sábado, 9 de abril de 2011

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: Curso de construtor de móveis já começou em Dourado

Leia também:
EDUCAÇÃO: Qual o futuro da nossa Escola
Qual o futuro da nossa Escola. por Lucia Camacho. Olhar lá na frente, a Escola do futuro, esta é a questão que venho pesquisando há uns Cl10 anos. Sonho ver essa estrada construída. Acredito que o jogar sementes, ainda vale a pena. ..Clic aqui e continue lendo

___________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
_____________________________________________________________________________
Acind (Associação Comercial e Industrial de Dourado) e o Fundo Social de Solidariedade, deram inicio ao curso de construtor de móveis na quarta-feira passada, dia 06, às 19h, com uma turma de 14 alunos, com idade acima de 16 anos
 O prefeito, o diretor de Finanças do município, o Agente de Treinamento do Senai, Luciano Campaner e o professor do Senai Evandro, participaram do início da aluna inaugural.
O curso de construtor de móveis, oferecido pelo Senai (Serviço Nacional da Industria) de São Carlos, em parceria com a Acind (Associação Comercial e Industrial de Dourado) e a  Prefeitura,

O prefeito  aproveitou o momento para informar aos alunos da nova turma, que outros de turmas anteriores já estão trabalhando e muito satisfeitos pela oportunidade. Explicou, que outros cursos como, para formação de secretária, de garçom e de pedreiro já foram realizados, mas as inscrições sempre são menores do que o número de vagas oferecidas, o que é um grande desperdício de investimento e o pior, uma grande falta de interesse da população por formação profissional em nosso município.

"Procuramos sempre por cursos de qualificações que tenham demanda no mercado de trabalho e parceiros como o Senai e o Senac, que são instituições altamente qualificadas e fazem a diferença na hora da apresentação de um currículo a uma empresa. Mas não basta a Prefeitura dar a vara de pescar, a isca e o anzol, se o aluno não demonstra interesse. O sucesso depende do esforço de cada um," encerra o Prefeito.

Por sua vez, o professor Luciano enfatizou a importância de uma postura profissional, necessária não apenas em uma entrevista de emprego, mas também como funcionário já contratado.

O radialista Trajano César Santarosa, aluno do curso, falou sobre suas experiências profissionais e os leques de opções que possui hoje, o que, para ele, é um incentivo a mais para continuar o aprendizado com outros cursos. "Um curso desses, que custaria por volta de mil reais, é oferecido pela Prefeitura sem custo algum, e qualifica o profissional para o mercado de trabalho. Garanto que é muito melhor do que cortar cana, colher café ou laranja," enfatiza o radialista.

O curso de construtor de móveis terá a duração de 160 horas, e é ministrado de segunda, quarta e sexta, das 19 às 22h, no Centro Municipal de Formação Profissional do município.
 Fonte: ACIND e Site da Prefeitura de Dourado
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

NOSSA CIDADE: Subestação da CPFL já fornece energia às cidades de Dourado e Ribeirão Bonito

Leia também:
Arrecadação da Prefeitura de Dourado cresceu 127% em seis anos
Em 2004, as contas públicas, segundo relatório do Departamento de Finanças, fechou com arrecadação de R$ 7,019 milhões. Em 2010, esse montante subiu para R$ 15,936 milhões.Clic aqui e continue lendo
__________________________________________________________________________________
Este Post te apoio cultural de Placacentro MASISA FAZIO
_________________________________________________________________________________
Inauguração oficial se dará, na segunda quinzena de abril.
O prefeito de Dourado e o prefeito de Ribeirão Bonito, Paulo Veiga (PPS), na companhia do gerente de Políticas Públicas da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) de São Carlos, Mauro Forgerini, visitaram, na tarde nesta terça-feira (04/05), a nova subestação de energia Ribeirão Bonito 1, localizada na SP 215, cuja inauguração oficial se dará, na segunda quinzena de abril.

A nova subestação, já em fase de teste, fornece energia às duas cidades, Dourado e Ribeirão Bonito, o que significa atender, hoje, sete mil e quinhentas unidades. Segundo o gerente da CPFL, Mauro, a subestação Ribeirão Bonito 1 foi construída para atender até vinte mil unidades residenciais, uma projeção de crescimento populacional de até dez anos aproximadamente.

Para o prefeito de Dourado, o investimento de seis milhões e meio por parte da CPFL, vai suprir todas as necessidades do município, o qual enfrentava apagões periódicos por falta de energia. "Dourado já estava sofrendo com os apagões, hora por falta de energia, hora por falta de energia provada por roubos de fios de cobre da rede. Com a nova subestação, a qual possui equipamentos modernos e com uma capacidade maior do que a antiga, ambas as cidades ganharam, principalmente, na qualidade do serviço prestado à população."
Fonte: Site da Prefeitura de Dourado
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

quinta-feira, 7 de abril de 2011

SER HUMANO ANIMAL:Em carta, atirador de Realengo diz que não será tocado por pessoas impuras

Leia também:
SER HUMANO ANIMAL: A cada 36 horas, um homossexual é morto no Brasil
Em 2010, 260 gays, travestis e lésbicas foram assassinados no Brasil.Clic aqui e continue lendo
_____________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Serraria Cajari
__________________________________________________________________________
Polícia investiga se referência tem ligação com morte de 10 meninas no ataque
A Notícia Barra nosso jornal associado no Rio, teve acesso a trechos da carta deixada pelo atirador Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, que matou 11 crianças e deixou mais de 10 feridas na manhã desta quinta-feira em Realengo, Zona Oeste. A polícia investiga se as referências feitas na carta a "pessoas impuras" seriam referência a mulheres. Dez das vítimas fatais do massacre eram meninas.

Na carta, Wellington diz ser um homem puro e que sabia que não sairia vivo da escola. Ele levou um lençol branco no qual pediu para ser carregado. No texto ele diz que não deixará que pessoas impuras toquem nele. Wellington pede na carta para ser enterrado junto de sua mãe adotiva, falecida há um ano, e que morava a 3 quadras da escola onde ocorreu o massacre.

Muito abalado, o governador Sérgio Cabral lamentou a tragédia e chamou o assassino de "animal" e "psicopata". "Temos que aguardar as investigações da polícia, mas é preciso saber de onde veio todo essa experiência de tiros do matador", disse, salientando que Wellington estava 'muito armado'. Ele tinha duas armas nas mãos, um cinto com armanento e equipamentos profissionais. No momento do massacre, cerca de 400 alunos estavam na escola.

Cabral aproveitou a oportunidade para a agradecer ao terceiro-sargento Alves, que estava a dois quarteirões da escola junto com Batalhão de Polícia Rodoviária, o primeiro a chegar ao local do atentado. Ele foi avisado para ir à escola por dois alunos feridos e uma professora que, em pânico, corriam pela rua pedindo socorro.

Ao chegar ao local, o terceiro-sargento atingiu a perna do atirador quando ele estava acessando o terceiro andar do prédio (as vítimas eram de duas salas no primeiro andar). Ao cair no chão, o atirador se matou. Segundo Cabral, o assassino 'estava se preparando para fazer mais disparos". Ele lembrou ainda que há pouco tempo, o psicopata foi ao local pedir seu histórico escolar. Na ocasião, ele foi reconhecido por uma funcionária da sala de leitura.

Tragédia na Zona Oeste:
Na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, um jovem de 24 anos entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste da cidade, dizendo ter sido convidado para dar uma palestra aos alunos. Ele subiu três andares do prédio e entrou numa sala onde 40 alunos da nona série assistiam a uma aula de Português, abrindo fogo contra os estudantes com idades entre 12 e 14 anos.

Testemunhas relatam um verdadeiro massacre. Wellington Menezes de Oliveira teria mirado contra a cabeça dos estudantes, com a clara intenção de matá-las. Quase trinta alunos foram baleados e mais de 10 morreram. Após o ataque, o assassino deixou uma carta de de teor fundamentalista no local. O texto continha frases desconexas e incompreensíveis, com menções ao Islamismo e até mesmo práticas terroristas. Em seguida, ele se matou dando um tiro na própria cabeça.

Alunos, professores e funcionários da escola acreditam que mais de cem disparos foram efetuados. Wellington, um ex-aluno do colégio, estava armado com dois revólveres e recarregou a arma durante a ação. O imenso barulho também assustou a vizinhança, que ainda ouviu os gritos de horror das crianças que, ensanguentadas, correram às ruas em busca de socorro.

O ministro da Educação, José Haddad, considerou este um dia de luto para a educação brasileira. Com a voz embargada, a presidente Dilma Roussef se disse chocada e consternada com o episódio e, com lágrimas nos olhos, pediu um minuto de silêncio pelos "brasileirinhos que foram retirados tão cedo de suas vidas e de seus futuros".

Rapidamente uma multidão se formou em frente à escola. Em desespero, familiares e amigos tentavam ajudar as crianças e identificar as vítimas, ao mesmo tempo que tentavam entender os motivos do massacre.
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

VIDA MODERNA: Gino Torrezan assumiu o cargo de Vice-Presidente da FACESP

Leia também:
"Lei Geral a Hora é agora"
A Lei Geral traz grandes avanços, como a criação de um ambiente favorável para a abertura e encerramento de pequenos negócios e, principalmente, para desburocratizar seu dia-a-dia, reduzir a carga tributária e criar mecanismos de acesso. ..Clic aqui e continue lendo
__________________________________________________________________________________
Este Post te apoio cultural de Placacentro MASISA FAZIO
_________________________________________________________________________________
Embora eleito para o cargo de Vice-Presidente da FACESP,Gino continuara à frente da ACIND
Gino Torrezan e o Vice-Governador Guilherme Afif Domingos ao centro
Em cerimônia realizada no dia 28 de março, no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, Gino Torrezan assumiu o cargo de Vice-Presidente da FACESP- Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, para o biênio 2011/2012, de sua Regional Administrativa 18, que reúne 22 cidades de nossa região. 

Embora eleito para o novo cargo Gino Torrezan continuará exercendo normal-mente o seu mandato na ACIND de Dourado. 
O evento de posse contou com as presenças de altas autoridades do Estado e de personalidades das mais importantes entidades representativas do país, dentre eles o Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin; do Vice-Governador Guilherme Afif Domingos; do Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab; de José Serra, dentre outras autoridades e personalidades da área política e empresarial.

Gino Torrezan declarou: -agradeço aos Presidentes das ACEs da RA-18 que me elegeram para o novo cargo, comprometendo-me a trabalhar com total empenho na defesa dos interesses de nossa região-.
Gino Torrezan e Dr. Rogério Amato
Neste mesmo evento aconteceu a posse do empresário Dr. Rogério Amato como Presidente da Associação Comercial de São Paulo e da FACESP, sucedendo Alencar Burti que atualmente exerce o cargo de Presidente do SEBRAE.

Assessoria de Imprensa ACIND DOURADO
(16) 3345-3940
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

VIDA MODERNA E SAÚDE: Diretora da Saúde adia esclarecimentos na Câmara e Juninho apresenta projeto de Lei para homenagear Dr. Idio

Leia também:
Os investimentos aplicados na saúde, apesar de parecerem pequenos, correspondem a cifras financeiras bastante elevadas. Em Dourado, só no ano passado, a Prefeitura investiu 26,5% do seu Orçamento em saúde. .Clic aqui e continue lendo

O Dourado Hoje, se junta a todos os Douradenses nesta hora de pesar, pela perda de mais um jovem, vitimado em  trágico acidente no trabalho. Nossas condolências à familia do jovem Guilherme Struzziato.
____________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
___________________________________________________________________________
Sessão da Câmara ontem
Ontem dia 06 de Abril estava acertado que a Diretora de Saúde iria prestar esclarecimentos a cerca de como se encontra a saúde em Dourado, na ótica da administração, mas em virtude do lamentável acidente que vitimou o jovem Guilherme Struzziato, foi adiado para a próxima sessão daqui a quinze dias, segundo apuramos em comum acordo entre a Diretora e os vereadores, apesar dos populares que estavam presenciando a sessão a espera dos esclarecimentos e que sairam frustrados.

Nesta sessão foram votados diverso repasses a titulo de subvenção para a APAE, para o Asilo e um repasse para a Associação Comunitária (Radio Dourado FM). Foi apresentado pelo vereador Juninho, o projeto de lei que homenageia o saudoso Dr. Idio, com a mudança do nome da Avenida da Saudade para Avenida Dr. idio Carli.
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

terça-feira, 5 de abril de 2011

SER HUMANO ANIMAL: A cada 36 horas, um homossexual é morto no Brasil

Leia também:
Nota Fiscal Paulista, Para saber a quantidade de bilhetes a que tem direito, basta somar o valor dos documentos fiscais registrados com datas de emissão abrangidas no sorteio, dividindo esse número por “100”. Por exemplo: Valor das notas fiscais registradas ..Clc aqui e continue lendo

Participe:
Nesta quarta feira, dia 06 de Abril, haverá sessão na Câmara de Vereadores de Dourado. A Diretora da Saúde deve comparecer para dar explicações sobre o estado da saúde em Dourado. A sessão começara às 20 horas
________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Micro Fácil
_____________________________________________________________________
Em 2010, 260 gays, travestis e lésbicas foram assassinados no Brasil
Em 2010, 260 gays, travestis e lésbicas foram assassinados no Brasil. De acordo com um relatório do Grupo Gay da Bahia (GGB), divulgado hoje (4), a cada um dia e meio um homossexual brasileiro é morto. Nos últimos cinco anos, houve aumento de 113% no número de assassinatos de homossexuais. Apenas nos três primeiros meses de 2011 foram 65 assassinatos.

Entre as vítimas, 54% são gays, 42%, travestis e 4%, lésbicas. Para o antropólogo responsável pelo levantamento, Luiz Mott, as estatísticas são inferiores à realidade. “Esses 260 assassinatos documentados são um número subnotificado, porque não há no Brasil estatísticas oficiais de crimes de ódio. Para os homossexuais, a situação é extremamente preocupante.”

O estudo também aponta que o Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de homossexuais. Nos Estados Unidos, foram registrados 14 homicídios de travestis em 2010, enquanto no Brasil, foram 110 assassinatos. Além disso, o risco de um homossexual ser morto violentamente no Brasil é 785% maior que nos Estados Unidos.

De acordo com Mott, esse aumento é resultado do aumento da violência e da impunidade. “Há um crescimento da quantidade de assassinatos. Além disso, menos de 10% desses assassinos são presos e sentenciados. Atualmente, a visibilidade dos gays é maior, pois há muitos se assumindo e isso provoca o aumento da intolerância.”

Entre os estados brasileiros, a Bahia lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking nacional. Foram 29 homicídios em 2010. Alagoas ocupa a segunda posição, com 24 mortes; seguido pelo Rio de Janeiro e São Paulo, com 23 assassinatos cada. De acordo com o relatório, Alagoas também é o estado que oferece maior risco para os homossexuais. Maceió é a capital onde mais gays são assassinados - com menos de 1 milhão de habitantes, a cidade registrou nove homicídios.

Segundo o estudo, o Nordeste é a região mais homofóbica do país. O Nordeste abriga 30% da população brasileira e registrou 43% dos homossexuais assassinados. Vinte e sete por cento dos assassinatos ocorreram no Sudeste, 9% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 10% no Norte. O risco de um homossexual do Nordeste ser assassinado é aproximadamente 80% mais elevado que no Sul ou no Sudeste.

De acordo com Mott, essa situação pode ser revertida com educação sexual nas escolas, maior rigor da polícia e da Justiça, políticas afirmativas que garantam a cidadania plena de 10% da população e maior cuidado dos próprios gays, travestis e lésbicas.

O GGB vai denunciar o governo brasileiro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e à Organização das Nações Unidas (ONU) por crime de prevaricação e lesa humanidade contra os homossexuais.

Da Agência Brasil
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai


MÚSICA: Miley Cyrus confirma shows no Brasil

Leia também:
Em desfile da grife Thierry Mugler, a cantora estreou como modelo de passarela ao som da música. Lady Gaga fez sua estreia nas passarelas durante a Semana de Moda de Paris. Lady Gaga mostrou na última quarta, 2, uma prévia de sua música ..Clic aqui e continue lendo

Participe:
Nesta quarta feira, dia 06 de Abril, haverá sessão na Câmara de Vereadores de Dourado. A Diretora da Saúde deve comparecer para dar explicações sobre o estado da saúde em Dourado. A sessão começara às 20 horas
___________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
_____________________________________________________________________________
Cantora fará apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro no mês de maio
A cantora teen Miley Cyrus confirmou dois shows no Brasil de sua turnê Gypsy Heart, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O giro passará por 11 países da América Latina — começando em Quito, no Equador, no dia 29 de abril, e terminando na Cidade do Méximo em 26 de maio.

Os shows em solo brasileiro ocorrem nos dias 13 e 14 de maio, na HSBC Arena do Rio de Janeiro e no Anhembi em São Paulo, respectivamente.

— Essa turnê é a realização de um sonho. Além de visitar essas cidades pela primeira vez, quero encontrar os fãs — que já sei que são muito calorosos. Não é uma turnê para mim, mas sim para o público —, indica Miley Cyrus.

O repertório dos shows inclui as músicas do ultimo álbum solo da artista, Can’t Be Tamed, e outros sucessos de sua carreira. Ainda não foram divulgadas informações de ingressos para as apresentações.
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

VIDA MODERNA: Chrome cresce 10 pontos e avança sobre o Firefox e o IE

Leia também:
A nova versão do navegador foi baixada mais de 6140 milhões de vezes até esse texto ser escrito e chega ao mercado para competir com o novo - e elogiado - Internet Explorer 9, da Microsoft e com o Chrome, do Google, único dos três ....Clic aqui e continue lendo

Participe:
Nesta quarta feira, dia 06 de Abril, haverá sessão na Câmara de Vereadores de Dourado. A Diretora da Saúde deve comparecer para dar explicações sobre o estado da saúde em Dourado. A sessão começara às 20 horas
___________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Psicológica TV
___________________________________________________________________________
Browser da Google cresceu dez pontos em um ano, quase o mesmo índice que o IE perdeu. Institutos de pesquisa, porém, divergem sobre os números
O Chrome continua aumentando sua presença no mercado de navegadores. O software da Google, que em março de 2010 possuía 7,3% do setor, chegou a abril deste ano com 17,4%. Ganhou, portanto, mais de 10 pontos percentuais, e é o único, segundo os números da StatCounter, que obteve crescimento significativo no período.

O que o browser da gigante das buscas conquistou, o Internet Explorer, da Microsoft, perdeu. Em doze meses, o IE caiu de 54,4% para 45,1% – queda de 17%. Devido ao mau desempenho dos últimos doze meses, o browser da companhia de Redmond já não tem a posição privilegiada que tinha há dois anos. Juntos, Chrome e Firefox superam a participação do rival – a primeira vez que isso ocorreu foi em janeiro.

O browser da Mozilla, porém, também perdeu espaço. Em um ano, seu domínio foi de 31,3% para 30% – a nova versão do software, o Firefox 4, deverá a ajudá-la a reverter essa situação. Já o Safari, da Apple, chegou a 5% – cresceu 0,85 pontos – e o Opera se manteve com 2%.

Diferenças
É importante destacar que o resultado da pesquisa do StatCounter é muito diferente dos números apresentados pelo instituto NetApplications. Para este último, o IE possui 56%, ante 23% do Firefox e 12% do Chrome. Ambos, no entanto, atestam a queda do IE e o crescimento do navegador da Google.

Em outubro de 2010, as diferenças entre os institutos já haviam sido reconhecidas. Tanto o Net Applications quanto o StatCounter aplicam certas regras e filtros a fim de que as informações obtidas sejam traduzidas em gráficos concisos. As empresas, porém, não têm um entendimento quanto às normas que devem ser utilizadas. No final das contas, temos dois estudos bem distintos, mas que, de qualquer forma, apontam para uma tendência.
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

segunda-feira, 4 de abril de 2011

TEMA PARA DEBATE: Chega de educação progressista

Leia também:
Qual o futuro da nossa Escola. por Lucia Camacho. Olhar lá na frente, a Escola do futuro, esta é a questão que venho pesquisando há uns 10 anos. Sonho ver essa estrada construída. Acredito que o jogar sementes, ainda vale a pena. ..Clic aqui e continue lendo

Participe:
Nesta quarta feira, dia 06 de Abril, haverá sessão na Câmara de Vereadores de Dourado. A Diretora da Saúde deve comparecer para dar explicações sobre o estado da saúde em Dourado. A sessão começara às 20 horas
_____________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Serraria Cajari
__________________________________________________________________________
Fala-se e escreve-se, o tempo todo e em toda parte, que o Brasil está em vias de se tornar uma das potências dominantes do cenário global – mas tais previsões costumam vir acompanhadas de uma condicional: se quisermos chegar lá, teremos de investir em educação
por Eduardo Nunes*
Fala-se e escreve-se, o tempo todo e em toda parte, que o Brasil está em vias de se tornar uma das potências dominantes do cenário global – mas tais previsões costumam vir acompanhadas de uma condicional: se quisermos chegar lá, teremos de investir em educação.

É aqui que o leitor se pergunta: mas já não estamos investindo em educação? Para onde vão os 25% do orçamento que todo gestor público tem a obrigação legal de destinar a essa área?

Depois de passar sete anos acompanhando, como professor, o cotidiano da escola pública, posso afirmar que o principal problema do nosso ensino não é falta de verbas, mas falta de rumo. E ouso levantar uma questão que tem sido pouco discutida: a educação brasileira só é tão ruim por ser “boa demais”, pelo menos no papel.

Se tomarmos os textos das leis que norteiam o ensino no país ou os regimentos das secretarias municipais e estaduais de Educação, se lermos as ementas das disciplinas dos cursos de Pedagogia ou se ouvirmos o que é debatido em seminários de educadores, choraremos de emoção e teremos a sensação de que nossas escolas são o melhor dos mundos.

Tais textos, geralmente redigidos em prosa poética, estão repletos de belas expressões como “inclusão”, “gestão democrática”, “construção do conhecimento”, “leitura da realidade”, “libertação dos oprimidos”, “formação do ser humano integral”. Os arautos da corrente que hoje domina a intelligentsia educacional brasileira, e que chamam a si mesmos de “progressistas”, defendem esses princípios com fervor quase religioso e travam uma luta de vida e morte contra o paradigma anterior, que rotulam como “educação tradicional”.

A educação tradicional, aquela em que a maioria dos brasileiros com mais de 25 anos foi alfabetizada, foi demonizada. “Tradicional” tornou-se um xingamento. Ao assumir o comando dos órgãos que cuidam da educação no país, lá pelo fim da década de 80, os novos timoneiros identificaram o paradigma então vigente com o autoritarismo da ditadura e trataram de exorcizar as escolas das práticas tidas como “tradicionais” e “autoritárias”: a transmissão de conhecimento de um professor que sabe para um aluno que não sabe, a reprovação dos alunos que não aprendem, a memorização pela repetição, o bê-á-bá, a exaltação dos que tiram boas notas.

Desde então, evita-se ao máximo reprovar, pois isso “traumatiza” o aluno. A repetição da tabuada e os ditados para fixar a grafia das palavras também são evitados, pois “deformam a consciência”. Os currículos escolares foram permeados de atividades lúdicas e recreativas, destinadas a estimular a aceitação e a “inclusão”.

Você concorda que o avanço na educação depende de uma volta ao tempo em que o conhecimento era transmitido de forma tradicional?

O resultado, duas décadas depois, é que milhões de analfabetos funcionais saem das escolas públicas, todos os anos, com certificados de conclusão embaixo do braço. No seu afã de conscientizar e libertar os oprimidos, a educação progressista os condenou à escravidão da falta de qualificação. Vivendo num mundo de faz de conta onde a interação social é mais importante que o conteúdo, os “libertadores” não percebem que a verdadeira libertação é ter condições de ser selecionado para um bom emprego, de ser aprovado no vestibular, de passar em um concurso público, e isso é negado à maioria dos alunos das escolas públicas.

O avanço de que necessitamos para abraçar o nosso destino de potência global se assemelha mais, por paradoxal que seja, a um retrocesso, uma volta ao tempo em que o conhecimento era medido e aplicado, os professores eram respeitados e valorizados e os alunos só eram aprovados se aprendessem. 

*Eduardo Nunes é Filósofo e Jornalista
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai
Compartilhar no WhatsApp