quinta-feira, 1 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO: Falência educacional: complô ou lógica?

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"Quem coloca seus filhos em escolas particulares (12% do total das matrículas da educação básica) comete um grave equívoco: acredita que essas escolas são boas apenas porque são melhores do que as escolas públicas. Assim, despreocupa-se da educação dos filhos e da qualidade da escola pública"
por *Gustavo Ioschpe
Quando se fala em educação no Brasil, algo não faz sentido. Todos exaltam o benefício da educação e apontam-na como a solução de nossos problemas. Todos parecem engajados em sua melhoria. Apesar desse consenso e da boa vontade, nossas escolas patinam, e sua qualidade só tem decaído. Para explicar essa curiosa dissonância, era comum ouvir, dez anos atrás, a ideia de que nosso fracasso na área se devia à falta de "vontade política" de nossos governantes, ou ainda ao complô das elites pela alienação do proletariado, ou, finalmente, às imposições do Fundo Monetário Internacional (FMI), que supostamente exigia o corte de gastos na educação em seus acordos com o país.

De lá para cá, os dotados de "vontade política" chegaram ao poder, as elites de antanho deram lugar à república dos sindicalistas e o Brasil já não precisa mais da tutela do FMI, ao qual não deve nada. Mas a melhora esperada não veio. O resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2005 é mais baixo que o de 1995. Apesar disso, o discurso da área educacional continua o mesmo. Será que eles estão certos, e que há um complô tão poderoso a favor da nossa ignorância que nem os próprios atores da nossa tragédia percebem a sua insignificância? Estariam as "forças ocultas" de Jânio Quadros rondando novamente os palácios, de onde talvez jamais tenham saído? Ou será que nosso atraso é mais compreensível à luz de uma análise racional dos envolvidos na área, presumindo-se que eles agem de maneira lógica e maldosa? Creio que a segunda hipótese é a mais provável: nossa inércia é compreensível se entendemos a economia política dos grupos envolvidos.

Comecemos pelos alunos. Eles aprendem muito pouco, e são os maiores interessados em seu próprio sucesso acadêmico. Por que não protestam? Há, em primeiro lugar, a questão etária: não é possível imaginar que crianças de 10 ou 12 anos se mobilizem em passeata pública por um ensino de melhor qualidade. Quando os alunos se dão conta das deficiências do seu ensino, costuma já ser tarde demais, e a própria carência educacional dificulta a reclamação: é improvável que um semiletrado escreva um artigo cativante ou uma carta pungente ao seu congressista. Em segundo lugar, os alunos são condicionados pelo seu sistema de ensino a acreditar que o culpado pelo insucesso do aluno é ele mesmo. Nessa missão, seus mestres são extremamente efetivos: em pesquisa recente da Unesco, 82% dos alunos ouvidos dizem que, se o aluno não passa de ano, a culpa é sua, muito mais que da escola (mencionada por apenas 5%) ou dos professores (3,7%). Para piorar, os próprios pais culpam o filho pelo insucesso na escola: pesquisa publicada no livro A Escola Vista por Dentroindica que 63% dos pais da escola municipal e 54% dos da estadual culpam o filho por sua repetência. Cercados por esse mar de desconfiança e assolados pelo próprio desconhecimento, os alunos protestam mais com os pés que com a cabeça: quando entendem que a escola lhes consome muito tempo sem dar muito em troca, abandonam-na.


O próximo grupo de interessados pela educação é o dos pais dos alunos. Por que eles aceitam bovinamente uma péssima educação para seus filhos? Aqui devemos dividir esse universo em dois: há o grupo de classe média e alta, que coloca os filhos em escola particular, e o restante da população, que usa a escola pública.

Quem coloca seus filhos em escolas particulares (12% do total das matrículas da educação básica) comete um grave equívoco: acredita que essas escolas são boas apenas porque são melhores que as escolas públicas. Assim, despreocupa-se da educação dos filhos e da qualidade da escola pública. O problema é que a escola particular é também muito ruim – basta ver os resultados dos alunos de alto nível socioeconômico em testes internacionais como o Pisa, em que nossos alunos ricos têm desempenho pior que o dos alunos mais pobres dos países desenvolvidos. E o segundo problema é que, como a escola pública forma, via de regra, os professores da escola particular, enquanto não melhorarmos todo o sistema, não teremos educação de qualidade para ninguém. Mas os pais das escolas particulares não entendem isso; afastam-se da questão educacional por acreditar que essa problemática não os afeta.

