terça-feira, 12 de abril de 2011

EMPREENDEDORES: Seja um empreendedor

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O empreendedor interno é aquele que dispõe de todas 
estas características
por Vitório de Simoni*
Para ser um empreendedor, você não precisa necessariamente montar o seu próprio negócio ou abandonar o emprego. Você pode ser um “empreendedor interno” ou um “intra-empreendedor”.

Dentro do conceito de empreendedorismo, há espaço para a manifestação de características empreendedoras na própria empresa, ainda que na condição de funcionário ou colaborador.

O conceito de empreendedor está relacionado diretamente a um conjunto de palavras-chave. Contar com funcionários com comportamento empreendedor é um ponto forte que representa vantagem competitiva nos negócios.

Tais palavras-chave resumem-se, por exemplo, à iniciativa, capacidade de assumir riscos, inovação, persistência, aceitação às mudanças, confiança, senso de urgência para aproveitar as oportunidades, percepção ativa da movimentação do mercado, desejo de evoluir, gana de vencer transformando idéias em realidade e disposição para trabalhar com comprometimento, dentre tantas outras.

O empreendedor interno não limita seu trabalho à disponibilidade de recursos e às oscilações do mercado, mas, sim, associa-o à visão, ao desejo efetivo de transformar idéias em realidade e ao descontentamento com o “velho”.

Ele usa toda sua imaginação, toda sua criatividade, depositando confiança naquilo que faz. O empreendedor interno arregaça as mangas, não poupa esforços e vai ao encontro dos desafios, objetivando vê-los transformados em resultados.

Mesmo diante dos fracassos e dos erros, o empreendedor interno não desiste de seus planos e passa todos os dias por um processo de aprendizagem, predominando, neles, uma característica tipicamente brasileira: “levanta, sacode a poeira, e dá a volta por cima”.

O empreendedor interno é aquele que dispõe de todas estas características e agrega-as na empresa onde trabalha, colaborando para transformá-la e mantê-la em plena sintonia com as mudanças externas.

Assim é o empreendedor interno. Dispõe de todas estas características e agrega-as na empresa onde trabalha, colaborando para transformar e mantê-la em plena sintonia com as mudanças dos novos tempos.

Todavia, um empreendedor interno necessita trabalhar numa empresa que ofereça um ambiente com condições adequadas para operação de suas ações. Do contrário, ele vai se sentir deslocado, sem espaço e sem clima para manifestar seu trabalho, principalmente quando tiver que conviver com os “sobreviventes” da mudança que ele mesmo propõe.
Numa situação destas, certamente o caminho mais propenso tende ser a sua saída da empresa, resultando numa nova oportunidade de trabalho, onde ele possa identificar as características empreendedoras desejadas.

Portanto, identifique entre seus colaboradores aqueles que apontam um comportamento empreendedor dentro do conjunto das características apresentadas.

Observe seus hábitos, práticas e valores. Depois, faça com que trabalhem ainda mais de forma integrada, a fim de multiplicarem suas características aos demais integrantes da equipe de trabalho, de forma a contar com uma verdadeira equipe de empreendedores internos.

“Se você ensina uma pessoa a trabalhar para outras, você a alimenta por um ano; mas, se você a estimula a ser empreendedor, você a alimenta, e a outras, durante toda a vida”.
Considere, ainda, a idéia de que empreendedores internos também podem ser criados; nem sempre eles nascem feitos , derrube este mito. Hoje, um bom número de empresas buscam formatar a composição do quadro de suas equipes com empreendedores internos. Por que você também não faz o mesmo?

A tendência é de que cada vez mais aumente esta realidade, reduzindo o espaço para aqueles funcionários que não se sensibilizam pela adoção de uma nova postura profissional e que, durante toda a sua passagem pela empresa, participaram de sua história apenas como agentes passivos, deixando de agregar atividades diferentes em seu trabalho, contribuindo muito pouco ou quase nada para o processo de revitalização da própria empresa.

Um ambiente conhecido como Nova Economia já é pura realidade. A diferença não é mais quantitativa quando se discute informações, mas sim como ela é usada.

Da mesma forma, exige-se um repensar do conceito que você tem de sua empresa, principalmente de micro, pequenas e médias empresas. Os empreendedores internos poderão auxiliá-lo nesta caminhada!

*Vitório de Simoni por Vitório de Simoni:  Eu nasci em Jaboticabal (SP), aos 23 de novembro de 1973, sou filho de Adail De Simoni e Shirley De Simoni, casado e pai de dois filhos.Após concluir o 2º grau, eu estudei a Ciência da Contabilidade e diversos cursos de especialização nesta área, meu histórico profissional começou bem cedo, aos 14 anos de idade como office-boy e desde essa época, trabalho no ramo da Contabilidade até hoje, perfazendo 22 anos de experiência, possuindo atualmente o escritório de contabilidade SIMONI ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL, na qual presta consultoria e assessoria contábil e tributária a empresas de Jaboticabal e para várias cidades da região. Na vida social tenho participação ativa em várias entidades de classe, entidades beneficentes e campanhas institucionais.
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