segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

VIDA SAUDÁVEL: Dislexia o que é?

Pessoas disléxicas não só leem, mas percebem os 
sons de maneira diferente

Pessoas com dislexia às vezes veem as palavras e letras embaralhadas, o que torna a leitura uma tarefa difícil. Agora, um novo estudo mostra que a dislexia não é apenas uma “perturbação visual”. Também parece ser um problema da forma como o cérebro interpreta os sons, especialmente o discurso.

Pesquisadores franceses mapearam a atividade cerebral de 23 pessoas com dislexia e 21 pessoas sem o transtorno, conforme elas ouviam um ruído branco.

A fim de compreender as informações na fala, o cérebro precisa ser capaz de sincronizar com a mesma frequência dos sons que ouve. A sincronização das ondas cerebrais com os sons é chamada de arrastamento.

Quando o cérebro está devidamente sincronizado com um som, ele pode corretamente separar e interpretar o sinal, quase como se quebrasse um código.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas sem dislexia não tinham problemas em ajustar seus cérebros para as mesmas frequências que ouviram no ruído branco.

Pessoas com dislexia, por outro lado, não conseguiam fazer o mesmo. Seus cérebros tinham problemas de sincronização com sons na faixa de cerca de 30 hertz, uma frequência que é importante para a compreensão e decodificação da fala.

O cérebro disléxico também parece ser hipersensível a sons de alta frequência. Este processamento de som interrompido pode ajudar a explicar por que as pessoas com dislexia têm dificuldade em lembrar e processar palavras e discursos.

“Isso sugere que um problema no córtex auditivo, no lado esquerdo do cérebro, é o que torna difícil para os disléxicos perceberem a fala”, diz o cientistas Ken Pugh. “Isso, por sua vez, pode dificultar a construção de uma compreensão dos sons da fala, necessária para aprender a ler”, explica.
Publicado originalmente por https://hypescience.com

Os conteúdos deste Site como artigos, textos, gráficos, imagens e outros materiais existentes no Site ("Conteúdo") são somente para o propósito de informação geral. Não existem representações ou garantias, expressas ou implícitas, sobre a integralidade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade do respectivo Conteúdo do Site para qualquer motivo. O uso do Conteúdo é de sua responsabilidade. O Conteúdo não constitui aconselhamento legal, médico, financeiro, conjugal, sobre gestão de riscos ou qualquer outro tipo de conselho profissional. Caso precise de aconselhamento específico, favor consultar um profissional licenciado ou com conhecimento na área. Os editores não são responsáveis por qualquer prejuízo ou dano causado ao leitor em virtude da observância do Conteúdo deste Site.


Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

Veja também:


Nutricionistas entregam as dicas para comer bem e 
viver mais e melhor


Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM

 SDS FM
Compartilhar no WhatsApp