quinta-feira, 3 de março de 2011

TRANSPORTE AÉREO: Azul confirma que Araraquara pode receber voos regulares

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Este Post tem Apoio Cultural da West Pneus
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Representantes da empresa estiveram na cidade e visitaram o aeroporto local
Araraquara está no páreo para ser uma das cidades do interior a operar vôos regulares da empresa Azul Linhas Aéreas, no aeroporto Bartholomeu de Gusmão. A confirmação foi feita ontem por Trey Urbahn, vice-presidente da empresa, e Adalberto Febeliano, diretor de relações institucionais. Ambos estiveram na cidade para apresentar o projeto de expansão da Azul a empresários do setor hoteleiro e de turismo e visitaram o aeroporto.

"Estamos visitando uma série de cidades do Interior e Araraquara é uma delas. Gostamos muito do que vimos. A cidade é de médio porte, com uma renda per capita muito boa e tem demanda de passageiros. É possível que a Azul passe a operar na cidade", disse Urbahn.

A Azul iniciou 2011 com um plano de expansão que prevê a chegada da companhia a mais de 20 cidades, totalizando aproximadamente 50 destinos até o final do ano. A estratégia da empresa é ligar cidades do interior às principais capitais do País, com voos curtos, tarifas competitivas e diversas freqüências por dia por meio de aviões modelo ATR 42, que entraram recentemente para a frota da Azul.

Os representantes da empresa visitaram diversas cidades nas últimas semanas, entre elas São José do Rio Preto, Marília, Uberlândia e Uberaba. "A expansão da Azul pode compreender todas as cidades que visitamos ou algumas. Ainda estamos estudando as possibilidades. Nosso plano de expansão priorizará centros regionais de médio porte", diz Febeliano, diretor de relações institucionais da empresa.

Segundo Febeliano, a empresa aposta na existência, nessas regiões, de uma demanda reprimida de passageiros que atualmente não utilizam transporte aéreo regularmente por limitação de oferta de linhas, horários, conexões com outras cidades e preços das tarifas. "Percebemos que o potencial de Araraquara é grande e as regiões que podemos abranger, trabalhando aqui, são inúmeras", afirma. Febeliano foi convidado pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) a participar de uma reunião de Associação dos Prefeitos da Região de Araraquara (Apra), que compreende 19 cidades. 

A Azul está se destacando no mercado por conquistar um público que até então não utilizava os aeroportos. "Com preços muito competitivos, estamos conquistando as classes mais baixas. Hoje estamos buscando ,inclusive, os passageiros de ônibus", diz Urbahn. Para se ter uma ideia, desde a estreia da Azul em Ribeirão Preto, no último dia 1º, a passagem para Campinas está custando R$ 29.

Crescimento:
Além dos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, a principal conexão da Azul está em Campinas, onde há cerca de 200 voos diários para 29 destinos. Segundo a empresa, Ribeirão Preto e Rio Preto foram escolhidas para serem as duas primeiras cidades do plano de expansão, por terem um grande potencial para aviação comercial, devido ao rápido crescimento dos últimos anos. São municípios que dobraram o seu tamanho desde 1990 e possuem renda per capita elevada, além de serem grandes polos de abastecimento para outras cidades da região.

Ainda não há voos da Azul em São Paulo, mas a empresa oferece ônibus gratuito de Campinas a Viracopos, na capital, e também tem uma linha contrária, partindo de Viracopos e do shopping Eldorado.
Azul foi a que mais cresceu no segmento:
A Azul encerrou 2010 com seis milhões de clientes, 26 aeronaves e 3 mil funcionários. Segundo a Anac, a companhia foi a que mais cresceu no ano passado, fechando o ano com aumento de mais de 103% na demanda por voos, em relação a 2009. Por dois anos consecutivos, foi considerada a empresa mais pontual no ranking de 17 companhias áereas. Seus diretores dizem que a empresa está próxima de gerar lucro pela primeira vez desde a fundação, o que só não aconteceu ainda devido aos constantes investimentos na ampliação dos serviços.
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