O aumento salarial e outras vantagens dos vereadores de Dourado, SP, é um tema que tem gerado debate em nossa cidade.
Alguns acreditam que o aumento é desnecessário, pois os vereadores já recebem um salário suficiente e tiveram a concessão de revisão anual de 6,12% com base IPC-FIPE, IPCA-IBGE, INPC-IBGE e IGP-FGV, acumulado durante o período de Janeiro a Dezembro de 2022, pelo Ato da Mesa da Câmara dos Vereadores de Dourado nº 001/2023, Causa polemica também a concessão do décimo terceiro salário para os vereadores, bem como férias e do Auxilio Saúde/Odontológico, que consiste em reembolso de parte ou total de gastos mensais com plano de saúde complementar.
Outros, poucos, no entanto, defendem o aumento, argumentando que ele é necessário para atrair e reter vereadores qualificados, para melhorar o desempenho da Câmara, porque eles terão mais recursos para investir em suas atividades parlamentares, como pesquisa, viagens e treinamento e para compensar todo serviço feito pelos ediis além das sessões Camarais, ajudando os moradores das mais diversas formas. Quanto ao Auxilio Saúde/Odontológico, que é necessário para dar segurança para realizarem seus laboriosos serviços.
PONTO:
Vantagens do aumento salarial:
Atração e retenção de vereadores qualificados:
Um salário maior pode atrair candidatos mais qualificados para o cargo de vereador. Isso porque o cargo de vereador requer um grande compromisso de tempo e energia, e um salário maior pode ajudar a compensar esse investimento. Além disso, um salário maior pode ajudar a reter vereadores qualificados que já estão no cargo, evitando que eles sejam atraídos por outras oportunidades.
Melhoria do desempenho da Câmara Municipal:
Um salário maior, o decimo terceiro, as férias além do recesso, do auxilio saúde/Odontológico pode motivar os vereadores a trabalharem de forma mais eficiente e eficaz. Isso porque eles terão mais recursos para investir em suas atividades parlamentares, como pesquisa, viagens e treinamento. Além disso, um salário maior pode ajudar a reduzir o risco de corrupção, pois os vereadores terão menos motivos para buscar formas de enriquecimento ilícito.
As vantagens do aumento salarial, o décimo terceiro e as férias para vereadores superam muito as desvantagens. Estas vantagens podem ajudar a atrair e reter vereadores qualificados e a melhorar o desempenho da Câmara Municipal.
CONTRA PONTO:
O aumento salarial, o décimo terceiro salario, as férias e o auxílio saúde dos vereadores de Dourado/SP, são medidas que tem sido criticadas por diversos setores da sociedade. Os principais argumentos contrários à medida são os seguintes:
Aumento dos custos públicos: O aumento salarial, o décimo terceiro salário e as férias pra quem já tem dois recessos anuais, mais auxílio saúde/odontológico representam um aumento dos custos públicos. Isso porque o município terá que arcar com os novos valores, o que pode levar a um aumento dos impostos ou a uma redução de outros serviços públicos.
Injustiça social: É injusto que os vereadores recebam um salário maior do que outros profissionais que exercem funções igualmente importantes para a sociedade e ainda recebam Auxilio saúde/Odontológico, que nenhum funcionário publico municipal recebe.
O imoral Auxílio saúde: A aprovação do programa de assistência à saúde suplementar para servidores, vereadores da Câmara Municipal extensivos para seus familiares, é um tapa na cara do douradense que conta só com o sistema municipal de saúde. O programa prevê o ressarcimento substancial das despesas com planos privados de saúde, de livre escolha e responsabilidade dos agraciados pelo presente, com dinheiro publico.
É importante destacar que o aumento salarial, o décimo terceiro as férias e a implementação do auxílio saúde aos vereadores de Dourado, não é acompanhado de medidas para garantir que os vereadores atuem de forma transparente e responsável e que pelo menos leiam os projeto que vão votar. Isso significa que não há garantias de que estes presentes dados com o dinheiro dos impostos que cada douradense a duras penas paga, serão utilizados para melhorar o desempenho da Câmara Municipal ou para atrair e reter vereadores qualificados.
Em vista dessas considerações, é possível concluir que o aumento salarial, o novo décimo terceiro, as férias (pra quem já tem dois recesso no ano), e a implementação do auxílio saúde dos vereadores de Dourado, SP, é uma medida nefasta, que não traz benefícios reais para a população. Pelo contrário, essa medida representa um aumento dos custos públicos, uma injustiça social e uma importante falta de isonomia para com os outros funcionários da prefeitura.
Diante dessas considerações, é importante que a população de Dourado, SP, exija que a Câmara Municipal revogue estes absurdos, os moradores podem e devem entrar em contato com os vereadores e pedir que eles revoguem este absurdo. Podem fazer abaixo-assinados e usar as Redes Sociais, para pressionar a Câmara Municipal.
Abaixo links para melhor entender:
Aumento concedido de 6,12%
https://camaradourado.sp.gov.br/temp/25092023202044atos_da_mesa_0001.pdf