quarta-feira, 18 de abril de 2012

EDUCAÇÃO: Educação Integral

Para pensar...




EDUCAÇÃO INTEGRAL
Escola deve fazer com que a maior parte do tempo das pessoas seja vivenciada por experiências educativas, dentro ou fora da aula.

O debate sobre educação ainda se concentra no financiamento, na avaliação de desempenho dos alunos e nas políticas salariais para professores. 

Claro que tudo isso é importante, mas falta discutir o que é educação. Será que ensinar aos alunos os nomes das capitais dos Estados é educação? E fazê-los decorar os domínios morfoclimáticos? E conseguir que dominem as diferenças entre bolcheviques e mencheviques na Rússia Revolucionária ou entre jacobinos e girondinos na pós-Revolução Francesa? 

O caminho para melhorar a educação no Brasil não está na imediata ampliação da jornada em escolas conservadoras, que em sua maioria ainda praticam a educação bancária, impondo conteúdos aos alunos. A escola pública atual não consegue cumprir a função de educar seus alunos e não tem nem mesmo competência para oferecer e garantir presença dos matriculados no ensino médio, na metade do tempo das aulas que estão previstas em seus calendários.

A solução para o Brasil é sim a educação integral, mas não como nossos políticos e gestores públicos a entendem. Para esse grupo, simplesmente dobrar o período de oferta de aulas garante a integralidade. Não é assim. 

Educação integral é um conjunto de políticas que faz com que a maior parte do tempo das pessoas seja vivenciada por experiências educativas. Ela tem que garantir a formação completa do ser humano. É claro que alguns conteúdos básicos precisam ser ensinados aos alunos, sobretudo aqueles indispensáveis para que ele possa, durante toda a vida, ter as referências mínimas para quando precisar aprender conteúdos específicos e/ou aprofundados. Mas é preciso que todos possam ter gosto por aprender durante toda a vida (aprender a conhecer), que desenvolvam competências e habilidades para resolver problemas (aprender a fazer), que tenham um projeto de vida e consigam implementá-lo (aprender a ser) e que pensem, e ajam, em favor de uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva (aprender a conviver).

Educação integral não é só o que se faz em sala de aula ou dentro do prédio escolar. Ela se faz a toda hora e a todo momento. Ela tem que ser a arquitetura da escola, que deve ser convidativa à educação não formal. É a organização do espaço urbano e a medida concreta de quanto as pessoas têm direito às cidades. Nossas experiências de mobilidade no espaço urbano têm sido educativas? Por que em cidades com muitos parques públicos as pessoas respeitam mais o meio ambiente? Por que em cidades onde é mais fácil caminhar pela rua a taxa de obesidade é menor e menores são os problemas de saúde pública?

A educação integral é a possibilidade do exercício do ócio, as condições de lazer, as nossas relações com a natureza, é o governo deixar de olhar a saúde de forma puramente curativa e exercer poder no sentido de promover amplas políticas preventivas, é a diferença entre cada pessoa ser expectadora dos conteúdos produzidos pela grande imprensa e ela poder produzir conteúdo, é o exercício de uma cultura de paz, é a redução do consumo para alguns e o esforço para incluir no mercado consumidor outros, entre tantas outras coisas. E isso tudo não se faz só na escola. Aliás, até o que esperamos da escola na contribuição por uma educação integral não tem sido feito. Muito pouco do que acontece hoje dentro das salas de aula podemos chamar de educação.

Comente, compartilhe e espalhe por aí:
Leia também:
Artigo – Abandono: um estatuto, várias polêmicas
Temos ciência que o Brasil registra muitos casos de abandono de menores, o que já se tornou uma característica dos grandes centros urbanos, porém, em cidades menores esses números tende a cair consideravelmente. Clic aqui e continue lendo

NOSSA CIDADE: Prefeitura define local onde será instalada locomotiva histórica


O prefeito definiu o local onde ficará exposta 
para o público a Locomotiva No. 1

O prefeito definiu o local onde ficará exposta para o público a Locomotiva No. 1, cuja restauração foi concluída recentemente. A “Maria Fumaça” ficará exposta no terreno onde hoje se encontra o Cirec (Centro de Integração Recreativo, Esportivo e Cultural). O local, segundo a Prefeitura, será reformulado e deverá se transformar em um novo cartão-postal de Dourado. A restauração da Locomotiva, que marcou a história de Dourado, foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, que destinou R$ 100 mil para o processo de recuperação da “Maria Fumaça”. 

Transcrito do site da Prefeitura.
Então com esta divulgação de "Restauração da Locomotiva n° 1 concluída", entende-se que ela esta como um dia foi, inclusive com sua Caldeira e assim poderá percorrer por sobre os trilhos que com certeza irão colocar no que é hoje é o CIREC. pelo menos alguns metros, afinal foram R$ 100.000,00 de dinheiro publico investido.

Comente, compartilhe e espalhe por aí
Leia também:
Sistema dessaliniza água do mar usando energia renovável
Um sistema mecânico capaz de transformar a água do mar em água potável utilizando energia renovável acaba de ser desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP. O equipamento poderá atender a necessidade de países como Cabo Verde, ...Clic aqui e continue lendo

INTERESSANTE: A Natureza tomada ao pé da Letra!

Comente, compartilhe e espalhe por aí
Leia também:
A madeira desenvolvendo Dourado eo Brasil
A madeira comercializada pela Cajari Serraria e utilizada em seu processo industrial, é 100% oriunda dos projetos de reflorestamento e manejo florestal ou oriundas de autorizações de desmatamento autorizadas pelo IBAMA e outras ...Clic aqui e continue lendo

NOSSA CIDADE: Minha Gente

EVENTO MINHA GENTE
Dia 12, quinta feira em evento regional realizado em Araraquara com presenças de lideranças de toda a Região Centro Paulista, foi apresentado o Vídeo Clip em homenagem à nossa região intitulado “Minha Gente”.
Dourado esteve representado por Juninho Rogante e Antonio Aparecido, Presidente da Câmara de Vereadores.
A importância do evento se mede pela presença de dezenas de Prefeitos, entre eles o Barba de São Carlos, Barbiere de Araraquara, o prefeito de Ribeirão Bonito Paulo Veiga e presenças ilustres como o ex craque da seleção de futebol Careca, Deputados, Artistas da Região, Jornalistas de diversos veículos de comunicação.
Na apresentação das autoridades Juninho Rogante foi apresentado como o “Jovem que vai mudar os Destinos de Dourado”, quando perguntado pela imprensa presente informalmente o que era isso de o “JOVEM QUE VAI MUDAR O DESTINO DE DOURADO”, Juninho disse que agradecia a frase, mas que não deseja tanto, disse que é pré candidato a Prefeito de Dourado, e se indicado pelos partidos que estão conversando sobre uma grande união pelo bem de Dourado, e se o povo assim quiser, ira trabalhar sem descanso para dar ao povo de Dourado o que ele merece, já que segundo suas palavras “Dourado Pode Mais”, na Saúde, na Educação, na Geração de Empregos, no Meio Ambiente, no Esporte, em Eventos para os Jovens.
Esta União Douradense se concretizada teria compromisso de diversas lideranças estaduais e nacionais, que dariam respaldo pra Dourado nos Governos Estadual e Federal, citou os Deputados Paulo Maluf, Roberto Massafera, Campos Machado, Ricardo Izar, TINHA DI FERREIRA, e lideranças como ex Deputado Lobbe.

Leia também: 
Serviço de saúde precisa de recursos que estão além da ..
Os investimentos aplicados na saúde, apesar de parecerem pequenos, correspondem a cifras financeiras bastante elevadas. Em Dourado, só no ano passado, a Prefeitura investiu 26,5% do seu Orçamento em saúde. ...Clic aqui e continue lendo

DICA DO DIA: PARA PAIS E EDUCADORES...

DICA DO DIA, PARA PAIS E EDUCADORES...
Trailler do Programa "dois pontos". Para assistir este e todos os outros episódios, cadastre-se gratuitamente em http://www.psicologica.tv/

Comente, compartilhe e espalhe por aí:
Leia também:
Revista Super interessante, conteúdo liberado
Uma rica fonte de material de pesquisa para trabalhos escolares e conhecimento geral. Os editores da Revista Super interessante, em um gesto incomum, liberaram para leitura e consulta, todo o conteúdo das edições antigas da revista, ..Clic aqui e continue lendo

MÚSICA: Para você que gosta!


SITE ONDE VOCÊ ENCONTRA MÚSICAS E INTERPRETES

DEPOIS DE ABRIR O SITE, APARECEM OS CANTORES.

ENTRETANTO, SE VOCÊ QUISER FAZER BUSCA DE UM PREFERIDO QUE VOCÊ NÃO ACHOU, É SÓ ESCREVER O NOME NA CAIXA QUE APARECE NO VISOR. 
ABAIXO DO VÍDEO QUE VOCÊ CLICOU, APARECEM TODAS AS MÚSICAS DESSE CANTOR (SE VOCÊ DEIXAR ELAS IRÃO ABRIR TODAS EM SEQUÊNCIA).


