quinta-feira, 19 de maio de 2011

NOSSA CIDADE: 19 de Maio

Leia também:
PONTO E CONTRA PONTO: Artigo: Casas de Acolhimento para crianças e adolecentes em estado de risco eminente
Em artigo veiculado no Site da Prefeitura de Dourado, sem autoria definida, que divulgamos no dia 02 de Maio, não deixa claro para o leitor o que é a Casa de Acolhimento. Clic aqui e continue lendo
___________________________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Santhus Video Film - Comunicação Audiovisual
_____________________________________________________________________________________________________
O Ontem, o Hoje e o Amanhã
Já publicamos a programação das festividades do aniversário de Dourado, publicaremos brevemente, como foram todas estas festividades, mas hoje dia 19, queremos fazer uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro de nossa cidade.

Tivemos um passado glorioso, a Estrada de Ferro, nossas indústrias nos mais diversos campos, aqui muito se produzia, nosso pungente comércio, aqui muito se vendia. Mas é passado é história.

O Hoje:  nossa cidade esta toda asfaltada, temos prédios públicos conservados, nossas crianças tem, todas elas , vagas em nossas escolas. Temos transporte coletivo barato que pode levar o douradense para todos os cantos de nossa cidade. Temos também uma escola mal avaliada, nota cinco e pouco para as primeiras series e menos de cinco para os "oitavos e nonos" anos não nos leva a lugar nenhum, mesmo tendo a desculpa que estamos na media do estado, só os acomodados se contentam com isso, na saúde vivemos uma crise de anos, sem que se consiga ver uma luz no fim do túnel. Na criação de empregos, nada, nem uma unica política publica para  incentivar a criação de empregos.

O Amanhã é o que mais importa, quais são as perspectivas de nossa cidade, no meio de cidades pungentes, de cidades competitivas. Em campos que também precisamos atuar, elas estão na serie A e nós com muita boa vontade estamos na serie C. Como vamos fazer para lidar com este "Nosso Futuro", tudo depende de nossa atuação agora, no Hoje.

O Dourado Hoje vai colocar para debate estes nossos desafios, estamos abertos para publicar idéias de como fazer isso, como tirar dourado dessa letargia, como nós douradenses podemos influenciar o futuro de nossa cidade.

Vamos começar debatendo a Saúde, a Educação e a Criação de Empregos.

O primeiro Post, em NOSSOS DESAFIOS sera: Como vamos lidar com a total falta de recursos para o setor hospitalar em Dourado. O que precisamos? O que podemos? como faremos?

Leia também:
Senado aprova projetos que ampliam frequência escolar
A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira o projeto do ex-senador Wilson Mattos (PSDB-PR) que aumenta de 800 para 960 horas-aula o tempo mínimo de ensino nos níveis fundamental e médio das escolas públicas de todo o país. Clic aqui e continue lendo

terça-feira, 17 de maio de 2011

VIDA MODERNA: PlayBook da RIM começa a chegar à Europa

Leia também:
Escola de Futebol em Dourado
O Professor Sérgio Secundino dos Santos, Serginho Dourado, como é conhecido pelos amigos, inicia 2011 dando prosseguimento as aulas de futebol aos jovens de Dourado no Parque São Pedro. Ao todo são 140 crianças divididas entre idades de 7 a 14 anos de quarta-feira aos sábados.Clic aqui e continue lendo
__________________________________________________________________________
Este Post tem o apoio cultural da Eduardos Brinquedos e Presentes
_________________________________________________________________
Está confirmada a data de início da comercialização do novo tablet PC da RIM na Europa, para o próximo dia 16 de Junho
O Reino Unido é o país escolhido para receber o dispositivo em primeira mão fora do continente americano, onde o PlayBook estreou recentemente. Pelo menos uma loja (a Insight, que confirmou o lançamento britânico) o dispositivo já está em pré-reserva para o mercado empresarial, com entregas previstas a partir de dia 16 do próximo mês. 

Outras datas européias de lançamento, como a chegada a Portugal, não são ainda conhecidas, como o TeK teve oportunidade de confirmar com a empresa há poucos dias. 

