Leitores e Colaboradores, contato pelo email: contato@anoticia.org
_____________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Serraria Cajari
Este Post tem Apoio Cultural da Serraria Cajari
__________________________________________________________________________
A participação da Banda Marcial de Dourado na primeira fase do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras surpreendeu
O grupo douradense terminou a etapa em segundo lugar na categoria juvenil da competição, que neste ano está em sua oitava edição.
Esta é a primeira vez que da Banda Marcial de Dourado disputa o campeonato. A campeã da etapa foi a Banda Marcial de Iperó. O grupo douradense marcou 383 pontos.
Sediada em Cristais Paulista no dia 30 de julho, os integrantes da Banda de Dourado mostraram evolução, especialmente na musicalidade, conforme observaram os organizadores.
A próxima etapa está marcada para acontecer no dia 10 de setembro, e será sediada na cidade de Ipaussu.
Promovida pela Federação Paulista de Bandas e Fanfarra, a competição é classificatória para a versão nacional do campeonato, marcado para acontecer no dia 3 de dezembro na cidade de Iperó. Avançam para o campeonato brasileiro as cinco bandas mais bem colocadas no paulista.
Participar de uma competição exige muita técnica das bandas e o comprometimento e concentração de todos os integrantes.
Os jurados, em geral bastante criteriosos, avaliam desde a estética — uniforme usado pelos integrantes das bandas, a sincronia dos movimentos, alinhamento e até a postura na hora de segurar o instrumento musical —, e desempenho musical. Nesse quesito, os jurados analisam a apresentação de duas música
“Realmente é uma competição difícil, os jurados observam cada detalhe. Nada pode sair errado”, reforça Luana Cristina de Paula, 17 anos, integrante da Banda Marcial de Dourado.
A notícia repercutiu e o prefeito, que está licenciado, enviou um parabéns para todos os integrantes da banda. “Fiquei muito feliz. O resultado só reforça o talento de todos”, disse.
Experiência:
À frente da Banda Marcial de Dourado desde seu início, em 2007, o maestro Ronaldo Aparecido Lopes está animado com o futuro da banda que rege. E não é para menos. No ano passado, mesmo com pouca experiência, a banda douradense ficou à frente de grupos com mais de 10 anos de estrada, em dois concursos que participou. Neste ano, o segundo lugar na primeira etapa do Estadual coroou a evolução do grupo douradense.
Para chegarem lá, os cerca de 40 integrantes da banda marcial ensaiam três vezes por semana — nas tardes de terça e quinta — e nas manhãs de sábado. “O mais importante é o comprometimento dos integrantes. Esse é o passo inicial para que possamos melhorar e aprimorar o nosso desempenho”, ensina o maestro.
Em breve, diz ele, o objetivo será “encostar” em bandas marciais que estão há 20 anos na estrada. Ronaldo afirma que, em geral, um novo integrante demora seis meses. “Para um aluno ficar realmente bom em um instrumento, são necessários uns dois anos de prática”, projeta o maestro.
Ele diz que a formação musical é vital para o sucesso de uma banda, mas não apenas isso. “Ter disciplina e concentração durante as apresentações são fatores igualmente importantes”, ensina Ronaldo.
Para o maestro, integrar uma banda marcial garante benefícios sociais importantes para a vida das pessoas. Além de ter a oportunidade de divulgar o nome da cidade.
Mais do que aprender um instrumento musical e conhecer outras cidades, participar da banda oferece aprendizado mais amplo. “Não é só música”, diz o maestro. “Os integrantes aprendem o caminho da amizade, do respeito, da disciplina”, acrescenta.
Fonte: Site da Prefeitura de Dourado
Leia também:
CONHECENDO PARA ENTENDER: Vida na Terra se formou a partir de material ET, diz Nasa
As primeiras formas de vida que se desenvolveram na Terra tiveram sua origem em asteroides ou cometas que caíram no planeta, segundo indícios de uma pesquisa da Nasa. Clic aqui e continue lendo
Comente este post, compartilhe e espalhe por aí
Nenhum comentário:
Postar um comentário