A Rainha Daniela Mercury foi a convidada da Abelha Rainha Maria Bethânia em 2007 para abrilhantar a Festa de Santo Amaro. Esse vídeo mostra o final do show quando Dona Canô entra no palco para falar a frase famosa que inicia a canção composta pra ela por Neguinho do Samba. Bethânia e Daniela dançam muito à vontade e demonstram o quanto se gostam, se admiram e se respeitam.
Salve Rainhas!
Leia também
Dificuldades de aprendizagem
FRACASSO ESCOLAR PODE TER COMO ORIGEM ALGUM COMPROMETIMENTO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, COGNITIVO, LINGUÍSTICO, EMOCIONAL E ATÉ INSTITUCIONAL. Clic aqui e continue lendo

SANTOS 100 ANOS: Meu Santos de todos os tempos é este!

Meu Santos de todos os tempos é este! Clique em 
http://glo.bo/santastico e monte o seu!

Comente, compartilhe e espalhe por aí:
Leia também:
E-BOOK: 1984 - Orwell
No livro conta-se a história de Winston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade da Oceania e de como ele parte da indiferença perante a sociedade totalitária em que vive, passa à revolta, levado pelo amor por Júlia e incentivado por O'Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza; e de como acaba por descobrir que a própria revolta é fomentada pelo Partido no poder. E também de como, no Quarto 101, o chamado "pior lugar do mundo", todo homem tem os seus limites. Clic aqui e continue lendo


FALTA DE VERGONHA: " Quem quiser dar aula faça isso por gosto, e não pelo salário. Se quiser ganhar melhor, peça demissão e vá para o ensino privado " TARSO (PT) - Governador do Rio Grande do Sul

AULA DE MATEMÁTICA 
Hoje vou brincar de professor de matemática. Vou passar alguns problemas para você resolver
Problema nº1
Um professor trabalha 5 horas diárias, 5 salas com 40 alunos cada. Quantos alunos ele atenderá por dia?
Resposta: 200 alunos/dia.
Se considerarmos 22 dias úteis, quantos alunos ele atenderá por mês?
Resposta: 4.400 alunos por mês.
Consideremos que nenhum aluno faltou (hahaha) e que cada um deles resolveu pagar ao professor com o dinheiro da pipoca do lanche: 0,80 centavos, diárias. Quanto é a fatura do professor por dia?
R: 160,00 reais diários
Se considerarmos 22 dias úteis, quanto é faturamento mensal do mesmo professor?
R: Final do mês ele terá a faturado R$ 3.520,00.
Problema nº2
O piso salarial é 1.187 reais, para o professor atender 4.400 alunos mensais. Quanto o professor fatura por cada atendimento?
Resposta: aproximadamente 0,27 mensais
(vixe, valemos menos que o pacote de pipoca)... continuando os exercícios...
Problema nº3
Um professor de padrão de vida simples, solteiro e numa cidade do interior, em atividade, tem as seguintes despesas mensais fixas e variáveis:
Sindicato: R$12,00 reais
Aluguel: R$350,00 reais ( pra não viver confortável)
Agua/energia elétrica: R$100,00 reais (usando o mínimo)
Acesso à internet: R$60,00 reais
Telefone: R$30,00 reais (com restrições de ligações)
Instituto de previdência: R$150,00 reais
Cesta básica: R$500,00 reais
Transporte: sem dinheiro
Roupas: promocionais
Quanto um professor gasta em um mês?
Total das despesas:R$1202,00
Qual o saldo mensal de um professor?
Saldo mensal: R$1187,00 - 1202=-15 reais, passando necessidades

Agora, eu te pergunto:
- Que dinheiro o professor terá para seu fim de semana?
- Quanto o professor poderá gastar com estudos, livros, revistas etc.
- Quanto vale o trabalho de um professor??
- Isso é bom para o aluno???
- Isso é bom para a educação pública do Brasil??

Agora, olhe a pérola que o Sr. Governador do RS disse.

" Quem quiser dar aula faça isso por gosto, e não pelo salário. Se quiser ganhar melhor, peça demissão e vá para o ensino privado " 
TARSO (PT) - Governador do Rio Grande do Sul 
SE VOCÊ ACHA QUE NOSSO GOVERNADOR DEVE ABRIR MÃO DE SEU SALÁRIO E GOVERNAR POR AMOR, PASSE PARA A FRENTE!.

CAMPANHA: TARSO doe seu SALÁRIO e governe por AMOR!"

Vamos espalhar isso aos 4 ventos e aumentar a campanha:

DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, MINISTROS, SENADORES, DOEM SEUS SALÁRIOS E TRABALHEM POR AMOR!
Leia também:
Nota Fiscal Paulista, você abate o valor do IPVA ou recebe os créditos em dinheiro
O Programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Clic aqui e continue lendo
Compartilhar no WhatsApp