quarta-feira, 22 de junho de 2011

NOSSA CIDADE: Produtores rurais de Dourado visitam a Hortitec, em Holambra


Leia também:
MEIO AMBIENTE:Briquete, um bom negócio para o bolso e para a natureza
Briquete é um CSR (Combustível Sólido Renovável), produzido a partir da secagem e compactação da Biomassa (bagaço de cana e outros).Clic aqui e continue lendo
__________________________________________________________________________________
Este Post te apoio cultural de Placacentro MASISA FAZIO
_________________________________________________________________________________
O prefeito interino de Dourado, João Eduardo Fantini  e produtores rurais do município, na companhia do diretor municipal do Meio Ambiente, João Batista Zolio Jr., estiveram na cidade de Holambra e participaram da 18 Hortitec, (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas), na sexta-feira passada, dia 17
Na Hortitec, os produtores rurais tiveram contato com o que há de mais moderno no setor em termos de técnicas e produtos oferecidos por mais de 300 empresas participantes.  

O que é a Hortitec:
A Hortitec surgiu do ideal de um grupo de empresários, que sentia a necessidade de ter no Brasil um evento nos moldes das principais exposições no exterior, onde os participantes pudessem ter contato com empresas expositoras, conhecendo as necessidades do setor e realizando negócios.Com o passar dos anos, a Hortitec ampliou a sua atuação, passando a contar com expositores dos setores de horticultura e fruticultura. Em 2010, em sua 17ª edição, participaram aproximadamente 350 empresas e 25.000 visitantes.


A 18º Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas contou este ano com um número recorde de expositores: foram 370 empresas, do Brasil e exterior, que apresentaram suas novidades em instalações, equipamentos, insumos e demais tecnologias para flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas intensivas. Mais de 25 mil pessoas visitaram a exposição.

A tecnologia, que hoje se aplica fortemente na horticultura, está disponível por meio de estufas, sementes, mudas, defensivos e equipamentos técnicos, que auxiliam no processo produtivo. Tudo para facilitar o trabalho do produtor e permitir que ele tenha a maior produtividade possível. Para o organizador da exposição, Renato Opitz, mesmo o homem simples, o que atua com agricultura familiar, já entendeu a necessidade de investir nas tecnologias disponíveis. 

Entre as novidades destacaram-se sementes e mudas que usam a tecnologia para garantir resistência e maior produtividade em produtos diferenciados aos olhos do consumidor final; as estufas que possibilitam ao produtor desde controle total da luminosidade, umidade do ar, irrigação e nutrição; equipamentos que permitem melhor aproveitamento dos espaços internos; produtos para nutrição e proteção com foco na sustentabilidade, entre muitos outros.

O perfil do setor em foco:
Durante da feira, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) divulgou pesquisa realizada em 2010 e 2011, com dados socioeconômicos da cadeia produtiva de hortaliças, tais como valor e estimativa de produção, em nível de agricultor, atacado e consumidor; gastos com insumos – sementes, fertilizantes, agroquímicos e herbicidas – e com mão de obra, entre outros. Dentre os resultados, o uso da mão de obra na cadeira produtiva é o que melhor demonstra a importância do setor: para o cultivo dos 700 mil hectares de hortaliças produzidos no país são gerados 2,4 milhões de empregos diretos, o que representa 3,5 empregos por hectare.

Oportunidade de Capacitação:
Além da feira de negócios, a Hortitec realizou paralelamente cursos visando capacitação do setor. Sob coordenação da Flortec Consultoria e Treinamento, entre os dias 13 e 14 de junho, foi realizado o curso “Estratégias para alta produtividade e qualidade na produção vegetal” e com carga horária de 16 horas, aconteceu o “Curso sobre aspectos técnicos da produção, colheita e comercialização de folhagens, flores tropicais e plantas ornamentais”.
Fonte: Site da Prefeitura de Dourado e observadores independentes
Comente, compartilhe e espalhe por aí
Leia também:
Medicamento contra câncer de mama é útil ao pulmão
Tamoxifeno reduz em até 87% os riscos de morte em pacientes com tumor. Clic aqui e continue lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp