terça-feira, 8 de março de 2011

EDUCAÇÃO: Profissionais debatem “Educação Alimentar” com pais de alunos

___________________________________________________________________________
Este Post tem Apoio Cultural da SDS FM
_____________________________________________________________________________
Boa parte dos hábitos alimentares que carregamos ao longo da vida adquirimos na infância
Estudantes escolhem alimentos em balcão térmico
Com base nessa realidade, a Prefeitura está promovendo, por meio do Departamento de Educação, um programa que busca conscientizar os pais dos alunos para que promovam o hábito da alimentação saudável entre seus filhos. E a escola é a principal parceira dessa iniciativa. 

Nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, a nutricionista Juliana Baptistini, responsável pela Cozinha Piloto da Prefeitura, coordenadores e professores de Educação física da rede municipal conversaram com pais de alunos da Escola Maria do Carmo Balestero Gutierri.

Durante a conversa, os profissionais orientaram os pais a priorizarem a merenda escolar enquanto os filhos estiverem na escola. “Essa é uma orientação importante porque a merenda escolar segue um cardápio balanceado, feito exclusivamente para atender às necessidades nutricionais dos estudantes”, afirmou Juliana.

A meta é, a partir da troca de informações, alertar os pais para que prestem atenção no desenvolvimento do filho, no sentido de evitar comportamentos que promovam a obesidade infantil — um mal de difícil combate porque depende da mudança de hábito para ser revertido.

Dessa forma, a equipe da Prefeitura sorteou para os pais presentes na reunião 200 kits de alimentação saudável. Cada pasta continha livro de receitas, vídeo educativo, canetas, entre outros objetos. Os kits trazem uma série de orientações, como o consumo responsável (evitando o desperdício), a alimentação que faz bem à saúde, entre outros assuntos.

Outros 30 kits também foram sorteados para as crianças menores, em idade pré-escolar. Cada um continha vídeos educativos e materiais para brincadeiras lúdicas.

Os kits foram doados ano passado pelo Governo do Estado de São Paulo, que promoveu o Programa Consciência Alimentar.

Ao final das reuniões, a nutricionista fez uma avaliação e mostrou-se otimista quanto às expectativas provocadas pelas atividades. “As conversas foram bem interessantes e deu para sentir o apoio dos pais”, contou Juliana.
Pais assistem à palestra
Estudantes passarão por avaliação física:
Estudantes da rede municipal de ensino devem passar neste mês por uma avaliação física. O objetivo do serviço é identificar alunos com prováveis sobrepesos ou mesmo obesidade infantil. 

Nesses casos, os pais serão comunicados e os estudantes serão encaminhados para tratamento.

Para a avaliação física, a Prefeitura comprou quatro balanças antropométricas — que aferem o peso e a altura das pessoas.

Está não é a primeira vez que a Prefeitura apura o IMC (índice de massa corporal) dos estudantes. O trabalho fora feito em 2008 e, segundo a nutricionista Juliana Baptistini, houve poucos casos de alunos que precisaram de tratamento.

Balcões self-service evitam desperdício:
Toda a merenda escolar da rede municipal de ensino é oferecida para os alunos da rede municipal em balcões (térmicos) self-service.

Com os balcões, além de oferecer para o aluno a possibilidade de escolher os alimentos que mais gosta, os sistema self-service permitiu acabar com um outro problema identificado pelo Departamento de Educação: o desperdício de alimento.

Isso acontecia porque cada prato com merenda escolar tinha praticamente a mesma quantidade de alimentos. Assim, os ingredientes que os estudantes menos gostavam eram ignorados.
Fonte: site da Prefeitura de Dourado
Compartilhe e espalhe por aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp