terça-feira, 12 de abril de 2011

SAÚDE: Dengue: uma campanha constante

Leia também:
Dinheiro para Casa de Saúde, não é para a Casa de Saúde e ...
Caberá à Casa de Saúde Santa Emília a indenização de dano causado ao paciente, aos órgãos do Departamento Municipal de Saúde ea terceiros a ele vinculado, decorrente de ação, omissão voluntária, ou negligência, imperícia ou imprudência ...Clic aqui e continue lendo
____________________________________________
Dourado é um dos poucos municípios da região onde a Dengue é combatida com eficácia
O município de Dourado não teve até hoje um caso autóctone (quando a doença é contraída no próprio município) de dengue desde 1986 quando a doença, que estava erradica no Brasil, voltou a registrar casos epidêmicos em vários Estados.

Se levarmos em consideração a microrregião, Dourado é a única cidade que ainda não apresentou um caso de pessoa que tenha contraído a doença na cidade. Esse é o resultado do trabalho realizado com responsabilidade, em caráter permanente pelo departamento de Saúde do município.

Com o início de uma campanha estadual de Combate à Dengue, na semana passada, o município intensificou suas atividades. Além do casa a casa, visitas periódicas ao cemitério municipal como medida preventiva e orientação para a população com cartilhas explicativas, ocorreram também palestras nas escolas e uma visita à Escola da Família, no sábado, que funciona na escola municipal Salles Jr.. Nesta semana as palestras continuam, inclusive, para profissionais da Saúde, etc.
 
Lembre-se:
Como o mosquito produz criadouros em água parada, entre as "armas" utilizadas contra o mosquito estão:
- Tratamento de piscinas com cloro;
- Evitar o acúmulo de água em vasos, pneus, poças, canos e calhas entupidos;
- Manter a caixa de água fechada e bem vedada;
- Manter os poços e cisternas bem fechados;
- Eliminar todos os pontos onde a água possa ficar parada.
Fonte: Site da Prefeitura de Dourado

Comentando A Notícia:
A política de combate a dengue em nossa cidade foi implementada com rara felicidade pela atual administração, por isso temos resultados, ótimos resultados, pelos numeros que são apresentados, colocando Dourado como uma exceção  em meio à cidades da região que vivenciam  muitos problemas no combate ao mosquito. Nossos parabéns.

O que me deixa chateado é que quando alguma coisa da certo, é por méritos exclusivos, no caso, da Diretoria de Saúde. A população não é nem citada, como se ela não fosse também responsável, pela não proliferação da dengue, mantendo suas residências sem criadouros do mosquito, fazendo aquilo que se pede nas campanhas, mas quando a bagunça impera, quando as coisas vão de mal a pior, aí sim a população é lembrada e lembrada como a responsável pelas coisas não andarem da maneira correta, é só dar uma olhada no post "Em 2010, o serviço de saúde de Dourado realizou mais de 41 mil atendimentos a pacientes da cidade e Comentando A Notícia"
Precisamos sim valorizar o que esta correto e dar os méritos a quem os tem, no caso da dengue, para a eficiente política da Diretoria Municipal de Saúde, para os funcionários que saem a campo e para a população que faz a parte dela. Agora quando a coisa não esta indo bem, temos que fazer auto critica e não fugir das responsabilidades, quando a população sente que a coisa esta sendo feita de maneira correta ela dá apoio e aplaude, ao contrario, quando se tenta tirar o corpo fora, a população se sente abandonada e abandona também. Pensem nisso senhores gestores da saúde.
Luis Mario
Deixe seu comentário, compartilhe e espalhe por ai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp