___________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de IURISOM
_________________________________________________________________
O Departamento de Saúde da Prefeitura de Dourado fechou o relatório com o balanço final dos atendimentos realizados em 2010, leia abaixo: Comentando a Notícia
No total, foram realizados 21.474 consultas ambulatoriais no ano passado — média de 58 por dia, considerando os 365 dias do ano. O relatório mostra, ainda, que o Departamento de Saúde realizou 18.873 atendimento de urgência e emergência no Pronto Socorro da cidade.
Já o atendimento odontológico fechou o ano com 1.687 consultas realizadas e 3.482 procedimentos, além dos 120 pacientes que participaram das campanhas de prevenção ao câncer bucal. Ano passado, os agentes comunitários de Saúde realizaram 46.203 visitas domiciliares pelo Programa Saúde da Família e outras 9.228 feita por enfermeiras. Já os médicos da rede realizaram 801 visitas a pacientes.
A realização de exames também contabilizou números expressivos. Foram 570 de ultrassonografia e 820 de raio-x. Exames laboratoriais foram 11.884.
O Programa Saúde da Família promoveu diversas ações em 2010, voltadas para crianças, adolescentes, mulher, idoso, pré-natal, hipertensão, diabetes, suplementação de ferro, acompanhamento do Programa Bolsa Família e acompanhamento de tuberculose e hanseníase.
A distribuição de remédios por meio da Farmácia Municipal mostra alguns número surpreendentes. Foram 155.500 unidades distribuídas aos pacientes atendidos na rede. Em comprimidos, foram 1.331.734.
Porém, a Farmácia também distribuiu ampolas, bisnagas, cápsulas entre outras.
Foram aplicadas 3.449 vacinas de rotina e 2.177 imunizações contra a nova gripe e paralisia infantil. O Departamento de Saúde também realizou 97 testes do pezinho em 2010.
O trabalho de combate a dengue e outros vetores resultou na realização de 16.101 visitas domiciliares e outras 216 em pontos estratégicos e 105 em imóveis especiais.
A Vigilância Sanitária fechou o ano com 189 inspeções e emitiu 35 licenças de funcionamento. O trabalho de prevenção dedicado às mulheres realizou 418 coletas e duas cauterizações.
A diretora de Saúde Nilvia Maria Munhoz observa que os números do atendimento registrados em Dourado são realmente altos. “Isso acontece porque praticamente toda a população depende da saúde pública do município”, diz. Por isso, acrescenta, há um enorme empenho de todos os funcionários da rede em conseguir atender à essa alta demanda.
Comentando a Notícia:
Para uma cidade de oito mil habitantes, que dependem como diz a Diretora Nilvia Maria Munhoz, quase que exclusivamente da saúde publica, os numeros são bons, caso a saúde fosse só estatísticas, mas não é.
Dourado apesar dos avanços, que foram significativos, principalmente na profissionalização do Departamento de Saúde, continua com os mesmos problemas de sempre, falta de uma política de atração à médicos para residirem na cidade, com incentivos a estes profissionais, para ser compensador a eles, residirem em Dourado. Nesse caso especifico, precisamos ser "corajosos e criativos".
Na saúde hospitalar o ano de 2010, foi um ano prá ser esquecido, porque o que interessa à população é o atendimento a que se dá ao paciente, quando da necessidade; a ele na verdade não interessa saber da sempre mesma historia, que o hospital naquele momento de necessidade esta fechado por culpa dessa, daquela ou daquela outra diretoria, desse ano, ou de outro ano qualquer, ele precisa e o serviço não existe. O serviço hospitalar é "responsabilidade de todos, inclusive e principalmente da prefeitura, que teria sim que atuar firmemente para resolver este caos, inclusive se necessário com a municipalização da Casa de Saúde.
A coragem é uma qualidade necessária quando o problema a ser resolvido é grande, afeta muita gente e precisa ser resolvido, chega de empurrar o problema com a barriga. Todos sabem mas fingem não saber, que bingos, jantares, dinheiro publico a titulo de subvenção, não são e nunca serão suficientes, servem tão somente pra Casa de Saúde manter a sí mesma, na sua crônica falta de recursos.
É um dinheiro jogado em um poço sem fundo.
A coragem é uma qualidade necessária quando o problema a ser resolvido é grande, afeta muita gente e precisa ser resolvido, chega de empurrar o problema com a barriga. Todos sabem mas fingem não saber, que bingos, jantares, dinheiro publico a titulo de subvenção, não são e nunca serão suficientes, servem tão somente pra Casa de Saúde manter a sí mesma, na sua crônica falta de recursos.
É um dinheiro jogado em um poço sem fundo.
O ano de 2010 também foi um ano para ser lembrado, como o ano em que o Conselho Municipal de Saúde perdeu totalmente a sua independência, que já não era muita. O Conselho sempre muito contestado pelo poder publico municipal, que se sentia constrangido por sempre ter que pedir autorização e dar explicações para o Conselho de Saúde, que tem por lei, obrigação de assim agir, autorizando ou não e fiscalizando. O poder executivo de Dourado é responsável pelo Conselho Municipal de Saúde de Dourado, que de 2005 até 2009, foi tido como exemplo de atuação até por cidades bem maiores, ter se tornado um conselho Pro forma.
E este ano de 2011 começou muito mal para todos nós, Dourado perdeu o Dr. Idio.
Pessimismo não cabe, o Idio diria:"Luis, Dourado tem tudo pra dar certo, e esta dando, olhe para traz, veja o quanto foi conseguido, foi com muita luta, mas conseguimos, o que temos que fazer é trabalhar pelo nosso povo, sermos corajosos nas horas difíceis e criativos, não vamos esmoreçer".
Não vamos esmorecer, pode confiar, o povo de Dourado, é assim, corajoso, trabalhador, honesto e criativo
Luis Mario
Compartilhe e espalhe por aí:
Entre estas consultas estão as chamadas virtuais, aquelas que não feitas com a presença do paciente, apenas o prontuário é assinado pelo médico para que este possa emitir uma receita, de remédios, que no meu caso há 3 meses não tem na farmácia da cidade e é medicação de uso contínuo...por mim tudo bem, né? Trabalho muito, e o que ganho ainda me permite pagar o Gerson em vários meses (ainda bem que ele divide), mas infelizmente, se ganhasse apenas 1 salário, como a grande maioria da população, estaria muito mais fu----!!!!!!!!!!! É uma pena....
ResponderExcluir