A confirmação da primeira data de lançamento do PlayBook na Europa chegou um dia depois da RIM ter admitido que teve de recolher cerca de mil unidades do tablet, depois de ter identificado um problema de software que afetava a capacidade dos dispositivos carregarem software, durante a configuração inicial do dispositivo. 

Segundo a RIM, apenas a versão de 16GB foi afetada pelo problema, detectado em dispositivos que, na maior parte dos casos, ainda não tinham chegado às mãos dos consumidores. 

O PlayBook marca a primeira investida da RIM no mercado de tablet PCs. Estreia também a aposta da fabricante numa nova plataforma de software, a QNX, que faz uma evolução face ao BlackBerry SO, que equipa os smartphones conhecidos pela mesma marca.
Comente, compartilhe e espalhe por aí
Leia também:
VIDA MODERNA: 84º Aniversário de Tom Jobim
Dia 25 de janeiro, o Google preparou uma bela homenagem ao aniversário de 84 anos de Tom Jobim. Clic aqui e continue lendo

VIDA MODERNA: Saiba quais as marcas de tablet preferidas

Leia também:
TECNOLOGIA:Governo Federal Fortalece o modelo do software público
Portal do software público brasileiro compartilha de forma gratuita com qualquer cidadão os programas criados pelo Governo e a rede de parceiros. Clic aqui e continue lendo
_____________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Serraria Cajari
__________________________________________________________________________
Estudo sobre a repercussão do mercado de tablets no Twitter aponta que o iPad é o tablet mais lembrado e desejado pelos usuários do microblog, seguido pelo Xoom, da Motorola, e pelo Galaxy Tab, da Samsung
A pesquisa foi feita no período de 16 a 27 de abril, foi computado um volume total de 133.006 tweets. O levantamento, realizado pela empresa E.life, isolou depoimentos que citavam o termo “tablet” ou as marcas e produtos Acer (Iconia), Apple (iPad), Asus (Elepad), Dell (Inspiron Duo e Latitude), HP (Tablet PC e TouchPad), iTablet, LG (Optimus), Motorola (Xoom) e Samsung (Galaxy Pad).

Dos 133.006 tweets monitorados, 124.046 citavam o iPad, da Apple (o que representa 93,3% da amostra), enquanto o Xoom, da Motorola, foi mencionado em 5.235 mensagens (3,9% da amostra) e o Galaxy Tab, da Samsung, em 3.850 tweets (2,9% da amostra).

Entre os principais termos associados ao iPad, a maioria estava relacionada a sorteios realizados no microblog. Grande parte das mensagens sobre o Xoom comparava o produto ao tablet da Apple e da Samsung. Os tweets com referência ao Galaxy Tab, por sua vez, estavam associados, sobretudo, a promoções no Twitter, com destaque para o perfil @notaderodape, que realizou uma ação em parceria com a empresa Telemadrid.

Além das marcas monitoradas, também ganharam destaque no período analisado os tablets Win Tab Moove, da empresa Moove, e o V9, da ZTE, em decorrência ao anúncio feito nos dias 26 e 27 de abril sobre a previsão de lançamento desses produtos no mercado brasileiro para o mês de maio.

A E.life analisou ainda 10.049 mensagens postadas no microblog com o termo “tablet” e identificou que grande parte dos internautas que falam sobre o assunto não possui o produto, mas têm o desejo de consumo. 

O buzz sobre o tema no Twitter é fortemente relacionado a sorteios e promoções realizados por alguns perfis. A alta adesão apresentada por essas ações indica a expectativa dos usuários por adquirir tablets. Outros pontos que influenciaram no volume de mensagens foram a divulgação de notícias sobre novos produtos no mercado e novas funcionalidades. 

Os picos de menções sobre tablets no Twitter variaram no período, mas ocorreram principalmente entre 15 e 18 horas.
Fonte: adnews.com.br
Comente, compartilhe e espalhe por aí
Leia também:
Medicamento contra câncer de mama é útil ao pulmão
Tamoxifeno reduz em até 87% os riscos de morte em pacientes com tumor. Clic aqui e continue lendo

TECNOLOGIA: Gliese 581d: Primeiro exoplaneta habitável

Leia também:
MEIO AMBIENTE: Empire State terá energia de fontes eólicas
Edifício deve se tornar o maior consumidor comercial de energias renováveis em Nova York.Clic aqui e continue lendo
_____________________________________________________________________________
Este Post te apoio cultural de Placacentro MASISA FAZIO
_________________________________________________________________________________
Zona habitável:
O sistema planetário em torno da anã vermelha Gliese 581, uma das estrelas mais próximas do Sol, tem sido objeto de vários estudos com o objetivo de confirmar a detecção do primeiro exoplaneta potencialmente habitável
A chamada "zona habitável" em torno das estrelas representa a faixa de distâncias em que os
 planetas não são nem muito frios e nem muito quentes para que a vida possa florescer,
 com uma temperatura suficiente para manter a água em estado líquido.
Desde que o sistema revelou o exoplaneta mais parecido com a Terra, em 2007, até a proposição de que o Gliese 581g estaria bem no centro da zona habitável, em 2010, todos os candidatos à posição de "primeiro exoplaneta habitável" têm sido descartados por observações subsequentes.

Agora, contudo, um grupo de cientistas do Instituto Pierre Simon Laplace, da França, acredita ter encontrado indícios suficientes para demonstrar que o Gliese 581d pode ser considerado o primeiro exoplaneta capaz de abrigar a vida como ela existe na Terra.

A chamada "zona habitável" em torno das estrelas representa a faixa de distâncias em que os planetas não são nem muito frios e nem muito quentes para que a vida possa florescer, com uma temperatura suficiente para manter a água em estado líquido.

Extremos climáticos:
Embora o Gliese 581g parecesse estar em uma posição privilegiada dentro da zona habitável, várias equipes questionaram a sua detecção - ou seja, ele pode simplesmente não existir, sendo resultado de ruído nas medições ultra-finas do "balanço" estelar, necessárias para detectar exoplanetas nesse sistema.

Então a atenção se voltou para o Gliese 581d:
Inicialmente ele foi considerado longe demais da estrela - e, portanto, frio demais para a vida. Ao contrário, análises posteriores mostraram que, se o planeta tivesse oceanos líquidos como a Terra, eles evaporariam rapidamente, em um efeito semelhante ao que deu a Vênus o clima quente e inóspito que tem hoje.

Mas Robin Wordsworth e seus colegas do Laboratório de Meteorologia Dinâmica, em Paris, discordam dessas análises.

Simulação atmosférica:
Embora seja provavelmente um planeta rochoso, o Gliese 581d tem uma massa de pelo menos sete vezes a da Terra e cerca de duas vezes o seu tamanho.

O maior problema, contudo, é que, além de receber menos de um terço da energia solar que chega à Terra, ele parece ter uma "órbita travada", com um lado permanentemente dia e o outro permanentemente noite - os dados não são precisos o suficiente para uma conclusão definitiva e pode ser que o planeta gire muito lentamente.

Com isto, a crença geral era que, qualquer atmosfera espessa o suficiente para manter o planeta aquecido, ficaria fria o suficiente no lado noturno para congelar por completo, arruinando qualquer perspectiva de um clima habitável.

Para testar essa hipótese, Wordsworth e seus colegas desenvolveram um novo tipo de modelo computacional capaz de simular com maior precisão o clima de um exoplaneta.

O modelo simula a atmosfera e a superfície de um planeta em três dimensões, de forma parecida com os usados para estudar as mudanças climáticas na Terra.

No entanto, o simulador é baseado em princípios físicos mais fundamentais, permitindo a simulação de uma gama muito mais ampla de condições, incluindo qualquer coquetel atmosférico de gases, nuvens e aerossóis.
Modelo climático global do Gliese 581d. Tons vermelho/azul indicam temperaturas
quentes/frias, enquanto as setas indicam velocidades do vento a 2km de altitude.
Céu azul e céu vermelho:
Para sua surpresa, os pesquisadores descobriram que, dada uma atmosfera de dióxido de carbono densa o suficiente - um cenário provável em um planeta tão grande - o clima do Gliese 581d não somente é estável, mas quente o suficiente para abrigar oceanos, nuvens e chuva.

Um dos fatores-chave nos resultados foi o chamado espalhamento Rayleigh, o fenômeno que faz com que o céu da Terra seja azul.

No Sistema Solar, o espalhamento Rayleigh limita a quantidade de luz solar que uma atmosfera espessa pode absorver, porque uma grande parte da luz azul que se dispersa é imediatamente refletida de volta ao espaço.

