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Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
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Essa semana que passou vimos o anúncio do Internet Explorer 9, e ficou bastante claro que a Microsoft encara o Google Chrome como o seu principal concorrente no mercado dos navegadores
Não foi explicito, mas o que deixou essa impressão foi o que a Microsoft deixou de falar durante este evento e os eventos passados do IE9. Muitas vezes ouvimos a palavra “Chrome,” e nada de sair “Mozilla” ou “Firefox.”
Mas quando analisamos as estatísticas globais dos navegadores, vemos o Internet Explorer decair lentamente, dos 55% de participação de Janeiro do ano passado para 46% de hoje. São 9 pontos percentuais perdidos. Por outro lado, o Chrome está com tudo, subindo de 6% do mesmo período do ano passado para seus 16% de hoje. Mas e o Firefox? Continua na segunda posição com sua participação constante de 30%.
O mercado da internet está sempre em movimento. Ficar parado é, em alguns casos, um sinônimo de morte. A ameaça aqui não é do constante Firefox, e sim do navegador em alta, o Google Chrome.
O Que a Microsoft Disse, e Deixou de Dizer
Mas, voltaremos para a apresentação da Microsoft. A empresa convidou vários jornalistas para revelar o primeiro candidato lançado para o Internet Explorer 9 e mostrou alguns recursos já comuns: a renderização acelerada por hardware de imagens e vídeos do HTML5 e a interface do usuário.
Boa parte das discussões sobre o IE9 está sendo em relação ao caminho da simplicidade escolhido pela MS. Ele possui menos botões de menu, ícones, barras de ferramentas e barras de status. O IE9 se tornou minimalista, e quando a Microsoft apresentou sua interface do usuário, colocou o navegador ao lado do Chrome. Isso sim é o que chamamos de concorrência direta.
Na hora da demonstração de velocidade gráfica com o HTML5, a Microsoft também colocou seu navegador lado a lado com o Chrome.
O Firefox só foi mencionado quando a apresentação chegou ao tema de listas e privacidade “do not track,” já que a Mozilla trabalha em sua própria abordagem nesta área. Mas, em termos de usabilidade, design e desempenho, as comparações foram feitas apenas com o Chrome.
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