domingo, 19 de junho de 2011

EMPREENDEDORES: Veja os piores erros de um plano de negócios. E evite-os

Leia também:
Nota Fiscal Paulista, você abate o valor do IPVA ou recebe os créditos em dinheiro
O Programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Clic aqui e continue lendo
___________________________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural de Cursos 24 horas
____________________________________________________________________________________
O plano de negócios é o documento que reune tudas as informações mais importantes sobre uma empresa: sua missão, objetivos e estratégias de gestão, entre outros. 
Mas, além disso, ele é a sua carta de apresentação para possíveis investidores. Dependendo da clareza e detalhamento do seu plano, conseguir financiamento pode ser menos ou mais fácil.

O colunista do site Entrepreneur.com Tim Berry é um especialista em avaliar planos de negócios. A maior parte deles possui erros evitáveis que podem levar a perda de tempo, de dinheiro, financiamento, entre outros prejuízos. Inspirado por essas avaliações, ele criou uma lista com os erros mais comuns que empreendedores cometem ao elaborar o plano de negócios, além de oferecer algumas dicas práticas de como evitá-los.

Cinco dicas:
1- Projetar lucros exagerados
Pelo menos a metade dos planos de negócios projeta lucros pouco realistas, bem acima dos 10 a 15% normalmente esperados pelos outros empreendedores. Expectativas de lucro muito elevadas podem significar projeção muito baixa de custos e despesas. Para evitar isso, tente encontrar modelos de relatórios financeiros de empresas do mesmo ramo de atuação para avaliar os lucros reais. Depois, volte e reavalie suas projeções.

2- Inflar o mercado
É pouco provável que um investidor acredite que um website sobre o mercado musical vai apelar a um público de 50 milhões de pessoas. Quando for falar de valor total de mercado, você precisa ser realista. Considere utilizar palavras, em vez de números, para fazer a sua projeção de quanto do mercado pretende faturar.

3- Ser amplo demais
Não pense somente em descrições gerais. Um plano de negócios precisa detalhar a estratégia de gestão, da produção, e dos canais de venda, ao cliente final. Inclua também a maneira pela qual pretende alcançar metas tais como aumetar o tráfego no seu website, incrementar o canais de distribuição, e conseguir mais fidelidade dos clientes.

4- Não ser realista quanto aos canais de venda
Não entender como funcionam os canais de distribuição do varejo é outro erro comum. Não pense, por exemplo, que revendedores vão querer comprar o seu proddur diretamente de você. A maioria deles prefere comprar por intermédio de um distribuidor. Calcule quanto será gasto com distribuição e mantenha um fluxo de caixa que permita que você espere o pagamento dos distribuidores.

5- Projeções financeiras incompletas
Todo plano de negócios precisa de uma projeção realista do fluxo de caixa e um detalhamento dos custos iniciais. Os detalhes podem estar anexos ao plano. Mostre quanto de investimento você precisa e o que vai fazer com ele. Projetar o volume de vendas e lucro não é o suficiente. Você também deve ser capaz de entender que, para cada tipo de negócio, existe uma projeção de fluxo de caixa, que depende dos prazos de pagamento próprios deste negócio.
Fonte: blogdosempreendedores.com.br
Comente, compartilhe e espalhe por aí:
Leia também:
Buscar soluções cada vez mais inovadoras, com extrema tecnologia e qualidade
Santhus Video Film - Comunicação Audiovisual, atuando no mercado de video-produção, sempre com o compromisso de oferecer atendimento integral e diferenciado a seus Clientes. Esse compromisso traduz-se em estar sempre a frente, buscando soluções cada vez mais inovadoras, com extrema tecnologia e qualidade.Clic aqui e continue lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp