sexta-feira, 15 de julho de 2011

SAÚDE: Dourado realiza sua primeira Conferência Municipal de Saúde


Leitores e Colaboradores entre em contato pelo email: contato@anoticia.org
Leia também:
Nota Fiscal Paulista, você abate o valor do IPVA ou recebe os créditos em dinheiro
O Programa Nota Fiscal Paulista devolve 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento a seus consumidores. Clic aqui e continue lendo


Estamos  disponibilizando aos nossos leitores o email: nossosdesafios@anoticia.org 
Para que enviem sugestões, sobre o Tema:
 " Serviço hospitalar em Dourado, O QUE PRECISAMOS? O QUE PODEMOS? COMO FAREMOS?". 
As dez sugestões mais "pés no chão", serão colocadas para debate no mês de Agosto, no ciclo de Debates NOSSOS DESAFIOS NA SAÚDE - O QUE PRECISAMOS? O QUE PODEMOS? COMO FAREMOS?

Dica: Festa de São João em Dourado
__________________________________________________________________________
Este Post tem o apoio cultural da Eduardos Brinquedos e Presentes
_________________________________________________________________

O departamento municipal de Saúde realizou, dia 12 de julho, às 19h30, no auditório do departamento municipal de Educação, a primeira Conferência Municipal de Saúde com a participação de mais de 60 pessoas
Foto  Sergio Ronco
A diretora municipal de Saúde, Nilvia Maria Munhoz abriu a Conferência explicando um pouco sobre o objetivo do evento que é discutir a política municipal de saúde e o planejamento das ações que garantam o acesso ao atendimento, a qualidade dos serviços oferecidos, aos mecanismos de controle social e aos programas de prevenção. No final, foi elaborada uma proposta para ser apresentada na Conferência Regional de Saúde, prevista para o dia 2 de agosto em Araraquara.

Depois, passou a palavra para o vice-prefeito de Dourado João Fantin (PPS), que falou em nome do prefeito, o qual não pode comparecer ao evento por motivo de saúde.

Nilvia iniciou o trabalho apresentando um relatório dos atendimentos e do investimento realizados pela Saúde municipal do período de 2006 a 2010. Houve um aumento de 5,37% de investimento na Saúde no período citado acima, ou seja, mais de um milhão e meio a mais (R$ 1.546.092,63), sendo que, o previsto por Lei é de apenas 15% do orçamento anual do município.

Segundo o palestrante, dr. Arthur Goderico Forgheiere Pereira, diretor municipal de Saúde da cidade de São Carlos e professor da USP de São Carlos, um investimento tão alto assim na Saúde, é ótimo, mas não é normal. Para ele, ideal seria reduzir esses gastos, pois no orçamento de uma prefeitura do porte de Dourado é muito dinheiro para apenas um setor.

Em sua apresentação, dr. Arthur apontou algumas das dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS) como: o acesso ao atendimento; falhas na comunicação; qualidade do serviço; treinamentos, não apenas para os agentes de saúde, mas para a população também; programas de prevenção e promoção de saúde; e modificação do modelo tradicional de atenção (pirâmide), o qual deveria ser substituído pelo modelo de rede, onde todos trabalham com a mesma responsabilidade e o mesmo objetivo – atender as necessidade reais do paciente e dentro do tempo certo. 

Na sequência, com ajuda dos presentes, foram formuladas doze propostas, que farão parte das discussões da Conferência Regional de Saúde, em Araraquara.

No final do evento foram eleitos oito delegados, que irão participar da Conferência de Araraquara.

Além do vice-prefeito, fez parte da composição da mesa, o presidente da Câmara de Dourado, Antonio Aparecido de Oliveira.

PROPOSTAS PARA A ETAPA REGIONAL 02/08/2011:
1 – Regulamentação urgente da PEC 29 visando garantir mais recursos em saúde;
2 – Estabelecer uma política estadual para locação de médicos em municípios de pequeno porte;
3 – Implementar maior interação com as Instituições formadoras para a inserção de profissionais de saúde na rede do SUS; 
4 - Elaboração de plano de cargos carreira salários para os profissionais de Saúde do município;
5 – Ampliar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças na rede assistencial; 
6 – Fortalecer parcerias e interação intersetorial visando à melhoria de saúde da população;
7 – Promover comunicação social visando divulgação sobre o SUS;
8 – Implementar Conselho Gestor local de saúde nas Unidades de Saúde e investir na sua qualificação;
9 – Ampliar investimento nas equipes de saúde visando à escuta qualificada para cuidar mais e melhor das pessoas;
10 – Criar mecanismos de reposição dos servidores estaduais e federais aposentados;
11 - Melhorar a resposta da Central de Regulação de Urgência e Emergência visando atendimento oportuno na rede assistencial;
12 – Ampliar rede de cuidado assistencial baseada nas necessidades de saúde regionais. Exemplo: sala de estabilização;
Fonte: Site da Prefeitura de Dourado
Imagem: Blog do Ronco

Comente, compartilhe e espalhe por aí:
Leia também:
E-BOOK: 1984 - Orwell
No livro conta-se a história de Winston, um apagado funcionário do Ministério da Verdade da Oceania e de como ele parte da indiferença perante a sociedade totalitária em que vive, passa à revolta, levado pelo amor por Júlia e incentivado por O'Brien, um membro do Partido Interno com quem Winston simpatiza; e de como acaba por descobrir que a própria revolta é fomentada pelo Partido no poder. E também de como, no Quarto 101, o chamado "pior lugar do mundo", todo homem tem os seus limites. Clic aqui e continue lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar no WhatsApp