Esperar-se-ia, porém, que os pais de alunos da escola pública (os outros 88% das matrículas) estivessem profundamente descontentes com a educação dos filhos e bradando por sua melhoria. Mas não estão: as pesquisas apontam que, pelo contrário, estão satisfeitos com a escola das crianças. Essa visão não é causada por preguiça ou desinteresse, mas por despreparo. Pesquisa do Inep mostrou que quase 60% dos pais do ensino público não completaram nem o ensino fundamental, 73% têm renda inferior a três salários mínimos, três quartos nunca ou raramente leem jornal. Pesquisas qualitativas mostram que esse pai compara a escola da sua época – em que faltava vaga, não havia merenda nem transporte – com a escola do filho. Vendo todas as benesses materiais que o filho recebe, associa-as a uma educação de boa qualidade. Reclama quando o professor falta à aula, mas é só. Se o pai acha a escola boa e o filho vai mal, então é natural que o pai culpe o filho e exima a escola, perpetuando o sistema roto.

Depois dos pais, temos os diretores escolares. Destes, segundo o MEC, 60% são indicados pelo Poder Executivo de sua cidade ou estado. Menos de 10% são concursados, outros 19,5% são eleitos. É provável que a maioria, indicada por políticos, não esteja disposta a bancar grandes revoluções em suas escolas, que poderiam levar à sua destituição – especialmente se prescrevessem aos seus professores as medidas impopulares que estão associadas ao melhor desempenho acadêmico, como uso constante de dever de casa, avaliação de alunos, redução do absenteísmo docente, uso intensivo de material didático e utilização do tempo de aula para tarefas expositivas, e não cópia do quadro-negro ou realização de exercícios. A maioria dos diretores é composta de ex-professores, o que reforça o corporativismo, e não há no Brasil instituições de ensino que preparem uma pessoa para o ofício de diretor escolar, de forma que mesmo os diretores bem-intencionados são frequentemente despreparados.

Vejamos o professor. Por que ele não produz uma educação de melhor qualidade? Em primeiro lugar, porque não consegue. O professor brasileiro tem uma péssima formação e não é preparado para encarar uma sala de aula do Brasil real, especialmente em áreas de vulnerabilidade social. Em segundo lugar, porque é tomado por um viés ideológico que torna o sucesso acadêmico insignificante. Em pesquisa da Unesco, só 8,9% dos professores indicaram "proporcionar conhecimentos básicos" como uma das finalidades importantes da educação. "Formar cidadãos conscientes" ficou com 72,2% das preferências. Confrontados com o seu fracasso, então, nossos professores têm duas respostas-padrão: ou culpam o aluno e seus pais, ou culpam a visão neoliberal e reducionista de quem reclama da escola que forma analfabetos, porque a educação "é muito mais do que isso".

Finalmente, chegamos à última peça dessa engrenagem, aquela que é paga e eleita para administrar o sistema e zelar pelo bem comum: os políticos. Se o político for desonesto, a educação será um ótimo lugar para tirar dinheiro: não só concentra uma parte grande do orçamento (no mínimo 25%) como ainda é cheia de transferências do governo federal. Tem uma grande vantagem: se o sujeito rouba da saúde e faltam remédios ou médicos, a população chia; se rouba dos transportes e faltam ônibus, os eleitores reclamam; se rouba da educação e os alunos não aprendem, ninguém se importa. Mas, mesmo que o político seja honesto e comprometido com o progresso da sua região, é confrontado com uma decisão indigesta: se ele quiser mesmo reformar seu sistema educacional, terá de parar de investir em merenda ou em prédios e investir na formação de diretores e professores, terá de cobrar o seu desempenho, terá de mobilizar pais e alunos, terá de remanejar professores e funcionários incompetentes. Tudo isso causa des-conforto. Se a experiência de estados reformistas na área, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais ou Sergipe, servir de exemplo, o descontentamento descambará em greve. Os professores são uma das categorias profissionais mais numerosas e vocais em suas reclamações. Os beneficiários dessas reformas mal sabem que têm um problema e, portanto, não reconhecerão a melhoria. Se tiverem de deixar de trabalhar para cuidar dos filhos sem aula por causa da greve, perigam ser contrários às reformas. O lógico, nesse caso, para os políticos, é fazer o quê? Exatamente: nada. Assim vamos ficando, ano a ano, mais ignorantes e despreparados.


Fonte: Veja.com 
*Gustavo Ioschpe:
O economista, membro do conselho do Educar para Crescer, aponta os principais problemas da Educação brasileira.

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RESUMOS DAS NOVELAS: Quinta feira, 01/09/2011

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Quinta-feira


17h30
Malhação:
Dieguinho, Jefferson e Fôjo mentem para Aparecida, dizendo que o encontro em que estão indo é de cosplay. Ademir reclama do namoro de Natália e Ziggy. 

Cristal vê o blog de Gabriel e fica ainda mais encantada. Jefferson e Dieguinho veem Alexia voltar para a casa de Moisés de madrugada e chorando. 

Filipe convence Nelson a voltar a surfar. Michele debocha de Débora por acordar cedo para escolher a roupa que vai usar na festa de Betão. Beatriz, a avó de Gabriel, chega à casa de Babi e Cristal à procura do neto. Guido sugere a Ziggy que Gabriel poderia investigar casos reais em seu blog ‘Além da Intuição’. 

Laura proíbe Débora de ir à festa de Betão por ser muito nova. Babi e Cristal ficam tensas ao perceber que Gabriel não está em casa e Beatriz tranquiliza as meninas, dizendo saber onde ele foi. 

Moisés investiga o histórico de pesquisas que Alexia fez no computador e encontra vários endereços relacionados a Douglas, seu antigo namorado. Gabriel confidencia a Beatriz que teme ter um tumor no cérebro.

  18h
Cordel encantado:
Augusto segue na direção de Timóteo e Baldini implora que o rei o deixe lutar contra o vilão. Ternurinha sonha com Zóio-Furado. 

Penélope se declara para Bel. Téinha vê Florinda e Petrus se beijando. Dora afirma a Nidinho que vai resolver o problema dele com Patácio. Timóteo diz a Jesuíno que Úrsula fará com que Açucena se apaixone por ele. 

Florinda confidencia a Téinha que está confusa com relação a seus sentimentos por Petrus e Zenóbio. Padre Joaquim leva Nidinho embora do palácio do governo. Cícero e Bel contam a Herculano os planos de Timóteo contra Jesuíno. 

Bartira sente ciúmes de Farid com Vicentina. Herculano explica a todos seu plano para resgatar Jesuíno. As mulheres rezam pedindo proteção para seus companheiros. Virtuosa avisa que Açucena fugiu.

  19h
Morde e assopra:
Amanda provoca Naomi e ela tem uma crise nervosa. Josué confirma que denunciará o prefeito pelo incêndio na fazenda de Abner e Minerva se anima. 

Guilherme procura Alice e conta que vai embora para o Rio de Janeiro com Tânia. Renato comenta com Ícaro que o cabelo de Rafael está caindo e ele estranha o fato de Amanda não ter notado. Ícaro liga para Tieko no salão e Amanda ouve a conversa dos dois. 

Leandro pressiona Akira a lhe contar onde está o coração de Naomi robô. Amanda vai ao quarto de Hoshi e tenta descobrir onde a manicure guardou a bateria da robô.

Minerva leva Abner e Josué à delegacia para denunciar Isaías. Salomé se aproxima de Oséas. Tânia fecha sua conta no hotel e Janice estranha. 

Naomi se desespera ao saber que Wilson pretende mandá-la para um presídio comum. Dulce se revolta ao descobrir que Guilherme planejava ir embora sozinho.

Abner visita Naomi e fica sabendo que ela será transferida para um presídio comum. Amanda diz a Júlia que sabe sobre seu romance com Ícaro.

  21h
Fina estampa:
Patrícia chega ao restaurante. Renê conta a Tereza Cristina sobre o curto-circuito. 

Griselda comenta a coincidência de ter um filho com o mesmo nome do noivo de Patrícia. 

Juan Guilherme quase atropela Letícia com sua moto. 

Zuleika suspeita de que Rafael vá emprestar o carro do dono da oficina para Antenor e comenta com Edvaldo. Guaracy chega ao Le Velmont e Renê é simpático com ele. Esther marca um almoço com Danielle. 

Celeste diz a Tereza Cristina que Baltazar foi atropelado. 

Griselda não aceita pegar carona com Guaracy. Isolina fica revoltada com as ofensas que Crodoaldo recebe na praia. 

Zambeze expulsa Luana de uma de suas barracas da praia. Guaracy beija Griselda, que o expulsa de sua casa. 

Renê decide mandar flores para Griselda. Renê Junior consegue marcar um encontro por causa da foto de Juan. Griselda resolve convidar Guaracy para jantar em sua casa.

  23h
 O astro:
Herculano explica a Márcio que nunca pretendeu ser sócio de Ruben e que o objetivo era atrair o interesse do Grupo Iasen. 

Clô comenta com Samir que Márcio tem visões com Salomão. 

Ferragus aconselha Herculano a não trair Márcio. 

Herculano diz a Amanda que o filho de Jôse será objeto de cobiça dos Hayalla. 

Neco confabula com Ubiraci um plano para se vingar de Natal. 

Henri descobre um cofre no closet de Clô. Inácio avisa a Clô sobre a chegada de Lili à mansão. 

Com o auxílio de um cúmplice, Samir forja situações para Márcio pensar que está tendo alucinações. 

Lili promove um pagode na mansão, para desespero de Clô. Márcio ordena a Lili que a festa seja encerrada e Inácio se impressiona com a semelhança do menino com Salomão. Márcio tem um acesso de raiva e discute com Lili.

  20h30
 Rebelde:
Vicente diz aos alunos que não voltará ao Elite Way e todos ficam frustrados. 

Eva e Franco, preocupados, tentam arranjar uma maneira de conversar com Roberta e Alice sobre relações sexuais. 

Os rebeldes decidem fazer rapel, para tentar unir mais o grupo. 

Ofélia e Teresa discutem. Vitória almoça com a família de João e fica emocionada. Leonardo fica irritado por Diego não estar almoçando com a família. 

Silvia e Márcia tentam acalmar o político. Binho e Pilar decidem fazer trilha com os rebeldes. Pingo e Cilene veem Marcelo com malas na casa de Vicente e tentam saber o que o professor de história está fazendo ali. 

Marcelo conta a Artur que vai morar no loft e o professor de matemática fica sem entender. Os rebeldes se reúnem na praia e se divertem no mar. Marcelo e Becky se dão bem e Artur fica com ciúmes por ter perdido uma aliada. 

Binho e Pilar fazem trilha no mato. Pilar desconfia que estejam perdidos, mas Binho está muito seguro de si. 

Débora conta a Leila que Ofélia está namorando Genaro e as duas riem da situação. Jonas convida Leila para fazer um programa de casal. 

Os rebeldes convencem Tomás a fazer rapel com eles. Artur reclama com Becky sobre a personalidade de Marcelo. Raul e Bia vão ao cinema. 

João e Vitória decidem namorar em casa. Binho fica irritado com as reclamações de Pilar, por isso resolve deixá-la no meio do mato e sair andando. 

A adolescente, desesperada, tenta correr atrás do amigo para não se perder. Márcia e Silvia conversam sobre o casamento com Leonardo. 

O político pergunta para as duas sobre Diego e todos ficam preocupados com o adolescente. Franco e Eva ficam preocupados com a demora dos filhos para chegar em casa. Artur pede a mão de Cilene a Osvaldo. 

O irmão de Genaro pergunta se o professor quer casar com Cilene e Artur fica assustado com a pergunta. Jonas recebe uma ligação dizendo que Pilar não apareceu no colégio e fica preocupado. 

Pilar e Binho se perdem e a adolescente fica desesperada.

  22h
 Vidas em jogo:
Carlos, Lucas e Maurício são vistos por diferentes testemunhas. 

Eles vão embora. Enquanto isso, um dos taxistas que estava com Cleber pede que alguém chame uma ambulância. Paramédicos levam Cleber, inconsciente. 

