sexta-feira, 15 de abril de 2011

ENQUANTO ISSO EM SÃO CARLOS: Sistema online de consultas e exames de São Carlos serve de modelo para região

Leia também:
Dinheiro para Casa de Saúde, não é para a Casa de Saúde e ...
Caberá à Casa de Saúde Santa Emília a indenização de dano causado ao paciente, aos órgãos do Departamento Municipal de Saúde ea terceiros a ele vinculado, decorrente de ação, omissão voluntária, ou negligência, imperícia ou imprudência ..Clic aqui e continue lendo.
______________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da RN Vidros Automotores
_______________________________________________________________________
Profissionais de Saúde das cidades de São João da Boa Vista, Aguaí e Santo António do Jardim estiveram em São Carlos nesta semana para conhecer o Complexo Regulador de Saúde, responsável pela regulação em tempo real do acesso de pacientes às consultas e exames especializados
O Complexo funciona em São Carlos desde 2007 e atende pacientes da cidade e região – Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito.

“O agendamento deixou de ser manual e passou a ser informatizado e em tempo real”, explica a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Elma Formiga, que acompanhou a visita das três cidades que ainda não possuem o sistema. “Evitamos deslocamentos desnecessários, diminuímos a fila de espera, houve uma padronização das informações com melhor controle e maior rapidez”, detalha Elma. 

O Ministério da Saúde orienta os municípios com gestão plena a implantar o Complexo Regulador para consultas e exames especializados, para urgência e emergência e para leitos hospitalares. “São Carlos já tem a regulação para consultas e exames especializados e para urgência e emergência pelo SAMU. O próximo passo é implantarmos a regulação dos leitos hospitalares”, salienta o secretário de Saúde de São Carlos, Arthur Pereira.

De acordo com o secretário, é imprescindível o sistema de regulação dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nas urgências e emergências, por exemplo, o regulador determina para onde paciente deve ser levado, dependendo da complexidade do atendimento e da disponibilidade das Unidades de Pronto Atendimento”, destaca. Para ele, a regulação torna mais eficiente o controle dos recursos investidos em Saúde, além de ampliar a qualidade na prestação do atendimento.

Como funciona o Complexo Regulador de São Carlos:
Em São Carlos, o Complexo Regulador está instalado no prédio da Vigilância Epidemiológica e tem uma estrutura física de 10 computadores, 3 linhas telefônicas e o apoio de três médicos reguladores, um supervisor de equipe e dois auxiliares administrativos. 

O Complexo Regulador é responsável pela autorização e agendamento de consultas e exames de média e alta complexidade conforme critérios médicos, que trabalha com classificação de risco sob quatro níveis: emergência, necessidade de atendimento imediato; urgência, atendimento o mais rápido possível; prioridade não urgente; e atendimento eletivo. O Complexo Regulador é ligado, via internet, ao Sistema de Regulação (Sisreg) do Ministério da Saúde, que fiscaliza a realização dos procedimentos e utilização dos recursos. 

Para o funcionamento do SUS em São Carlos, a Prefeitura mantém convênios com prestadores de serviços, como o Hospital Escola, que realiza exames por imagem, com o Centro Municipal de Especialidades, que realiza consultas com médicos especialistas, a Santa Casa com o atendimento de alta e média complexidade, e outros prestadores que oferecem exames específicos, como desintometria óssea, citilografia, endoscopia, teste ergométrico, biópsia de próstata, audiometria.
Comente, compartilhe e espalhe por aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp