quinta-feira, 31 de março de 2011

MEIO AMBIENTE: Ônibus ecológico

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Este Post tem Apoio Cultural da Serraria Cajari
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Veículo pioneiro circula em fase de teste em São Paulo sem utilizar diesel
Por Rodrigo Gallo
Já imaginou uma cidade sem poluição, onde carros, ônibus e caminhões são alimentados por combustíveis limpos? Infelizmente, esse lugar ainda não existe, mas algumas iniciativas pioneiras já deram o primeiro passo para chegar nesse paraíso urbano.

O governo do Estado de São Paulo colocou nas ruas um ônibus movido a hidrogênio que não emite nenhum poluente no ar. Claro, esse veículo ainda é único, mas pode se transformar em um grande modelo para toda a frota paulistana.

O coletivo ecológico está circulando no chamado Corredor Metropolitano ABD, que liga os terminais São Mateus (zona leste) e Jabaquara (zona sul). Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), é um excelente local para os testes, pois esse sistema é utilizado diariamente por 270 mil passageiros.

Ônibus sustentável circula pela cidade de São Paulo com a garantia de minimizar a emissão de poluentes na atmosfera

Funciona da seguinte maneira: o ônibus tem um motor elétrico que ganha movimento quando o hidrogênio armazenado no tanque passa por um processo eletroquímico e produz energia. Se fosse um ônibus convencional, haveria a queima do diesel, que geraria a energia mecânica responsável pelo movimento.

A explicação é um pouco técnica, mas é fácil de entender. Quando um motor utiliza diesel, o escapamento do ônibus (ou caminhão) libera aquela fumaça preta que, além de poluir o ar, prejudica a saúde. “No caso do ônibus a hidrogênio, sai do escapamento apenas vapor d’água”, explica o ex-presidente da Ford Brasil Luiz Carlos Mello, também coordenador do curso de pós-graduação em gestão automotiva da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

E tem mais. Esse ônibus ecológico contribui para a redução de outro tipo de poluição: a sonora. A emissão de ruídos é praticamente zero. Em cidades como São Paulo, essa também é uma excelente notícia.

Combustível do futuro:
O transporte coletivo poderá servir de modelo para toda a frota nacional – e talvez até mesmo sul-americana. Além disso, a iniciativa fez do Brasil o quinto país a dominar a fabricação desse tipo de veículo, ao lado de Alemanha, Canadá, Japão e Estados Unidos. Ou seja, os fabricantes brasileiros poderão, em breve, exportar veículos para outras nações interessadas em proteger a natureza.

Afinal, não somos só nós que visamos à preservação do meio ambiente. Esse é um problema global. Levantamentos revelam que a poluição causa de 2,5 a 4 milhões de mortes em todo o mundo, anualmente. “Para reduzir a poluição global, é fundamental pensar em uma grande mudança das frotas de veículos em circulação. Isso dará mais qualidade de vida às pessoas e, com certeza, vai proteger o meio ambiente”, esclarece o consultor de sustentabilidade Antonio Araújo, de São Paulo.

Em Londres, por exemplo, o governo inglês colocou o primeiro veículo desse tipo em circulação no fim do ano passado. Outros sete entrarão em funcionamento até o fim do semestre. No Canadá, os turistas que foram prestigiar os Jogos de Inverno de Vancouver, em 2010, utilizaram esses ônibus como meio de transporte entre o aeroporto local e uma estação de esqui. Modelos semelhantes também estão rodando nas principais ruas de Tóquio e Cingapura.

Uso caseiro:
O hidrogênio também pode ser utilizado em casa. Para quê? Para gerar energia, oras! Exemplo: na Argentina, a população da comunidade de Nossa Senhora de Koluel Kaike, na Patagônia, só usa energia produzida a partir do hidrogênio obtido em uma usina local. Lâmpadas, chuveiros, computadores, geladeiras... Tudo funciona normalmente, mas com hidrogênio e, consequentemente, com menos poluentes no ar.
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