quarta-feira, 2 de agosto de 2017

PONTO E CONTRAPONTO: Você com certeza já ouviu falar ou mesmo já experimentou a dieta das proteínas, certo?

PONTO


A dieta da proteína baseia-se no consumo de alimentos que são boas fontes de proteína, como carnes e ovos, e na exclusão de alimentos ricos em carboidratos, como pão e macarrão. Para emagrecer com essa dieta, a proteína escolhida deve ser pobre em gordura, devendo-se optar por frango ao invés de carne vermelha, e leite desnatado ao invés de leite integral, por exemplo para consumir menos calorias provenientes da gordura.

A dieta da proteína emagrece porque a ausência de carboidratos na alimentação faz o organismo queimar mais rapidamente as suas fontes de gordura. No entanto, é comum sentir fraqueza e tonturas nos primeiros dias da dieta, mas esses sinais costumam passar após 3 ou 4 dias, tempo em que o organismo habitua-se à falta de carboidratos. 

Este post tem apoio da

Hospedagem de Páginas


Cardápio da dieta da proteína

Este é um exemplo de um cardápio completo da dieta da proteína para cumprir facilmente uma semana.

Alimentos permitidos na dieta da proteína:

Os alimentos permitidos na dieta da proteína são os alimentos ricos em proteínas e alguns legumes, verduras e frutas pobres em carboidratos, como:
  • Carne magra, peixe, ovo, presunto;
  • Leite desnatado, queijos brancos, iogurte desnatado;
  • Acelga, couve, espinafre, alface, rúcula, agrião, chicória, cenoura, repolho, tomate, pepino, rabanete;
  • Azeite;
  • Castanhas, nozes, amêndoas;
  • Sementes como chia, linhaça, gergelim, abóbora, girassol;
  • Abacate, limão.
A dieta da proteína pode ser realizada durante 15 dias com 3 dias de intervalo, podendo ser repetida por no máximo mais 15 dias

Alimentos proibidos na dieta da proteína:

Os alimentos proibidos durante a dieta da proteína são as fontes de carboidratos, como:
  • Pão, macarrão, arroz, farinha, batata, batata doce, macaxeira
  • Feijão, grão-de-bico, milho, ervilha, soja;
  • Açúcar, biscoitos, doces, bolos, refrigerantes, sucos;
  • Frutas e água de coco.
É importante não consumir esses alimentos durante a dieta da proteína para evitar mudanças no metabolismo que façam o corpo parar de utilizar a proteína e a gordura como fonte de energia.

O que saber antes de começar a dieta da proteína

Antes de iniciar qualquer dieta, é importante o aconselhamento médico ou de um nutricionista para não prejudicar a saúde. O nutricionista pode indicar um outro cardápio mais personalizado, levando em consideração as preferências pessoais e possíveis restrições alimentares.
Os cuidados com a dieta da proteína são principalmente para que esse tipo de alimentação não prejudique o funcionamento dos rins. Assim, o ideal é que essa dieta seja feita por no máximo 1 mês e segundo a orientação do nutricionista, para que não ocorram problemas relacionados à falta ou ao excesso de nutrientes no organismo, como problema nos rins, queda de cabelo, dor de cabeça, tonturas e desmaios.
CONTRAPONTO


É tentador para quem quer emagrecer saber que existe a possibilidade de emagrecer rápido, podendo comer carnes, leite e derivados, ovos, bacon e outros alimentos ricos em proteínas e gorduras.

Sendo o único sacrifício, deixar de comer o carboidrato. Quantos não pensaram assim: Ah, será apenas por um tempo!

Realmente é possível ter o resultado desejado, pois o carboidrato é primeira fonte de energia utilizada para o corpo, excluindo ou diminuindo o consumo desse nutriente, o organismo passa a utilizar a proteína e a gordura como energia, alterando o metabolismo dos carboidratos.
_____________________________________________


Faça seu pedido
 Visite nosso Facebook
Serviço de Delivery super rápido
_________________________________________________

Mas isso pode trazer muitos prejuízos a saúde. Consumir uma grande quantidade de proteína pode comprometer os rins, já o consumo excessivo de gorduras, pode elevar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, que leva a um maior risco de doenças cardiovasculares. 

E se ainda não houver o consumo de legumes, verduras e frutas poderá acarretar a deficiência desses nutrientes, ocasionando outros prejuízos.

Para que o organismo trabalhe corretamente é preciso ter uma alimentação balanceada, com qualidade e na quantidade adequada. Restringir ou excluir o carboidrato significa comer de forma desequilibrada.

Sem contar que o cérebro precisa do carboidrato diariamente, então pode comprometer a integridade do sistema nervoso central também. Além disso, é comum ouvir de pessoas que já experimentaram esse tipo de dieta notarem alterações de humor, impaciência, irritabilidade e outras sensações desagradáveis.

Quanto a consumir os carboidratos até ás 18:00 horas, é importante que se faça o jantar de forma balanceada, já que é uma das refeições principais, por isso o carboidrato deve fazer parte. O segredo é saber a quantidade certa de consumir e fazer opções de fontes saudáveis, exemplos : arroz ou pães integrais, aveia, batata, etc.

Por estes motivos apresentados, pense bem antes de fazer qualquer dieta, analise se ela é benéfica a curto, médio e longo prazo e se o seu resultado será bom para sua estética e saúde. Talvez perceberá que não é a melhor saída tirar o carboidrato.

Por: Roberta dos Santos Silva 
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Os conteúdos deste Site como artigos, textos, gráficos, imagens e outros materiais existentes no Site ("Conteúdo") são somente para o propósito de informação geral. Não existem representações ou garantias, expressas ou implícitas, sobre a integralidade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade do respectivo Conteúdo do Site para qualquer motivo. O uso do Conteúdo é de sua responsabilidade. O Conteúdo não constitui aconselhamento legal, médico, financeiro, conjugal, sobre gestão de riscos ou qualquer outro tipo de conselho profissional. Caso precise de aconselhamento específico, favor consultar um profissional licenciado ou com conhecimento na área. Os editores não são responsáveis por qualquer prejuízo ou dano causado ao leitor em virtude da observância do Conteúdo deste Site.

Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

Veja também:

Nota Fiscal Paulista, você abate o valor do IPVA ou recebe os créditos em dinheiro
O Programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus 

EDUCAÇÃO: Como fazer faculdade de graça e pela internet

Todos já sabem que não precisam mais se deslocar de casa todos os dias para fazer faculdade. Agora, com a evolução da internet, muitas pessoas estão optando por realizar uma graduação pela internet mesmo, no que chamamos de curso à distância




Veja os Posts abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp