sábado, 5 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO: Dificuldades de aprendizagem

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Este Post tem apoio cultural da Micro Fácil

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FRACASSO ESCOLAR PODE TER COMO ORIGEM ALGUM COMPROMETIMENTO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, COGNITIVO, LINGUÍSTICO, EMOCIONAL E ATÉ INSTITUCIONAL
*por Vera Lucia Camacho
A criança conversa muito, é lenta, não faz as lições de casa, não se interessa pela escola..as vezes até agressiva . e tem baixo rendimento escolar.

O que devemos pensar e fazer para ajudá-la?
Avaliar sempre todas as questões...todos os lados do problema.
Como está a estruturação familiar? Como está a saúde dessa criança? A alimentação, o sono, a organização do tempo,? E a escola?
Que condições ou que infra estrutura a escola possui, para oferecer ajuda a esse aluno nas suas dificuldades?
As dificuldades de aprendizagem, podem sim, também ser o fracasso da Escola, por não saber lidar com a diversidade. Lidar com as diferenças entre seus alunos.Um escola, tem seu papel, muito na facilitação e na orientação, não só na transmissão.

Será preciso que o professor atente para diferentes formas de ensinar, pois há diferentes formas de aprender.
Muito importante que o professor crie vínculos com seus alunos, através de atividades cotidianas.
Construir e reconstruir vínculos fortes e positivos...podem , ajudar em muito nessa nova proposta de ensinar.

Quando o aluno percebe que não aprendeu, que suas " notas "estão baixas , que toda uma pressão fica em cima de resultados, esse fracasso, desestimula, interfere na auto confiança, tira a tranqulidade da concentração segura ,por uma intranquilidade onde se passa no momento da "avaliação", a figura do resultado , a figura dos pais, e do boletim com resultados negativos.

Começa então o desinteresse, a desatenção, irresponsabilidades, e até a agressividade. Bloon,nos disse que não existe ninguém 10, nem ninguém o( zero).
Ninguém sabe tudo, como ninguém existe que não saiba nada.
A dificuldade de aprendizagem, acarreta um sofrimento ao aluno duplamente, pois além do seu rendimento escolar não ser bom, ele ainda sofre com os rótulos a ele destinados, comprometendo em muito o futuro dessa criança, em todos os projetos que tiver em seu futuro.

Há de se descobrir o que essa criança faz bem , e buscar nela um ponto forte para que ela se estruture, e se capacite a vencer obstáculos.
Que ela se acredite sendo alguém que é capaz de ser diferente porém muito capaz em outras atividades.
Até hoje não podemos afirmar que os alunos mais bem sucedidos na escola, foram os adultos mais bem sucedidos na vida.

A função da Escola vai muito além, de transmissão de conhecimento. Despertar valores morais, desenvolver o ser autônomo, plantar o auto conhecimento, descobrir potenciais e dar créditos e oportunidades de apoio, enfim... Educar , tirar de dentro do indivíduo o melhor de sua capacidade. Não entender que esse indivíduo é um receptor ou depósito do saber alheio .

Temos provas de sucessos até políticos, além de vencedores na mídia , onde a escolaridade não interferiu.

Então, o que provocar ? o que fazer para diminuir o fracasso escolar?
Será que acreditamos que o fracasso escolar é uma vontade do aluno? Se não acreditamos, pensemos: o fracasso escolar é um fracasso da vontade de quem?
Será preciso punir para se conseguir, ou será que o estímulo, a descoberta de valores pode dar um passo para o despertar,.
Durante muitos anos , alunos foram penalizados por seus fracassos. Ainda hoje sofrem punições e críticas.
Vencer o fracasso escolar não é apenas uma vontade de professores , alunos e pais.
É muito mais complexo.
Passa pelo emocional, pela metodologia,pelos conteúdos inadequados à maturidade da criança e pela relação professor aluno, aluno e família enfim...por uma infinidade de motivos, que só uma sensibilidade apurada, com bases no conhecimento e bom senso podem fazer a diferença.

*Vera Lucia Camacho é Psicopedagoga com extensão universitária na University of California, Berkley. Orientadora Educacional, Professora e Palestrante em Cursos de formação de professores e de Orientação a Pais e Escolas, especialidade em neurolinguistica e facilitação do aprendizado. Palestrante em Universidades do Rio De janeiro.

Um comentário:

  1. Ótimo artigo e muito oportuno, já que estamos voltando às aulas! O mais importante, na minha opinião É QUE NÃO É A CRIANÇA A FRACASSADA, em algum momento no percurso da aprendizagem, há falha, seja, da Família, da Escola ou do Poder Público...Não podemos é culpar a criança! Precisamos como pais estarmos vigilantes em que tipo de "espelhos" estamos sendo para nossos filhos, como professores adaptar-se as reais necessidades doas alunos, mas será que político quer REALMENTE aluno crítico? Ciente de seus DEVERES e DIREITOS? Tenho minhas dúvidas, aluno crítico, torna-se um adulto consciente e saberá votar. Bom, eu tenho tentado fazer a minha parte, como mãe e professora, mas precisamos unir forças!

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