Carlos liga para Francisco, que estava com Andrea e conta que Lucas está bem, mas não fala tudo o que aconteceu. Rita decide ir até a delegacia para resolver sua história com Ivan. 

Francisco decide acompanhá-la e deixa Andrea ficar em sua casa até que Lucas chegue. O ex-motorista de van volta para casa e encontra um bilhete de sua companheira. 

Ele se senta e começa a chorar, num misto de dor e alívio. Maurício liga para Patrícia e diz que atirou em Cleber. 

Carlos vai até a casa de Lucas e afirma que o viu se aproximar de Cleber. 

Ele conta que além do som de sua arma, ouviu o som do disparo efetuado por Lucas e o barulho de um terceiro tiro. 

O dono de Zé pede a pistola e afirma que dará um sumiço na arma. 

Ele diz que ninguém pode saber o que aconteceu. Para todos os efeitos, é melhor acreditar que o terceiro atirador acertou Cleber. 

Eles saem para encontrar Andrea. Grace vai até a casa de Cacau e pede sua ajuda para que consiga estudar junto com seu irmão. Convencido por Renato, Belmiro permite que Daniel faça um teste no Cariocas. 

Rita vai até a delegacia e começa a prestar depoimento. Augusta visita Zizi, que fala um pouco sobre seu passado. 

Escondido, Adalberto presta atenção em toda a conversa e fica surpreso ao ver a amiga de sua esposa falando sobre o segredo que Regina está utilizando para chantageá-la. 

O taxista que estava com Cleber vai até a construtora e conta para Regina que o ex-policial foi levado para o hospital, entre a vida e a morte. A empresária sai desesperada, acompanhada pelo homem. 

Lucas e Carlos contam para Andrea que Cleber foi baleado. Daniel é aprovado no teste do Cariocas. Na ida para o vestiário, o rapaz faz questão de provocar Welligton. O depoimento de Rita é encerrado. 

O delegado afirma que marcará uma acareação entre ela e Ivan. Francisco, que estava na recepção, afirma que pedirá para conversar com o malandro. 

No diálogo com Ivan, ele diz que precisa de uma parte do dinheiro apenas para encontrar seus irmãos. 

Ele oferece o restante da quantia que lhe restará, para livrar Rita das acusações.

  22h15
 Amor e Revolução:
Luís e Marta trocam beijos. Bete os vê. Dona Juliana ajuda Maria a se disfarçar de idosa. 

Ela caracteriza a guerrilheira com peruca grisalha, óculos, chapéu e maquiagem. Dona Juliana diz para Maria andar com o corpo curvado. 

A guerrilheira se despede de Dona Juliana. Disfarçada de idosa, Maria passa por Aranha e Fritz sem ser reconhecida. 

Por divergências de ideia, Jandira é Batistelli discutem. Batistelli a chama de feminista obcecada. 

Na saída do hotel, Maria passa pelos policiais. Ela sai ilesa. Filinto conta a Ana que Feliciana tentou matá-lo. Lobo Guerra diz a Filinto que Odete foi resgatada pelo Movimento Revolucionário. 

O general diz que Lara e Alice também foram resgatadas do orfanato. Stela faz ensaio sensual para uma revista de biquini. Batistelli pede um tempo a Jandira. Nina chega com Odete e as filhas à igreja de padre Inácio e padre Bento. Miriam diz a José que está ligando para os convidados para falar que o casamento foi adiado. 

Lúcia pergunta a Tavares se ele se aproximou dela para conseguir informações sobre Maria, Jandira e Batistelli. Disfarçada de senhora, Maria chega ao “aparelho” e conta a aos guerrilheiros que por pouco não foi presa. Batistelli diz que tentou alertá-la sobre o perigo. Dr. Ruy conhece Violeta e fica impressionado. 

Violeta vai ao quarto em que Filinto está internado. Dr. Ruy confessa a Ana que ao ver Violeta chegou a se perguntar se Olivia morreu. 

Ao ver a reação do médico, Ana fica desconfiada. Filinto está dormindo. Violeta pega um travesseiro para sugocá-lo e o chama de assassino.

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ALERTA: Cuidado com este golpe

ESSE VAI PEGAR MUITA GENTE !
Cuidado com este golpe. É um modelo inovador, pois não vem por e-mail, você receberá uma correspondência em sua residência. Muito cuidado. Se receber algo no formato abaixo, destrua, jogue fora!Obs. toda Agência da receita pode sim dar informações...Clic aqui e continue lendo

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HORÓSCOPO: Previsões Diárias, 01/09/2011

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Previsão para Hoje


Áries (21 mar. a 20 abr.)
Chateações em casa, obrigações a mais no trabalho, e o produto desta tensão é que você pode ficar tão irritado ou sem imaginação que pouca disposição sobram para o amor, e o tempinho gostoso nos esportes, com a família etc. Exerça seu livre arbítrio!

Touro (21 abr. a 20 mai.)
As coisas andam devagar num certo sentido, como no âmbito profissional, onde promessas feitas começam a se realizar, mas deixam muito a desejar, de acordo com suas expectativas. No âmbito familiar, problemas de alguém atrapalham os planos.

Gêmeos (21 mai. a 20 jun.)
Clima astral bom para você se dedicar a pequenas atividades de rotina, sem esperar demais de si nestes primeiros dias de setembro. Seja cordato, e ao mesmo tempo bem discreto para não atrair atenções indesejáveis. Assuntos de viagem em pauta.

Câncer (21 jun. a 21 jul.)
Um pouco de paciência, canceriano! Neste início de mês, vale a pena arriscar sua paz em busca de mudanças na rotina. Informe-se, experimente o trabalho de um empregado novo, teste uma informação dada por amigo. Vá com cuidado no trabalho.

Leão (22 jul. a 22 ago.)
Clima um tanto estranho no ambiente familiar, depende de você desanuviar a vibração com um pouco de humor e delicadeza. Seu amor espera uma surpresa, e você tem a imaginação para isso, combata o orgulho bobo. Ideias e sonhos ótimos.

Virgem (23 ago. a 22 set.)
Astral bom para você neste início de mês, com Sol e Vênus em seu signo devotando brilho e distinção a tudo que faz. Júpiter representa a sorte, está a seu lado, receba-a. Desista de querer tudo perfeitinho agora. O maior bem não depende disso.

Libra (23 set. a 22 out.)
Momentos de indefinição, até desencorajamento, com Lua em seu signo trazendo um toque de dúvida a respeito de decisões recém tomadas por você. Vá adiante, dê-se um tempo a mais. Ainda não é a melhor hora para altas definições de rumos.

Escorpião (23 out. a 21 nov.)
Contanto que as pessoas não o impeçam de ir além, em suas buscas e investigações, está tudo ótimo! Marte em Câncer privilegia as pesquisas espirituais, leituras e entendimento, através do passado, da historia e da literatura. Vá por ai e achará algo.

Sagitário (22 nov. a 21 dez.)
Tudo que você precisa neste mês é de segurança material e de algum tempo em que possa tomar Sol, bater uma bola, estar com amigos num ambiente informal e caloroso. Nada de gente pegando no seu pé. Deixe isto claro desde já.

Capricórnio (22 dez. a 20 jan.)
Você se amarrou com tantos compromissos, que aos poucos foi assumindo no passado que agora é difícil se livrar deles, manter o sorriso no rosto e fingir que tudo está bem. Não tem jeito! Vá resolvendo cada problema na medida em que surgir.

Aquário (21 jan. a 19 fev.)
Este é um dos períodos do ano em que você de muitas formas está moldando novas abordagens de entendimento do presente. Testando suas crenças, botando a prova filosofias de vida, fica mesmo um vazio. Para que preenche-lo agora?

Peixes (20 fev. a 20 mar.)
Observe a quantidade de fontes de informações que você está acumulando ao seu redor nas ultimas semanas. Falta de discriminação somada a consumismo dá nisso! 
Comece o mês organizando tudo de novo, de forma rigorosa e eficiente.

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EDUCAÇÃO: Municípios dão exemplos de técnicas educacionais eficazes

Estratégias distintas, resultado semelhante. Dois municípios, um no Amazonas e outro em São Paulo, dão exemplos de atitudes simples e eficazes para alavancar o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb)Clic aqui e continue lendo

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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TEMPO DE DESCOBERTAS: Rio de 6 mil km é descoberto embaixo do Rio Amazonas


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Pobreza diminuiu 67% desde o Plano Real
Estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que a última década obteve expressiva queda na pobreza, com aumento nos ganhos dos mais pobres. No Nordeste, a renda aumentou 41,80%.Clic aqui e continue lendo
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Descoberta foi feita por pesquisadores do Observatório Nacional.Curso d'água foi batizado com o nome de Hamza
Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d'água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente. A descoberta foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica.

Fluidos que se movimentam por meios porosos - como a água que corre por dentro dos sedimentos sob a Bacia Amazônica - costumam produzir sutis variações de temperatura. Com a informação térmica fornecida pela Petrobras, os cientistas Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional, e a professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas, identificaram a movimentação de águas subterrâneas em profundidades de até 4 mil metros.

Os dados do doutorado de Elizabeth, sob orientação de Hamza, foram apresentados na semana passada no 12.º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, no Rio. Em homenagem ao orientador, um pesquisador indiano que vive no Brasil desde 1974, os cientistas batizaram o fluxo subterrâneo de Rio Hamza.

Características
A vazão média do Rio Amazonas é estimada em 133 mil metros cúbicos de água por segundo. O fluxo subterrâneo contém apenas 2% desse volume com uma vazão de 3 mil metros cúbicos por segundo - maior que a do Rio São Francisco, que corta Minas e o Nordeste e beneficia 13 milhões de pessoas, de 2,7 mil metros cúbicos por segundo. Para se ter uma ideia da força do Hamza, quando a calha do Rio Tietê, em São Paulo, está cheia, a vazão alcança pouco mais de 1 mil metros cúbicos por segundo.

As diferenças entre o Amazonas e o Hamza também são significativas quando se compara a largura e a velocidade do curso d'água dos dois rios. Enquanto as margens do Amazonas distam de 1 a 100 quilômetros, a largura do rio subterrâneo varia de 200 a 400 quilômetros. Por outro lado, a s águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local. Embaixo da terra, a velocidade é muito menor: de 10 a 100 metros por ano.

Há uma explicação simples para a lentidão subterrânea. Na superfície, a água movimenta-se sobre a calha do rio, como um líquido que escorre sobre a superfície. Nas profundezas, não há um túnel por onde a água possa correr. Ela vence pouco a pouco a resistência de sedimentos que atuam como uma gigantesca esponja: o líquido caminha pelos poros da rocha rumo ao mar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

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SAÚDE: Cientistas descobrem bactéria que impede mosquito de transmitir à dengue

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Uma pesquisa realizada na Austrália, pela Universidade de Queensland, desenvolveu uma nova técnica que pode revolucionar o combate ao mosquito da dengue e sua transmissão
Os cientistas descobriram que uma bactéria chamada Wolbachia pipientis pode impedir que o mosquito Aedes aegypty adquira o vírus responsável pela dengue, desta forma ele passa a não transmitir mais a doença quando pica o ser humano.

Essa bactéria é transmitida de mãe para filho, então os pesquisadores infectaram os ovos do mosquito em laboratório e em médio ou longo prazo, a bactéria se espalhará a toda a população de mosquitos. A ideia dos cientistas é espalhar os mosquitos que possuem a bactéria na natureza para que eles repassem aos demais, freando assim a transmissão da doença.

Este tipo de mecanismo já havia sido descrito anteriormente em 2009, em uma pesquisa, no entanto os resultados conseguidos com a pesquisa deste ano e que foram publicados nesta quarta-feira (24) trazem novidades importantes, que aperfeiçoaram as técnicas de combate a dengue.

Segundo pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, que participaram da pesquisa australiana, os estudos foram feitos com subtipos diferentes da bactéria. No primeiro trabalho foi atingido o resultado esperado, que era barrar a transmissão do vírus da dengue nos mosquitos. Mas, os insetos passaram a apresentar problemas em suas funções, logo seria impossível soltá-los na natureza. Na segunda tentativa, os resultados foram bons e os mosquitos ainda ficaram saudáveis e os mosquitos foram soltos no meio ambiente e conseguiram retransmitir a bactéria para os demais insetos e conseguiram frear o contagio pela dengue.

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