No entanto, como a luz da estrela Gliese 581 é vermelha, ela praticamente não é afetada no Gliese 581d.

Isto significa que a luz pode penetrar mais profundamente na atmosfera, aquecendo mais o planeta devido ao efeito estufa da atmosfera de CO2 e ao efeito das nuvens de gelo de dióxido de carbono previstas para se formarem a altas altitudes.

Além disso, as simulações da circulação 3D indicaram que o aquecimento diurno é eficientemente redistribuído por todo o planeta através da atmosfera, impedindo o colapso atmosférico no lado noite ou nos pólos.

Telescópios do futuro:
O resultado entusiasmou ainda mais os cientistas porque, a 20 anos-luz da Terra, o Gliese 581d é um dos nossos vizinhos galácticos mais próximos. Isto significa que os telescópios do futuro poderão ser capazes de detectar a atmosfera do planeta diretamente.

Embora esta simulação indique que o Gliese 581d possa ser habitável, há outras possibilidades.

Por exemplo, ele poderia ter mantido uma parte do seu hidrogênio na atmosfera, como Urano e Netuno, ou os fortes ventos de sua estrela poderiam ter varrido sua atmosfera inteiramente nos primórdios de sua formação.

Para detectar esses diferentes cenários, o grupo elaborou uma série de testes simples que os astrônomos deverão realizar no futuro, quando contarem com um telescópio suficientemente poderoso.

Geocentrismo:
Se o Gliese 581d for realmente habitável, ainda assim ele seria um lugar bastante estranho para se visitar - o ar denso e as nuvens espessas manteriam a superfície em um crepúsculo vermelho escuro perpétuo.

Além disso, sua grande massa significa que a gravidade na superfície é de cerca de duas vezes a gravidade na superfície da Terra.

No longo prazo, contudo, a mais importante implicação desses resultados pode ser a ideia de que os exoplanetas capazes de suportar a vida na verdade não precisam ser assim tão parecidos com a Terra.

Bibliografia:
Gliese 581d is the first discovered terrestrial-mass exoplanet in the habitable zone
R.D. Wordsworth, F. Forget, F. Selsis, E. Millour, B. Charnay, J-B. Madeleine
The Astrophysical Journal Letters
12 May 2011
Vol.: Accepted Paper
http://arxiv.org/abs/1105.1031
Fonte: inovação Tecnológica 
Comente, compartilhe e espalhe por aí
Leia também:
MEIO AMBIENTE:Briquete, um bom negócio para o bolso e para a natureza
Briquete é um CSR (Combustível Sólido Renovável), produzido a partir da secagem e compactação da Biomassa (bagaço de cana e outros).Clic aqui e continue lendo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

NOSSA CIDADE: Entidades recebem 500 quilos de alimento em doação

Leia também:
TECNOLOGIA:Governo Federal Fortalece o modelo do software público
Portal do software público brasileiro compartilha de forma gratuita com qualquer cidadão os programas criados pelo Governo e a rede de parceiros. Clic aqui e continue lendo
__________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da West Pneus
_____________________________________________________________________
A Prefeitura de Dourado, através do departamento de Trabalho e Assistência Social, com ajuda do vice-prefeito, distribuiu 500 quilos de feijão para as três entidades do município
Asilo Sociedade São Vicente de Paula, Centro Juvenil São Domingos Sávio e 
a Associação de Paes e Amigos (Apae).
O feijão foi doado pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, (Ceagesp), através da central de Araraquara. E a entrega foi feita com a presença do diretor do departamento de Trabalho e Assistência Social, Ricardo Sérgio Fattore.
Fonte: Site da Prefeitura de Dourado
O Povo quer saber:
Qual a ajuda do Sr. Vice prefeito? Se ele ajudou, precisa receber os méritos, qual foi a sua ajuda? O povo quer saber. 

Comente, compartilhe e espalhe por aí
Leia também:
SAÚDE: POSIÇÃO Financeira - Novembro de 2010
Associação da Criança de Dourado -Casa de Saúde Santa Emilia - Dourado - SP. (Obs. Estamos em Maio e não se tem mais posição nenhuma). Clic e continue lendo

Compartilhar no WhatsApp