sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

TECNOLOGIA: Comida feita com impressoras 3D

Projeto vai levar comida fabricada por
impressora 3D para asilos
Iniciativa quer ajudar idosos com problemas de mastigação, oferecendo alimentos mais macios

Para muitos idosos, mastigar e engolir são desafios. Encarar as refeições, depois de um tempo, torna-se uma tarefa tão difícil que a gera perda de apetite e, mais tarde, até desnutrição. Com o objetivo de reverter esse cenário, uma iniciativa financiada pela União Europeia levará a casas de repouso comida feita com impressoras 3D.
Tapetes personalizados
 Tapetes persolnalizados
a
Batizado de PERFORMANCE, o projeto desenvolve a chamada "smoothfood", que além de tonar o mastigar mais fácil, oferece alimentos palatáveis e variados. O conceito desse tipo de refeição foi criado em 2010, pela empresa alemã Biozoon, e já foi adotado em mais de mil asilos em toda a Alemanha.

"A aparência e o gosto do produto final são iguais aos dos alimentos de verdade"

Basicamente, a comida é desconstruída e, depois, refeita por impressoras 3D. Uma nova geração de máquinas que começa a chegar ao mercado neste ano é responsável pelo processo. É possível ver várias delas funcionando em vídeos publicados na web.

"A aparência e o gosto do produto final são iguais aos dos alimentos de verdade", diz Mathias Kück, coordenador do projeto. "Mas a textura é macia, como uma espécie de gel. Ela se dissolve facilmente na boca, de modo que é mais seguro para pessoas com problemas de mastigação."

A UE já investiu aproximadamente 3 milhões de euros (cerca de R$ 9,2 milhões) no projeto, com a esperança de melhorar a qualidade de vida dos idosos, informou a Wired. "PERFORMANCE quer levar o conceito de smoothfood para um novo patamar e industrializá-la. Só então poderemos reduzir custos e também torná-lo disponível para residências", conclui Kück.

Transcrito de: http://revistagalileu.globo.com/

O conteúdo deste Site como artigos, textos, gráficos, imagens e outros materiais existentes no Site ("Conteúdo") são somente para o propósito de informação geral. Não existem representações ou garantias, expressas ou implícitas, sobre a integralidade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade do respectivo Conteúdo do Site para qualquer motivo. O uso do Conteúdo é de sua responsabilidade. O Conteúdo não constitui aconselhamento legal, médico, financeiro, conjugal, sobre gestão de riscos ou qualquer outro tipo de conselho profissional. Caso precise de aconselhamento específico, favor consultar um profissional licenciado ou com conhecimento na área. Os editores não são responsáveis por qualquer prejuízo ou dano causado ao leitor em virtude da observância do Conteúdo deste Site.

Gostou deste post? Se gostou não deixe de dar uma olhada nos Posts abaixo:

EDUCAÇÃO: Música na escola


Encontro de Educação Musical defende lei 
via profissionais da música

Comente, compartilhe e espalhe por aí:

Leia também:
Revista Super interessante, conteúdo liberado
Uma rica fonte de material de pesquisa para trabalhos escolares e conhecimento geral. Os editores da Revista Super interessante, em um gesto incomum, liberaram para leitura e consulta, todo o conteúdo das edições antigas da revista, ..Clic aqui e continue lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp