão, girafas, cobras, sapos e camaleões! Uma infância bastante diferente da sua, com certeza.
Tippi também fez amizade com duas tribos namibianas, do deserto do Kalahari: Himba e Bushmen. Eles a ensinaram a falar seus idiomas e a sobreviver comendo apenas raízes - como a cenoura, o rabanete, a mandioca e o nabo - e bagas - como a framboesa, o mirtilo e a groselha. Consegue imaginar como foi essa experiência?
Quando saiu da Namíbia e foi à França, gravou seis documentários sobre sua vida no deserto. Ela até escreveu um livro relatando sua história. Logo depois, tentou frequentar a escola primária por dois anos, mas teve de contratar professores particulares porque não tinha muitas coisas em comum com as outras crianças. Mas ela conseguiu superar isso totalmente: hoje, mora na França e estuda Cinema na Universidade de Sorbonne. Muito bacana!
Suas aventuras raras e especiais certamente a deixaram com uma percepção de mundo - e mesmo dos relacionamentos - muito diferente da nossa, já que estamos acostumados com as facilidades da vida nas cidades e mal temos contato com a natureza.
Abaixo, confira algumas das fotos da vida incomum de Tippi e se inspire a fazer algo diferente também!























Compartilhar no WhatsApp