domingo, 13 de abril de 2014

VIDA MODERNA: Comida fabricada em impressora 3D


Projeto vai levar comida fabricada por
impressora 3D para asilos
Iniciativa quer ajudar idosos com problemas de mastigação, oferecendo alimentos mais macios

Para muitos idosos, mastigar e engolir são desafios. Encarar as refeições, depois de um tempo, torna-se uma tarefa tão difícil que a gera perda de apetite e, mais tarde, até desnutrição. Com o objetivo de reverter esse cenário, uma iniciativa financiada pela União Europeia levará a casas de repouso comida feita com impressoras 3D.

Batizado de PERFORMANCE, o projeto desenvolve a chamada "smoothfood", que além de tonar o mastigar mais fácil, oferece alimentos palatáveis e variados. O conceito desse tipo de refeição foi criado em 2010, pela empresa alemã Biozoon, e já foi adotado em mais de mil asilos em toda a Alemanha.

"A aparência e o gosto do produto final são iguais aos dos alimentos de verdade"

Basicamente, a comida é desconstruída e, depois, refeita por impressoras 3D. Uma nova geração de máquinas que começa a chegar ao mercado neste ano é responsável pelo processo. É possível várias delas funcionando em vídeos publicados na web.

"A aparência e o gosto do produto final são iguais aos dos alimentos de verdade", diz Mathias Kück, coordenador do projeto. "Mas a textura é macia, como uma espécie de gel. Ela se dissolve facilmente na boca, de modo que é mais seguro para pessoas com problemas de mastigação."

A UE já investiu aproximadamente 3 milhões de euros (cerca de R$ 9,2 milhões) no projeto, com a esperança de melhorar a qualidade de vida dos idosos, informou a Wired. "PERFORMANCE quer levar o conceito de smoothfood para um novo patamar e industrializá-la. Só então poderemos reduzir custos e também torná-lo disponível para residências", conclui Kück.

Transcrito de: http://revistagalileu.globo.com/

Comente, compartilhe e espalhe por aí:
Leia também:
Revista Super interessante, conteúdo liberado
Uma rica fonte de material de pesquisa para trabalhos escolares e conhecimento geral. Os editores da Revista Super interessante, em um gesto incomum, liberaram para leitura e consulta, todo o conteúdo das edições antigas da revista, ..Clic aqui e continue lendo
Compartilhar no WhatsApp