A partir desse mês os servidores da Prefeitura de passam a usar a Biometria por Impressão digital para marcar a entrada e saída no trabalho. Mas o que é e como funciona a biometria?
A biometria é uma importante ferramenta de segurança, utilizada em diversas áreas do nosso dia a dia.
_____________________________________________
Faça seu pedido
Serviço de Delivery super rápido
_________________________________________________
Quando o assunto é segurança um mecanismo que não pode ser deixado de lado é a biometria. Este tipo de tecnologia é muito utilizada para o reconhecimento e identificação criminal, controle de acesso a aparelhos e dados e, no futuro, espera-se que ela esteja ainda mais presente na vida das pessoas, sendo a principal ferramenta de segurança de casas e veículos. Nestes casos, ao invés de usar uma chave, o proprietário usaria o reconhecimento biométrico para ter acesso a moradia ou ao automóvel. Outra expectativa é que daqui a alguns anos esta tecnologia nos permitirá ser identificados em qualquer lugar do mundo, graças a bancos de dados globais que facilitarão a realização de transações financeiras, colocando de escanteio o dinheiro e os cartões de crédito, que podem ser perdidos ou roubados.
Atualmente a biometria já é muito utilizada. Smartphones tops de linha tem investido na tecnologia como forma de proteção, seja pela leitura de impressões digitais ou pelo scanner de íris. Outro exemplo é o sistema biométrico que está sendo implementado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. O prazo para o cadastramento biométrico vai até 2018, sendo que ele deve ser feito seguindo o cronograma do Tribunal Regional Eleitoral de cada cidade.
O recadastramento eleitoral biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. A tecnologia visa garantir mais segurança e confiabilidade às eleições. Com a identificação biométrica não será possível que o eleitor vote mais vezes, em lugares diferentes.
Como podemos ver, é depositada muita confiabilidade no sistema biométrico, isto porque ele realmente é muito seguro, o que não significa dizer que é infalível, mas ainda assim é um dos mecanismos de segurança mais indicados. Mas, como e porque a biometria consegue ser tão segura?
A resposta é simples. A biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos; bio (vida) + metria (medida). Partindo da premissa de que cada individuo é único e possui aspectos físicos e de comportamentos distintos, a biometria utiliza estas características únicas de cada pessoa como forma de identificação dos indivíduos. Deste modo, diminuem-se consideravelmente os riscos de fraudes, roubos, entre outros crimes.
Os sistemas biométricos baseiam seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, como por exemplo, a palma da mão, a íris e a retina dos olhos ou as digitais dos dedos. Abaixo você confere alguns dos principais sistemas de leitura biométrica.
Veias: Neste processo é realizada a captação de informações baseadas nos volumes de veias aparentes no corpo de uma pessoa. Sua confiabilidade é média. É difícil de fraudar e possui alto custo.
Impressão digital: Sistema que capta a imagem da impressão digital por meio de um leitor biométrico óptico e compara com um banco de dados de imagens com as digitais já gravadas. O método é considerado rápido, de alta confiabilidade e de baixo custo.
Reconhecimento da face: Leitura dos traços do rosto da pessoa. Possui menor fiabilidade, é rápido e possui baixo custo.
Identificação pela íris: Considerado um dos métodos mais seguros, consiste na leitura da íris do olho, que é única em cada pessoa e é imutável ao passar dos anos. Porém, possui alto custo.
Reconhecimento pela retina: A leitura é considerada difícil e incômoda, visto que as informações são coletadas mediante foco de luz, que a pessoa deve olhar fixamente. Possui alto custo.
Reconhecimento de voz: Consiste na análise da sonoridade, gravidade e sinais agudos de uma voz. É considerada pouco fiável, devido a problemas com ruídos no ambiente, por mudança na voz do utilizador devido a gripes ou stress. O processo de cadastramento e a leitura são demorados. Possui baixo custo.
Geometria da mão: Consiste na identificação do tamanho, da estrutura e da posição da palma da mão. É considerada menos fiável, devido a problemas com o uso de anéis. Além disto o utilizador precisa encaixar a palma na posição correta. Possui médio custo.
Reconhecimento da assinatura: Algumas assinaturas mudam com o passar do tempo, porém características como pressão, movimentos aéreos, entre outras são únicas de cada indivíduo, tornando extremamente difícil sua falsificação. Por este motivo o método é considerado muito fiável, além de ser prático e ágil, acessível a todos os públicos e de médio custo.
Reconhecimento da digitação: É considerado pouco fiável, demora no cadastramento e leitura, mas possui baixo custo.
No futuro espera-se que o reconhecimento biométrico também seja feito pela verificação de odores e salinidade do corpo humano, padrões das veias por imagens térmicas do rosto e ou punho e análise de DNA. Por enquanto a identificação por DNA ainda não é considerada uma tecnologia biométrica de reconhecimento, isto por ser um processo demorado e que ainda não foi automatizado.
Como funciona:
Cada sistema biométrico possui um tipo específico de funcionamento, mas no geral, existem três componentes básicos. São eles:
Captura: é o momento em que uma amostra biométrica é adquirida (como a digital ou a íris do olho).
Extração: é a retirada de informações da amostra de características únicas do indivíduo. O resultado é chamado de template.
Comparação: é a comparação da informação colhida recentemente com a armazenada no template.
Gostou deste post? Se gostou não deixe de dar uma olhada nos Posts abaixo:
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai
Visite também os Posts abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário