Leia também:
Pobreza diminuiu 67% desde o Plano Real
Estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que a última década obteve expressiva queda na pobreza, com aumento nos ganhos dos mais pobres. No Nordeste, a renda aumentou 41,80%.Clic aqui e continue lendo
______________________________________________________________________
Este Post tem apoio cultural da Noivas Modas
________________________________________________________________________
Juninho pede em requerimento ao Departamento de Obras do Município, para que responda quando será realizado o conserto da ponte da Estrada Municipal
por Luis Mario
Quando um vereador coloca para ser apreciado pelo plenário da Câmara um requerimento pedindo explicações, caso seja aprovado, o requerimento é enviado ao executivo, o normal seria que o executivo, através de seu Diretoria competente, respondesse ao requerimento, explicando o porque do problema e quando devera ser resolvido. Seria, porque aqui em Dourado o executivo só se mexe quando é do seu interesse, mesmo que não seja da maioria da população. No caso da citada ponte, não deve ser do seu interesse, visto que em 2009 o vereador Dr. Miguel já havia questionado o executivo sobre a "PONTE" e até hoje nada. Então conclui-se que não existe interesse em resolver o problema, as pessoas que utilizam desse caminho que se lixem.
Por outro lado nós, população, temos em regra, infelizmente, a falta de solidariedade com os problemas alheios, esquecendo que de uma maneira ou outra toda a comunidade acaba sofrendo com a falta de acessibilidade dos outros. No caso de uma estrada vicinal, por ela saem produtos agrícolas, que geram recursos para o município, crianças e jovens tem que por ela transitar para chegarem às escolas.
São problemas que as vezes nem sabemos que existem, mas que acabam de uma maneira ou outra influenciando nossas vidas.
Aí que entra o grave problema de acharmos que tendo asfalto em frente de nossa casa, esta tudo bem, que a administração que esta aí é a melhor de todos os tempos, pra eles próprios pode até ser, mas para o presente e o futuro de Dourado, esta administração esta longe disso.
A população tem os vereadores para cobrar e fiscalizar o executivo, uns o fazem, outros não, cabe a população separar o joio do trigo. Temos também os "Conselhos de políticas publicas", que existem (pelo menos no papel), para através de representantes da sociedade municipal em seus diversos segmentos, indicar onde recursos devem ser aplicados, eles também devem fiscalizar a aplicação desses recursos.
Alguém sabe quem são os conselheiros da saúde? Ou da educação, da Assistência social, da criança e do adolescente? Estes conselheiros dão satisfação aos segmentos que os indicaram? Quando e onde se realizam as reuniões desses conselhos alguém sabe? Pois é, a maioria absoluta da população desconhece este preceito constitucional, que institui os conselhos de política publicas nos três níveis de governo, federal, estadual e municipal.
Aí um dia, algum problema acontece com a gente. É com a gente, aí dói, e queremos resolver, se não conseguimos, viramos críticos da situação e cobramos solidariedade das pessoas, que por sua vez, ficam na sua zona de conforto, tem asfalto na porta de casa, porque vão se indispor com este ou aquele. Ser cidadão, é ser solidário com os problemas dos outros cidadãos, é ser solidário com os problemas da cidade onde mora e cria seus filhos. Quem sabe não devíamos ser um pouco mais cidadãos.
Seria um bom requerimento Senhores vereadores pedir informações sobre quantos conselhos de políticas publicas funcionam em Dourado (Participando dos Conselhos, é aí que o cidadão poderia realmente influenciar no dia a dia), quais os segmentos da população que eles representam e quem são estes representantes.
Obs. As reuniões desses conselhos devem ser publicas e o edital com a ordem do dia, data e local das reuniões amplamente divulgados.
Comente, compartilhe e espalhe por aí
Leia também:
SAÚDE: POSIÇÃO Financeira - Novembro de 2010
Associação da Criança de Dourado -Casa de Saúde Santa Emilia - Dourado - SP. (Obs. Estamos em Maio e não se tem mais posição nenhuma). Clic e continue lendo
Nenhum comentário:
Postar um comentário