sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO:Educação abre o ano com forte investimento

________________________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
 Clic SDS FM
________________________________________________________________________________________
Educação abre o ano com forte investimento em infraestrutura e na capacitação dos professores
Obras de cobertura da quadra da Escola Malheiro
O Departamento e Educação da Prefeitura de Dourado marcou para o próximo dia 15 de fevereiro o início do ano letivo. Um total exato de 1.051 alunos do ensino fundamental estão regularmente matriculados.

O ano letivo começa com novidades para os estudantes. O prefeito determinou ao Departamento de Finanças a aquisição playgrounds para serem instalados nas escolas.


O processo de compra já foi aberto pelo departamento e deve ser concluído nas próximas semanas. Neste ano, cada unidade escolar também ganhará uma sala com lousa digital, que vai oferecer a oportunidade para que os professores possam inovar na didática de ensino.


“Além de oferecer facilidades para que nossos professores possam exercitar a criatividade, utilizando as facilidades oferecidas pela tecnologia, as lousas digitais também deixarão as aulas mais interessantes”, comento a diretora de Educação Maria Inez Boschi.


Ela acrescentou que os professores da rede municipal receberão treinamento especial para aprenderem a operar as lousas, que ocuparão uma área de 80 polegadas.


As unidades de ensino da cidade também estão passando por melhorias. A Escola Senador Carlos José Botelho está finalizando a pintura do prédio, que precisou de autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) porque trata-se de um patrimônio tombado.
 
Na Escola Maria do Carmo Balestero Gutierre passou por uma pintura no prédio, instalação de alambrado e uma pequena cobertura num corredor de acesso.

Na Escola Luiz Antonio Ferreira Malheiro a Prefeitura construiu um prédio anexo com novas salas e agora está realizando a cobertura da quadra poliesportiva.


Também neste ano, está prevista a conclusão das obras da nova escola que está sendo construída no Jardim Aeroporto, obra que recebeu mais de R$ 1,2 milhão em investimentos do Governo Federal — por meio do programa Pró-Infância—, em parceria com a Prefeitura.


Na área administrativas, também há melhorias. As obras de reforma da sede do Departamento de Educação também estão a todo o vapor. Além das adaptações e reformas que vão alcançar todo o espaço, Dourado também irá ganhar seu primeiro auditório.


Instalado no primeiro piso, o local terá capacidade para receber com conforto aproximadamente 70 pessoas. A Prefeitura vai aplicar os acentos. À frente, está sendo construído um pequeno palco para a apresentação dos eventos que ali serão promovidos.


O espaço também terá uma lousa digital, que poderá ser utilizada para a realização de conferências e grandes reuniões, entre outras atividades.

“A reforma só está sendo possível porque a Prefeitura adquiriu o prédio, incorporando-o ao patrimônio público. Isso significa um avanço importantíssimo para nossa cidade”, lembrou o prefeito.


A data da inauguração será marcada assim que a reforma for concluída. Mas o otimismo entre os funcionários que atuam na rede é grande. “Nossa ideia será liberar o uso do auditório para outros eventos públicos que eventualmente sejam realizados em Dourado, não somente os promovidos pela Prefeitura e seus setores”, disse a diretora Maria Inez.


Antes do início das aulas, cuja atribuição — definição das turmas de estudantes que os professores serão responsáveis — está publicada no site da Prefeitura [www.dourado.sp.gov.br], o Departamento de Educação também irá promover a primeira edição do Fórum Municipal de Educação.


O evento está marcado para acontecer nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, e trará para Dourado aproximadamente cinco pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Bauru.

O encontro pretende debater formas de aprimorar o planejamento do ano letivo. “Será um de debates amplo em que os professores da rede municipal poderão conhecer novos métodos e também trocar ideias. Será um momento de refletirmos a educação que queremos para os alunos de Dourado”, disse animada Maria Inez.


Entre os pesquisadores um nome é dado como certo: a professora doutora Maria do Carmo Kobayashi. Ela já esteve em Dourado em outra oportunidade, a convite do Departamento de Educação, quando ministrou palestra para os educadores municipais.


O prefeito, que no início deste ano realizou uma reunião de planejamento com sua equipe de governo, está confiante na realização do Fórum. Ele diz que será uma oportunidade em que os professores de Dourado poderão reciclar seus conhecimentos.


“A base de um ensino de qualidade, capaz de extrair ao máximo a infraestrutura existente nas escolas, é sem dúvida um planejamento bem feito”, comentou.


O prefeito lembrou, ainda, que o resultado desses investimentos — tanto em infraestrutura como em recursos humanos — devem refletir no desempenho e aproveitamento dos alunos.


“Investir no estudante de Dourado é prepararmos o futuro dessas gerações. Uma boa educação é o que determina o sucesso de uma pessoa. E quanto mais cedo se trabalha nessa perspectiva, melhores são os resultados”, acrescentou o prefeito.
Fonte: site da prefeitura de Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp