sábado, 29 de janeiro de 2011

MEIO AMBIENTE:Briquete, um bom negócio para o bolso e para a natureza

______________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da Serraria Cajari
_______________________________________________________________________________________

Briquetes
por *Luis Mario
Saiba porque o briquete é um bom negócio 
para o bolso e para a natureza
Briquete é um CSR (Combustível Sólido Renovável), produzido a partir da secagem e compactação da Biomassa (bagaço de cana e outros). 
Seu formato possibilita ser transportado a Granel ou em Bags, podendo ser armazenado por longo período de tempo.
Devido ao seu tamanho o Briquete é ideal para alimentação automatizada em caldeiras e fornos, pois além de reduzir o manuseio, aumenta a eficiência destes equipamentos.

a) Escolha certa
O briquete torna-se a melhor alternativa para a produção de energia, pois substitui o óleo combustível ou gás natural com a utilização em caldeiras a vapor, sendo que ele produz vapor de qualidade com a vantagem extra de economia em até 60%.

b) Utilização dos Briquetes
O briquete pode ser utilizado em caldeiras, lareiras, fogões à lenha, fornalhas, churraqueiras, secadores, forjas, fornos e outros. Hotéis, pizzarias, padarias, abatedouros, etc, podem se beneficiar das vantagens do briquete como combustível, pois este material além de reduzir custos, otimiza a produção.

c) Dados Técnicos
Densidade específica: 1 - 1,3 (1300 kg = 1m³) 
Umidade Máxima: 2% a 6%
Poder Calorífico: 4600 - 5100 kcalj/kg
Teor de Enxofre: Nenhum
Teor de Fósforo: Nenhum

Método de Produção:
Por temperatura 150 oC e alta pressão a 9400kg/cm²,
Cinza a (850 oC): 0,6%
Material volátil: (980 oC) 20,6%
Carbono Fixo: 10,3%

d) Armazenagem

O briquete ocupa pequeno espaço no armazenamento, que pode ser próximo a fornalha; 15 toneladas de briquetes, por exemplo, necessitam de 25m², o que equivale a 90m³ de lenha aproximadamente.

e) A queima

A queima do briquete não necessita de nenhum equipamento especial. Toda fornalha preparada para a queima de lenha está pronta para a queima do produto. A alimentação manual, para maior eficiência do produto e menor poluição, deve ser contínua e com menor quantidade de briquete possível. 
A combustãodo produto é limpa, sem cheiro e fumaça.  


Comparação do Volume: 
Bagaço de Cana x Briquete. A secagem e compactação do Bagaço de Cana, reduz seu volume em até 10 vezes, obtendo ganho em espaço para armazenagem e transporte.
Após a compactação o Briquete pode ser depositado em Bags e armazenado por longo período de tempo, ao contrário do Bagaço de Cana, que com o tempo fermenta, gerando gás metano, aumentando sua porcentagem de água e produzindo chorume, que contamina o solo e lençóis freáticos.

Comparação da Eficiência Calorífica / m³: 
Bagaço de Cana x Briquete. A eficiência calorífica do Briquete é muito maior que a do Bagaço de Cana, pelo fato de estar quase seco, com aproximadamente 10% de umidade, portanto, não gasta o seu poder calorífico para eliminar a umidade excedente.

____________________________________________________________________________________
*Luis Mario é Editor de A Notícia, do site São Carlos Hoje e Dourado Hoje, Administrador do Grupo "Cidade Coração" no Facebook, atuou por muitos anos como Secretário Geral de Conselhos de Saúde na região Centro Paulista e em consultorias aos Conselhos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é consultor para Conselhos de Politicas Publicas e Diretor de Planejamento da Prefeitura de Dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp